Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas de Permissao


Roger

Posts recomendados

  • Membro VIP

Srs.

Tenho uma pasta... e dentro dessa pasta vários arquivos

Todos os meus users podem acessá-lo sem restrições (leitura e escrita). Porém, de vez em quando, acaba acontecendo de um ou outro arquivo ser deletado.

Aí vem a minha dúvida...

existe alguma forma do user abrir, editar, gravar mas não deletar o arquivo?

Creio que li uma vez que existe uma forma de somente o "dono" do arquivo poder apagá-lo, mas não consigo mais achar essa informação.

Será que alguém ai poderia me dar uma mão?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fale roger!

você já oviu falar em stick bit???

ele é utilizado em diretorios compartilhados entre vários usuários: um diretorio compartilhado com o stick bit ligado permite q qualquer usuário crie arquivos, mas os outros não poderão remover estes arquivos! um exemplo disso é o diretorio /tmp.

chmod +t diretório_compartilhado

em octal o numero dele é 1

acho q isso resolve o seu problema!!

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Henrique

Eu setei as permissoes conforme você me disse.. (eu já havia tentado o 1777) e funcionou assim:

Com o usuario X eu criei um arquivo via windows. Loguei com o usuario Y dentro do linux.. Ele realmente não deixou apagaro arquivo.. Porém, seu eu logo com esse usuario Y no windows ele apaga sem problemas...

já estou ficando careca..rs..

Sera isso alguma permissao dentro do samba?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem algumas opções:

Uma delas é tirar a permissão de escrita da página. Neste caso o usuário poder ler, editar e gravar os arquivos. Mas não poderá criar ou apagar nenhum arquivo neste diretório (a permissão de criar ou apagar um arquivo é do diretório e não do arquivo).

A outra opção é usar o comando chattr.

Este comando permite usar algumas permissões especiais nos arquivos, entre elas a de não deletar o arquivo, a de permitir que somente dados sejam adicionados aos arquivos (você conseguem adicionar uma linha no arquivo mas não consegue apagar uma linha dele),... de uma olhada no manual dele (comando man chattr).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Carvalhoso

Eu achei o comandi chattr +a, so que quando eu tento dar ele no shell, aparece a seguinte mensagem:

ioctl inapropriado para dispositivo while reading flags on xxxxx

Aonde xxxxx é o nome da minha pasta.

você saberia me dize o porque desse erro?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode estar relacionado ao sistema de arquivos que você está usando no HD.

Se não me engano o chattr só funciona no ext2 / ext3 e se o seu HD estiver em Reiserfs talvez ele não funcione (tem q testar isso pra saber).

você tentou tirar a permissão de escrita na pasta?? AS vezes é uma solução mais simples e que funciona. (permissão de escrita somente para o grupo ou para o dono da pasta, e leitura para todos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!