Ir ao conteúdo

Memoria DDR2 800Mhz funcinando a 533Mhz?

milwalk

Posts recomendados

Postado

Assim, pergunta:

Toda memoria de uma velocidade X, tem sua velocidade real x/2?

Existe diferença de INTEL pra AMD?

Estou com 2 pentes de memoria DDR2 (OCZ de 800Mhz), e na BIOS, quando deixo em AUTO a detecção da velocidade da memo, ele poe lá 533 (ele multiplica por 2 a velocidade da memo, que pelo visto ele está considerando memo de 266).

a MB é Gigabyte, então na BIOS ele não mostra a velocidade real e quanto é de multiplicador não. Ele abre uma janela a parte e pergunta o multiplicador, dando o valor, ele já mostra o resultado, que em AUTO (ou se eu coloco 2.0 x) ele mostra 533.

A intel não trabalha com 4 pulsos?

Eu coloquei multiplicador de 3 (deixando a memoria a 800Mhz), e PC não inica o windows. E algumas das vezes não chega nem a conseguir entrar na BIOS. Tive que retornar aos 2x pra fazer o PC rodar normalmente.

alguem me corrige ou sugere alguma coisa?

meu PC é o da assinatura.

=/

valeu.

• Membro VIP
Postado

Palma palma não priemos cânico !

Toda DDR tem sim metade da velocidade "prometida".

Double Data Rate, ela dá dois pulsos por clock, então consideram-na com o dobro de velocidade.

Diferença Intel e AMD é o que não falta..

No quesito memórias também, AMD tem controladora embutida no processador e usa o Hyper Transpot pra se comunicar com elas. É bem melhor que o FSB da Intel.

Não entendi o que aconteceu porque o FSB dos C2D é 1066, mas as memórias ficam a 800 numa boa, talvez você tenha que ajusta-las pra DDR 800.

Intel usa o QDR pra definir o FSB, por isso aparece 266, isso multiplicado por 4 dá 1066.

Se não ligou é porque você deve ter feito overclock grande d+, isso sem saber..

Não sou interado com os Intel, espero resposta de outros colegas, respondi o que pude.

Postado

valeu Evandro.

bem, sobre o overclock, quando não ligou, percebi que havia feito alguma coisa de errado. Mas o que? Minha memoria não é 800mhz?

Vou ver se coloco uma img da minha BIOS, por enquanto, vai uma do everest.

valeu.

c.

MEMORIA.jpg

por sinal:

Ribeirão despregueia !!!!(FCFRP)

Postado

Olha, esse não é img de minha bios mas esta muito parecida com a minha.

12-mit.jpg

Olha 'Memory Frequency (Mhz)' que esta em 533 não seria a velocidade da ram? A minha esta exatamente igual. E minha memoria é de 800mhz (como descrito na assinatura).

oh ######.

Estou fazendo alguma coisa errada?

Em 'Memory Frequency for" é o multiplicador da memoria, se eu coloco 3x, a Memory Frequency vai pra 800 fechado. (Ele multiplica 266 por 3), mas ai depois o PC não consegue iniciar o windows.

alguma luz?

valeu

C.

Postado

pelo everest pude ver q ele diz (5-5-5-15 @ 400) (4-4-4-10 @ 266)

ou seja sua memoria só vai chegar aos 800MHz (400 x 2) se você ajustar as latencias para 5-5-5-15...por isso q não ligou quando você setou para 400...você tem q aumentar um pouco as latencias para a memória suportar os 800Mhz...

agora..na sua BIOS n vi opção para setar as latencias manualmente...mas procura ai...se não tiver...acho q você n vai poder usar elas a 800....talvez a 667 chegue com as latencias 4-4-4-10...falou

• Membro VIP
Postado

Tu é da farma ??

Ou só de RP ?

Bem, o over foi no FSB ou processador, não nas memos.

Tá estranho mesmo ficar 533 se elas são 800.

Se você deixar tudo em Auto como fica ?

T+

Postado

Fica desse jeitinho que ta na imagem da BIOS. 533.

E olha o que achei no manual da placa mãe pra essa opção na BIOS:

System Memory Multiplier

Wrong frequency may make system can't boot, clear CMOS to overcome wrong frequency issue.

for FSB (Front Side Bus) frequency=533 Mhz.

..Memory Frequency = Host clock X 3.00

..Memory Frequency = Host clock X 4.00

..Memory Frequency = Host clock X 2.00

..Memory Frequency = Host clock X 2.66

..Memory Frequency = Host clock X 3.33

..Memory Frequency = Host clock X 2.50

..Auto Set Memory frequency by DRAM SPD data (Default value)

for FSB (Front Side Bus) frequency=800 Mhz.

..Memory Frequency = Host clock X 2.50

for FSB (Front Side Bus) frequency=1066 Mhz.

..Memory Frequency = Host clock X 4.0+

Estou acreditando que possa ser o FSB e não da memoria.

porque eu coloquei o CPU Host Frequency em 266 (266 x 8 = 2.13Ghz) pra setar meu processador para a velocidade certa dele, e o multiplicador base dessa memoria virou 266. Exemplo:

Se eu seto o multiplicador para 2.00, então, 266 x 2 = 533. Se eu seto o CPU Host Frequency para 200 (diminuindo a velocidade de meu processador, isso porque 200 x 8 = 1.6Ghz) e deixo o Sistem Memory Multiplier em 2.00, o valor ao invés de 533, fica 400.

OU SEJA, o multiplicador do processador está influenciado a velocidade dessa memoria ai. Deus lá sabe se o que ele mostra ai é realmente a memoria DDR mesmo.

então, o que seria esse System Memory? Meu processador é um Core 2 Duo E6400 2.13Ghz com L2 de 2M

alguma ideia?

valeu.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!