Ir ao conteúdo

Choque no chuveiro

Paska

Posts recomendados

Postado

Tem razão silvio, h2O não é péssimo condutor, simplemente não é condutor elétrico.

Continuo a crer que não tomamos choque pelo fato da soma das impedâncias, agua+nosso corpo+piso comparada ao valor ôhmico da do chuveiro, ser muito alta pra podermos sentir o fluxo de corrente a ponto de levarmos choque. Estou afirmando isso porque já tirei essa duvida com um professor de fisica de uma universidade aqui da minha terra.

Postado

Compreendo o que diz e sei das dificuldades (infelizmente) de muita gente.

Mas a meu ver nada vale a perda de uma vida.

Preferiria tomar duche frio . HEHEHEHE.

Apesar de ser perigosíssimo, sabe que é muito raro morrer alguém de choque elétrico no chuveiro por aqui.

A última morte que eu tive notícia foi há uns 10 anos, quando um raio atingiu a casa da vítima, enquanto tomava banho.

Na época em que os chuveiros e a tubulação d'água eram de metal, morria mais gente. (Quando a pessoa ia abrir ou fechar o chuveiro, ou quando elas iam trocar a temperatura).

Hoje eles (a maioria) dos chuveiros e tubulação são de plástico então o índice é quase 0.

Aí caímos no efeito de uma resistência muito alta em paralelo com uma resistência baixa.

Tem razão silvio, h2O não é péssimo condutor, simplemente não é condutor elétrico.

Continuo a crer que não tomamos choque pelo fato da soma das impedâncias, agua+nosso corpo+piso comparada ao valor ôhmico da do chuveiro, ser muito alta pra podermos sentir o fluxo de corrente a ponto de levarmos choque. Estou afirmando isso porque já tirei essa duvida com um professor de fisica de uma universidade aqui da minha terra.

Hehehe, isso que eu venho falando desde o meu primeiro post. :devil:

Postado

Amigo não entendi o conceito não, mas a questão de H2O não ser bom condutor elétrico não é tese, é realidade, o oxigenio possui em sua estruturas molecular 8 eletrons, dois na primeira camada, e 6 na segunda e ultima camada, totalizando 8 como numero atomico, o hidrogênio possui apenas 1 eletron na sua primeira e unica camada, a agua é formada pela interação molecular de dois atomos de H e um de O, ou seja ambos se completam, os eletrons que faltam na ultima camada do O para se completar são doados pela soma dos dois eletrons dos dois atomos de H e os 6 da ultima camada do O são doados para os 2 de H e assim ele se completam, um empresta pro outro pra existir estabilidade eletrônica, ou seja, a agua não precisa de doar nem receber eletrons.

Estou aberto a novas discussões acerca desse conceito, se eu estiver errado estou com a mente aberta a aprender.

amigão h2o não é bom é péssimo condutor . como estavamos falando da água que entra nas nossas residencias

H2O+cloro+fluor+ferrrugem+outros tipos de detritos ,esse conceito vai pelo ralo.Já o chuveiro não da choque porque ele é aterrrado ;nada a ver com diafragma,gotas espaçadas(se não aquela mangueira fina que vem ao lado mataria um),resistencia isolada,enfim.

o que aconteceria então se partice a resistencia na hora em que a pessoa estivesse tomando banho?

Eo mesmo não aterrado.

Postado

silvio.a.s

Pelos vistos não leo o post nem viu as descrições que coloquei ou os exemplos de sistemas realmente bem construidos .

Nestes tem lá BEM EXPRESSO que o sistema de terra é obrigatório. E mais não é sistema de terra qualquer , mas sim algo que segue as normas internacionais.

Por outro lado incluem outras seguranças como temperaturas , fugas eléctricas , detecção de falta ou baixa pressão da água.

Esta é a diferença entre construir algo seguro e segundo as normas , e depois sim proteger contra eventuais falhas.

"

o que aconteceria então se partice a resistencia na hora em que a pessoa estivesse tomando banho?

Eo mesmo não aterrado

"

A resposta é simples o que acontece num sistema desse tipo se o condutor de terra partir ?

Onde está a segurança ?

Postado

h2o não é pessimo condutor , mas como estavamos falando de chuveiro e sua aplicação , eu citei que o proprio suor do corpo já autera varios fatores dessa 'mau condutora'.

Pessimo condutor:ex. O2

Amigo, deve estar havendo algum mal entendido, primeiro acima nesse post você disse que H2O não é péssimo condutor, logo a abaixo nesse post você diz que é péssimo condutor. Tem que se decidir, senão pode causar duvidas nas pessoas que tentando resolver seus problemas de eletricidade, buscam informações aqui no forum.

amigão h2o não é bom é péssimo condutor . como estavamos falando da água que entra nas nossas residencias

H2O+cloro+fluor+ferrrugem+outros tipos de detritos ,esse conceito vai pelo ralo.Já o chuveiro não da choque porque ele é aterrrado ;nada a ver com diafragma,gotas espaçadas(se não aquela mangueira fina que vem ao lado mataria um),resistencia isolada,enfim.

Eo mesmo não aterrado.

Agora, com relação ao que disse sobre a função do aterramento do chuveiro, eu tambem fiz essa observação no post n.o 11 desse topico.

Outra coisa que quero acrescentar aqui é que se o mesmo não estiver aterrado e funcionar normalmente com o fechamento dos contatos da resistência e a mesma não abrir, não dá choque, digo isso por experiencia, só que claro, é um enorme risco, caso ocorra alguma falha.

Resumindo, a falta do aterramento não dá choque se não houver falha, justamente porque a conrrente percorre em sua totalidade o caminho mais fácil pra ela, outra é que chuveiro elétrico sem aterramento é uma roleta russa.

Postado

também vou dar a minha opinião, eu acho que a pessoa não leva choque no chuveiro porque a agua sai em gotas, dai não tem como a corrente eletrica chegar ao corpo humano, isso eu posso dizer que é verdade porque devido a minha altura uma vez encostei a mão no chuveiro ligado, por enquanto tomava banho e levei choque, se alguém quiser faze o teste, obs: aqui em casa não é aterado.

outra coisa eu vi em alguns posts dizendo que não da choque porque forma uma especie de curto, isso eu discordo, porque na empresa que eu trabalho quando entra gente nova nos costumamos fazer um teste de inteligencia, nos temos um "rabo quente" feito com resistencia de chuveiro eletrico, e sempre quando tem um novato nos colocamos um jara pra ferve uma agua dizendo que é pra faze café, dai um chega e joga alguma sujeira tipo um pedacinho de papel dentro da jara, sem que a vitima veja, dai disfarça e pede pro cara tira a sujeira de dentro da agua, até agora os que eu vi levaram um baita choque... sem falar que eu ri muito...

Postado

também vou dar a minha opinião, eu acho que a pessoa não leva choque no chuveiro porque a agua sai em gotas, dai não tem como a corrente eletrica chegar ao corpo humano, isso eu posso dizer que é verdade porque devido a minha altura uma vez encostei a mão no chuveiro ligado, por enquanto tomava banho e levei choque, se alguém quiser faze o teste, obs: aqui em casa não é aterado.

outra coisa eu vi em alguns posts dizendo que não da choque porque forma uma especie de curto, isso eu discordo, porque na empresa que eu trabalho quando entra gente nova nos costumamos fazer um teste de inteligencia, nos temos um "rabo quente" feito com resistencia de chuveiro eletrico, e sempre quando tem um novato nos colocamos um jara pra ferve uma agua dizendo que é pra faze café, dai um chega e joga alguma sujeira tipo um pedacinho de papel dentro da jara, sem que a vitima veja, dai disfarça e pede pro cara tira a sujeira de dentro da agua, até agora os que eu vi levaram um baita choque... sem falar que eu ri muito...

O problema dessa técnica é que você não cria a coluna de água em inconstância (gotejamento), aí você dá choque mesmo.

Outra coisa é o aterramento, você não coloca um fio terra no copo d'água, como há em chuveiros.

Lembrando que a resistência aproximada de uma solução saturda de água+sal é de 3000 ohms/metro.

Postado

Amigo, deve estar havendo algum mal entendido, primeiro acima nesse post você disse que H2O não é péssimo condutor, logo a abaixo nesse post você diz que é péssimo condutor. Tem que se decidir, senão pode causar duvidas nas pessoas que tentando resolver seus problemas de eletricidade, buscam informações aqui no forum.

Agora, com relação ao que disse sobre a função do aterramento do chuveiro, eu tambem fiz essa observação no post n.o 11 desse topico.

Outra coisa que quero acrescentar aqui é que se o mesmo não estiver aterrado e funcionar normalmente com o fechamento dos contatos da resistência e a mesma não abrir, não dá choque, digo isso por experiencia, só que claro, é um enorme risco, caso ocorra alguma falha.

Resumindo, a falta do aterramento não dá choque se não houver falha, justamente porque a conrrente percorre em sua totalidade o caminho mais fácil pra ela, outra é que chuveiro elétrico sem aterramento é uma roleta russa.

desculpe. realmente não sulbe me espreçar.h2o (aguá pura)sim é péssimo condutor.a água (impura)que entra em nossas residencias sim conduz eletricidade.

Postado

na tua casa não tem aterramento,mas o trafo redutor de tensão é.isso se chama "aterrado na origem"

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!