Ir ao conteúdo

HD samsung 160 GB ... + só reconhece 130 GB

phantoM

Posts recomendados

Postado

Então galera ... alguém pode me ajudar será ?

Comprei um HD samsung 160 GB Sata-300 (SataII) esses dias ... ele ta ligado no PC da minha assinatura ...

beleza ... entrei no setup e tal e aparece lá, que o HD é de 160 gb, samsung mesmo ... mais na hr que fui formata ele só reconheceu 130 gb +- ... fiquei meio cabrero ... mais assim mesmo continuei a formatação ... particionei o disco em duas partes, 1 de 80 gb e a outra fico com o "resto" q no caso era uns 50 gb.

E ainda ele perdeu mais um pouco na hr da formatação ... bom, no final das contas ... estou com duas partes, 1 de 78,1 gb que é a principal e a outra fico com 49,8 gb :cry:

caramba ... perde 30 gb assim não é mole ... o que me dizem ? :looka:

valeu moçada

Postado

phantoM,

Tá tudo certo... seu HD tem 160.000.000.000 bytes, o que corresponde a ~149 GB real... um particionamento melhor seria 30 GB + o restante...

Postado

phantoM,

Tá tudo certo... seu HD tem 160.000.000.000 bytes, o que corresponde a ~149 GB real... um particionamento melhor seria 30 GB + o restante...

Cara mais o só reconheceu 130 gb ... quase 20 gb a menos doq você disse oO ...

um cara me falou o seguinte em outro forum:

"128GB é limitação de algumas BIOS e até de alguns SO´s.

Sugiro que você faça o particionamento com um cd do XP com SP2 que já dá suporte a unidades maiores que 128 GB.

Se não der certo você também pode usar o particionador do fabricante (samsung) (DISK MANAGER)

se nada disso der certo, verifique o Jumpeamento do seu HD, já vi alguns samsung com um Jumper (Limit Drive Capacity) que reduz o tamanho do HD para um valor mais baixo tornando-o compatível com algumas limitações."

---------

será que é isso mesmo ?

• Membro VIP
Postado

Na verdade é 131GB/137GB (depende da placa-mãe ou do sistema) e a capacidade total do HD pode ser reconhecida com o WinXP SP1 ou superior. Existe um tópico explicando passo a passo de como proceder nessas situações.

HDs com mais de 137 GB, Dicas para o Winxp reconhecer

Leia também:

Porque meu HD não mostra toda sua Capacidade?, Leia e Descubra...

Boa Sorte B)

Postado

Sonic,

Muito bom esses tópicos... serviu para ampliar um pouco mais o meu pequeno saber... coloquei em favoritos e passarei a recomendar leitura, quando alguém perguntar sobre o tema... é mais fácil do que tentar responder... mas, como meu HD é de 120 GB, não tive necessidade de pesquisar sobre o tal de 137... 171... etc

Postado

Na verdade é 131GB/137GB (depende da placa-mãe ou do sistema) e a capacidade total do HD pode ser reconhecida com o WinXP SP1 ou superior. Existe um tópico explicando passo a passo de como proceder nessas situações.

HDs com mais de 137 GB, Dicas para o Winxp reconhecer

Leia também:

Porque meu HD não mostra toda sua Capacidade?, Leia e Descubra...

Boa Sorte B)

valeu cara ... os tópicos me ajudaram a intende o problema ... mais realmente ainda não entendi como o solucionar :muro: desculpe a ignorância ... mais li os dois tópicos mais essa explicação AQUI no site do windows e não entendi ainda como solucionar o problema ...

será q da pra me explica mais simplificadamente ? :looka:

desculpe a ignorância novamente ...

valeu pela ajuda cara

Postado

Pessoal, comprei um HD 160gb da Seagate "IDE" no sábado, como li vários topicos dizendo q o Windows 98 não reconhecia mais do que 127/137gb preferi fazer a instalação do XP SP2 diretamente e reconheceu o tamanho total dele sem problema nenhum....ate ai beleza!!!! :D

:goff: Como era de costume usar dois sistemas operacionais no meu velho HD gostaria de fazer o mesmo neste:

Criar 2 partições, uma com 12Gb no C:\ pra utilizar o Windows 98 e o resto no D:\ pra instalar o Windows XP Sp2.

:joia: Como poderia proceder? Atualmente ele se encontra vazio, sem partição.

Se alguem souber de algum método ou programa pro Windows 98 enxergar o tamanho real por favor me informem...

Conto com a ajuda de vocês... Muito Obrigado! :rolleyes:

contato. [email protected]

Postado

Resumindo:

Para resolver o seu problema, faça a atualização do seu WinXP com o SP2.

Se ainda assim a capacidade total do HD não for reconhecida pelo WinXP Clique aqui

galera ... ta ph0d4 a parada aqui ... já fiz de tudo ... instalei o SP2 baxei o programinha do amigo aê e até agora não consegui faze reconhece o tamanho total do hd =/

tipo ... eu instalei td certo em uma das partições do HD ... será q vou t q instala na outra partição pra reconhece o tamanho real do hd ? :huh:

valeu :looka:

Postado

ALGUEM PODE ME AJUDAR ? COM 1 PARTIÇÃO FOI NORMAL, RECONHECEU SEM PROBLEMAS (WINDOWS XP 2 EDIÇÃO VAI DIRETO)... MAS E COM AS PARTIÇÕES?? ALGUEM LE MEU TOPICO ANTERIOR, ME AJUDEM aí GALERA... ABRAÇO A TODOS

Postado
ALGUEM PODE ME AJUDAR ? COM 1 PARTIÇÃO FOI NORMAL, RECONHECEU SEM PROBLEMAS (WINDOWS XP 2 EDIÇÃO VAI DIRETO)... MAS E COM AS PARTIÇÕES??
Minha sugestão:

Como o HD está vazio (limpo), use um micro que esteja funcionando e baixe o programa DiscWizard Starter Edition, nesse mesmo micro, execute esse programa para que seja criado um disquete de boot.

Obs. Óbvio, não se esqueça de inserir um disquete limpo no drive de disquete.

Agora, de o boot com esses disquete que você criou no micro em que se encontra o HD que você quer particionar.

Prepare as duas partições com os tamanhos desejados.

A partição que você vai instalar o Win 98, formate em FAT 32 e a outra onde vai instalar o WinXP, o sistema de arquivos fica a seu critério, pode ser FAT 32 também ou NTFS.

Criadas e formatadas as partições, instale primeiro o Win 98 e depois o WinXP (siga essa ordem de instalação).

Bom, o procedimento de instalação dos sistemas operacionais, acredito que você saiba fazer, mas caso não saiba, poste aí.

Postado

tenta entrar no site do fabricante para ver se existe alguma atualizacao da bios.

caraca phantoM eu vi esse vio no yutube, um tempao atrás LOL é muito ###### no video e não é armacao, o cara todo metido a estilo bruce lee da uma porradao com a cara no chao e diz "im ok im ok" mas a porrada foi estão forte que fica tipo bebado tonto, eu passei esse video centenas de vezes em camera super lenta para ver o tamanho da porr4da que o animal da no chao, simplesmente hilario.

Postado

roubando um pouco a cena aqui tenho quase o mesmo problema...

no meu caso o windows reconhece os 149,04 GB no entanto deixa 20GB inutilizado...

sente só na imagem, e não tem nada no hd...

:ZZZ::P

???

como ele pode deixr esses 20GB já formatados??? não poderei usar o tamanho total do hd???

:aranha:

Postado

Não tem nada de errado com o espaço do seu HD, veja na imagem abaixo:

Qualquer dúvida com relação a esse assunto, clique aí no link:

Porque meu HD não mostra toda sua Capacidade?, Leia e Descubra.

Obs. Configure o seu micro para MOSTRAR PASTAS E ARQUIVOS OCULTOS e desmarque a caixa OCULTAR ARQUIVOS PROTEGIDOS DO SISTEMA OPERACIONAL.

Agora veja quanto realmente o seu HD tem de espaço ocupado.

post-14213-13884929688311_thumb.jpg

Postado

realment enao tem nada anormal com ele, reconhece tudinhu...

o q eu disse é estar com 20GB ocupados sendo q não tem nada no hd...

isso sim é estranho... e não foi só nesse... em outro de 160GB tb...

não acredito q arquivos ocultos do sistema operacional ocupem 20GB de um hd, apenas isso...

:ahh:

e outra coisa... porque os de 120GB não vem nem com 10GB ocupados???

não tem nada a ver com atualizar sistema porque reconhece os 149GB q tem q reconhecer (q é correto pra 160GB, até aí eu sei, rs) no entanto perde a capacidade apos formatado em ntfs...

se eu formatar em fat vai?? se for em outro tipo tb???

o q eu queria entender é porque de tantos GBs ocupados...

:stupid:

:tantan:

Postado

leloguitar,

O problema é o tamanho do Cluster... o Cluster é a menor unidade de alocação de um arquivos e cada arquivo utiliza um ou mais clusters inteiros... o que sobrar em cada cluster é espaço perdido... quanto maior for a partição, maior é o tamanho dos cluster...

Faça um simples teste... abra o notepad, digite apenas a letra "a" e salve com qualquer nome... compare o tamanho disponível com esse arquivo e sem esse arquivo... vais notar que um simples arquivo de texto com apenas uma letra, ocupa diversos KB... isso ocorre porque um cluster inteiro foi utilizado...

Postado

Desativa a restauração do sistema, reinicie o micro, reative a restauração do sistema e veja se deu uma melhorada no espaço em disco.

• 2 semanas depois...
Postado

:(

pois é hein...

eu acho q foi um problema de bios... sei la...

meu, não me conformei com esses 20GB perdidos, e formatei os hds novamente em outra makina... outro hardware, só pra ver no q daria...

pra minha alegria e surpresa... correu tbem.. nada de 20GB sendo ocupados do nada no meu hd...

149,05 GB pra eu me divertir...

outra coisa tb foi a seguinte.. antes de formatar de novo por completo, fiz uma separação (criei 2 partições).

quando coloquei novamente, apareceu normalmente os 149 GB q tem q aparecer do hd de 160, beleza, no gerenciamente de disco exclui as 2 partições e formatei novamente...

não sei se isso ajudou, mais agora não tem mais 20GB sendo ocupados sem ter absolutamente nada no hd...

talvez o tipo de placa-mãe pode influenciar nisso, ou utilizar a esperteza, rs, eu usei os 2 metodos, não sei qual foi q deu certo, mais funcionou, rrs

:joia:

:palmas:

• Membro VIP
Postado

roubando um pouco a cena aqui tenho quase o mesmo problema...

no meu caso o windows reconhece os 149,04 GB no entanto deixa 20GB inutilizado...

sente só na imagem, e não tem nada no hd...

como ele pode deixr esses 20GB já formatados??? não poderei usar o tamanho total do hd???

eu acho q foi um problema de bios... sei la...

meu, não me conformei com esses 20GB perdidos, e formatei os hds novamente em outra makina... outro hardware, só pra ver no q daria...

pra minha alegria e surpresa... correu tbem.. nada de 20GB sendo ocupados do nada no meu hd...

149,05 GB pra eu me divertir...

outra coisa tb foi a seguinte.. antes de formatar de novo por completo, fiz uma separação (criei 2 partições).

quando coloquei novamente, apareceu normalmente os 149 GB q tem q aparecer do hd de 160, beleza, no gerenciamente de disco exclui as 2 partições e formatei novamente...

não sei se isso ajudou, mais agora não tem mais 20GB sendo ocupados sem ter absolutamente nada no hd...

talvez o tipo de placa-mãe pode influenciar nisso, ou utilizar a esperteza, rs, eu usei os 2 metodos, não sei qual foi q deu certo, mais funcionou, rrs

Pelo que vi na foto seu HD está normal, no entanto esses 20GB ocupados são arquivos ocultos e protegidos do sistema (como pontos de restauração do sistema) como o amigo Libra havia mencionado. E quanto a questão de hardware isso não influencia em nada, não nesse caso, isso é problema do sistema operacional.

Quanto a questão dos cluster como o Elmo havia mencionado, isso não se aplica no sistema NTFS. E mesmo que se aplica-se não tinha como formatar um HD e perder 20GB. A perda seria muito pequena quase que não dá pra se notar.

Até Mais B)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!