Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer minha rede?


brunorox

Posts recomendados

Olá pessoal,

eu procurei abstante mas infelizmente não achei algo bem do jeito que eu preciso...

Eu tenho 3 computadores e preciso coloca-los em rede para compartilhar a internet

por enquanto só tem um pc com a internet que é do net virtua. Tem um modem que veio do net virtua que eu ligo nesse PC...

Agora eu quero compartilhar essa internet com os outros 2 computadores através de um HUB...

como eu faço?

*Os 3 pcs tem windows XP

Agradeço desde já.

Obrigado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Bruno

Seguinte, meu caro...

Infelizmente o esquema com o Virtua funciona assim:

Quando contratas o link deles, somente lhe é disponibilizado um MAC Address (um endereço de placa de rede, digamos assim). Teu modem só vai aceitar conexões do primeiro MAC que ele reconhecer (o que estiver ligado diretamente à máquina).

Tens 3 opções:

1. Entrar em contato com o Virtua pedindo para eles disponibilizarem mais 2 pontos de rede a um precinho *nada* camarada (não me lembro quanto, mas sei que era absurdo - e mensal).

2. Enganar teu modem Virtua para que ele reconheça mais de um MAC

3. Comprar um roteador que engane o modem Virtua, o roteador ficaria responsável pelo manejo dos endereços IP e seria reconhecido pelo modem como somente 1 MAC.

4. A solução mais barata: colocar uma placa de rede extra na máquina que tem o modem Virtua plugado.

Então, vamos à uma análise rápida:

1. Caríssimo.

2. Provavelmente não há como.

3. Caro. Talvez viável, dependendo do teu nível de "maldade" com teus colegas. Explico depois.

4. Barato, viável e fácil de fazer. Mas existem poréns.

Vou explicar somente a 4a opção em detalhes:

Colocar 1 placa de rede extra na máquina que está com o modem Virtua ligado. Dessa placa de rede extra vai sair um cabo de rede que vai ser ligado no teu hub. Então, no hub, você ligará os cabos dos outros PC's. Quando estiver toda essa estrutura pronta, você só precisa configurar sua conexão de rede no Windows XP da máquina que está com as 2 placas de rede (quando chegar nesta parte, poste aqui que irão te ajudar, é bem simples, com 2 cliques no mouse tu resolve). Agora aos poréns:

A máquina que vai ficar com o modem virtua ligado e, consequentemente, com as 2 placas de rede, precisa estar ligada e funcionando, caso algum dos outros PC's estiver usando a internet. Isso porque essa máquina está servindo de roteador, recebendo os pacotes que chegam dos outros PC's e mandando para a outra placa de rede, que está com o Virtua (e, consequentemente para seus destinos na internet). Então, existe a encheção de saco com isso. Se for muito incômodo esse fato pra ti, dê uma olhada abaixo:

Sobre a opção 3:

Um roteador faria o papel dessa máquina que está com o modem Virtua. Na "frente" do roteador estaria o modem Virtua, e "atrás" dele estariam os PCs (talvez antes o hub, caso sejam mais de 4 máquinas).

O roteador não é muito barato (+- 300 reais) e a sua configuração é um pouco chatinha de ser feita nesse caso com modem Virtua. Mas é a solução mais "correta", sem transtornos e gambiarras.

Sobre a opção 2:

Rola uma estória que diz que você consegue configurar o modem Virtua pra reconhecer mais de um MAC, mas não acredito muito. Já fucei bastante na config desse modem e não encontrei nenhuma margem pra isso.

Perdão se ficou meio enrolada a explicação, prometo que vou dar mais algumas lidas no post e corrijo o que estiver muito confuso.

[]'s e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!