Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DirectX


diegoonishi

Posts recomendados

Olá amigos. Não sei se esse é o espaço mais adequado, então me desculpem qualquer coisa. Eu há muito tempo quero saber sobre essa história de DirectX. Vamos supor que eu tenha uma ATI Radeon X850XT e, que na sua descrição no site do fabricante, está que ela suporta DirectX 9.0. Isso quer dizer que eu não poderei colocar o DirectX 9.0c? Ou ainda, que não poderei instalar qualquer outra versão do DirectX? O que aconteceria se eu usasse no caso, a versão 9.0c ao invés de usar a 9.0 apenas? Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você deve sim sempre usar a versão mais nova do Directx.

Os Directx são acumulativos, ou seja, se você tiver uma placa que seja de geração Directx 8 e instalar o Directx 9 e um jogo que seja Directx 9, os efeitos gráficos desse jogo que forem de geração 8 serão processados pela placa de vídeo, os efeitos que forem de geração 9 terão que ser emulados por software, isso é feito pelo driver da placa de vídeo em conjunto com o Directx, quando isso acontece você perde desempenho, já que um processador emulando uma tarefa que deveria ser da GPU funciona mais lentamente, mas pelo menos você consegue rodar esse jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porém, complementando o que o amigo Pino falou, o DX detecta qual o tipo de hardware que você tem e usa esses recursos do DirectX. Entretanto, tem jogos que não são programados com os códigos de pixel shader mais antigos, como, por exemplo, os Prince Of Persia, que exigem placas, pelo menos, com DX8.0, por isso que não rodam nas Geforce4MX. O recomendável é procurar ter placa de vídeo com suporte a DX9. A maioria dos jogos DX9 suporta o uso de DX8.1, o que facilita a vida de quem tem placas mais antigas, porque as instruções DX8.1 são menores e mais fáceis de lidar, por outro lado gerando imagens de menor qualidade. Em resumo: use sempre o directx mais recente e procure manter sua placa de vídeo o menos obsoleta possível.

No seu caso, a X850XT é uma placa que suporta as instruções DX9.0, mas não o DX9.0c, que implementou o Pixel Shader 3.0. Então, você só pode usar o Pixel Shader (PS) 2.0, não fazendo uso de recursos avançados como o HDR (High Dynamic Range, que reproduz melhor os efeitos de contraste entre ambientes claros e escuros), bem como outros efeitos, especialmente em água (reflexos e refrações simultâneos, não renderizados propriamente no PS 2.0). Mas nada muito gritante. No geral, usar o PS3.0 é um impacto muito forte na velocidade da placa e o jogo fica beeem mais pesado. Alguns jogos, como o Tomb Raider Legend, fica melhor com o PS2.0 em muitos lugares, mesmo podendo renderizar em PS 3.0, tanto que tem uma opção no menu que faz ele ligar e desligar facinho, para você poder sempre escolher a melhor qualidade de imagem contra a melhor performance... Outros jogos com isso são o Splinter Cell: Chaos Theory. Se tiver curiosidade de ver a diferença de PS2.0 para o PS3.0 procura fotos de um simulador de vôo chamado Pacific Fighters com água em real (water perfect) e você vai ter uma ideia do poder do DX9.0c. A água fica tão real que tem queimado uns monitores por aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você deve sim sempre usar a versão mais nova do Directx.

Os Directx são acumulativos, ou seja, se você tiver uma placa que seja de geração Directx 8 e instalar o Directx 9 e um jogo que seja Directx 9, os efeitos gráficos desse jogo que forem de geração 8 serão processados pela placa de vídeo, os efeitos que forem de geração 9 terão que ser emulados por software, isso é feito pelo driver da placa de vídeo em conjunto com o Directx, quando isso acontece você perde desempenho, já que um processador emulando uma tarefa que deveria ser da GPU funciona mais lentamente, mas pelo menos você consegue rodar esse jogo.

Há um engano na sua informação amigo, o Directx não emula e nunca emulou nada. Se uma placa é compatível com dx 8.1 ela só vai rodar com as capacidades dela, com pixel shader 1.3, 1.4, sem efeitos de ps 2.0 (dx9) ou ps 3.0 (dx 9c). O jogo roda dentro das características da placa, se ele for programado para rodar com ps 2.0 ou mais, não adianta ter uma placa dx 8.1 e o dx 9c que não vai funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe-me, eu quis dizer se, só por que eu tenho uma placa que aceita Directx 9.0, o jogo não vai rodar por causa disso, pois eu vi que o jogo F.E.A.R. requer DirectX 9.0c. Eu queria saber também, que não responderam, se eu usando Directx 9.0c numa placa que tem como especificação DirectX9.0, vai haver conflito, ou, algum tipo de problema. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, pode instalar tranquilamente o directx 9c, o directx como já disseram é aconselhável sempre ter a última versão instalada. O fear, assim como qualquer jogo tem caracteríscas exigidas, não é porque ele requer o dx9c, que ele requeira uma placa com suporte a ele, se atender os requisitos dos jogos, ela rodará, mas somente dando suporte a tecnologias da versão de directx suportada por ela, e não a exigida no jogo. Se você não entendeu alguma coisa, é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rodaria sim amigo, mas em alguns jogos você já perderia alguns efeitos e qualidade de imagem por essa placa não ter suporte ao dx9c. No momento essa placa é compatível com todos os jogos no mercado, mas já há jogos que tem requerimentos mínimos superiores a ela para sair no ano que vem, então se não comprou ainda sugiro pegar uma placa mais atualizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na faixa de preço da x850xt, com desempenho equivalente e superior em tecnologia tem a 7600gt como já mencionado, já é possível encontrá-la por menos de 600 reais.

Meu Deus! e pensar que há um ano atrás paguei R$ 450,00 na minha GeForce 6200 128/128... :naonao:

Bem 'Tatsuo' você entendeu agora? Rodar vai, mas os efeitos que o DirectX 9.0C trará não serão "mostrados" pela su VGA, mas rodar irão...

Tio, eu tinha uma GeForce4 MX4000, que é DirectX7.0, e rodava o NFSU e NFSU-2 "sossegado" :goff: , apezar de os requerimentos serem maiores, pois os efeitos do jogo pediam mais...

Snake

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tio, eu tinha uma GeForce4 MX4000, que é DirectX7.0, e rodava o NFSU e NFSU-2 "sossegado" :goff: , apezar de os requerimentos serem maiores, pois os efeitos do jogo pediam mais...

Opa Snake, sumiu em cara... só corrigindo, não são os requerimentos do nfsu, e sim a recomendação, se um jogo requer ps 2.0 (dx 9.0) e a placa somente tem suporte a ps 1.3, 1.4 (dx 8.1), esse jogo não rodará nessa placa, mas se for uma recomendação, irá rodar sim, mas não com a qualidade máxima disponível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Snake, sumiu em cara... só corrigindo, não são os requerimentos do nfsu, e sim a recomendação, se um jogo requer ps 2.0 (dx 9.0) e a placa somente tem suporte a ps 1.3, 1.4 (dx 8.1), esse jogo não rodará nessa placa, mas se for uma recomendação, irá rodar sim, mas não com a qualidade máxima disponível.

Faaaaala seu moço! Beleza? Então, sumi apareci e já levei um correção sua para não perder o costume... Pois é, eu me expressei mal, quis dizer "recomendação" e não "requerimento" que são realmente diferentes...

falou!!!

Snake

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP

Eu tb tenho uma X850 xt, instalei o Splinter Cell Double Agente e quando eu vou jogar esta dando erro no Shader, esta pedindo o 3 e aminha placa so tem o dois...!!! É possivel resolver isso só com programas ou vou ter mesmo q trocar de placa...???

é amigo, terá q trocar de placa mesmo :ZZZ:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!