Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trava quando aparece o nome da placa mãe


tioruivo

Posts recomendados

Olá pessoal,

Achei muitos tópicos sobre pc's travando na inicialização. No entanto esse é um erro que não consegui achar.

A situação é a seguinte:

O computador estava funcionando perfeitamente. Tive que dar uma saída e então coloquei ele no "modo de espera" (eu nunca tinha usado esse recurso antes). O pc desligou.

Quando voltei, teclei enter e o pc religou normalmente, direto no windows, com um aviso que um cabo de rede estava desconectado. Estranhamente, pois ninguém havia mexido em qualquer coisa. Verifiquei e tudo estava ok. Pedi para o computador reiniciar.

A partir daí começou o problema. O computador liga, o cooler liga, luz do HD pisca, monitor liga. Só que o computador para na primeira tela, aquela na qual aparece o nome da placa mãe (ASUS P4V8X-X). Ele fica parada nessa tela.

Isso já havia acontecido uma ou duas vezes. Só que antes era só resetar que o computador ligava normalmente. Agora não adianta.

O problema é que não consigo dar boot, entrar no setup nem qualquer outra coisa que dependa de software. Acredito que o problema seja hardware, mas é difícil porque nunca enfrentei isso antes.

Alguém tem alguma sugestão ?

Valeu !

:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa de rede pode ter avariado. Mas pode ser coincidência.

Se for offboard experimente remover. Se for onboard tente desactivar.

Paça reset ao bios.

Limpe os contactos das memórias e da placa de vídeo.

Verifique se consegue entrar no bios.

Desligue o disco e verifique se o pc arranca embora vá dar erro de boot.

E coloque os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Obrigado amigo por sua dicas. Consegui entrar na bios.

Meu HD não está sendo reconhecido. Todo o resto está ok. Testei o HD em outro computador mais antigo. No setup ele reconhece o HD, tamanho e tudo. Mas na hora do boot ele trava e fica aquela tela preta. No computador onde ele estava instalado o setup diz que não tem nenhum hd instalado.

Realmente é um problema do HD. Deve ter sido danificado. Agora fiquei com uma dúvida. Será que foi o fato de eu ter colocado ele em modo de espera que danificou o HD ? Afinal, ele parou logo após eu reiniciar depois de ter voltado do modo de espera.

Vou procurar em outros tópicos relativos a HD para tentar recuperar os dados. Meu trabalho do ano todo esta lá :blink:

De qualquer modo agradeço por ter me ajudado a detectar o problema. E aceito sugestões ou opiniões de como proceder agora e qual o motivo dele ter parado. Com certeza não foi nenhum pico de tensão ou algo do tipo. Desconfio mesmo que foi alguma coisa relativa a ter colocado ele em modo de espera.

Valeu !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Obrigado amigo por sua dicas. Consegui entrar na bios.

Meu HD não está sendo reconhecido. Todo o resto está ok. Testei o HD em outro computador mais antigo. No setup ele reconhece o HD, tamanho e tudo. Mas na hora do boot ele trava e fica aquela tela preta. No computador onde ele estava instalado o setup diz que não tem nenhum hd instalado.

Realmente é um problema do HD. Deve ter sido danificado. Agora fiquei com uma dúvida. Será que foi o fato de eu ter colocado ele em modo de espera que danificou o HD ? Afinal, ele parou logo após eu reiniciar depois de ter voltado do modo de espera.

Vou procurar em outros tópicos relativos a HD para tentar recuperar os dados. Meu trabalho do ano todo esta lá :blink:

De qualquer modo agradeço por ter me ajudado a detectar o problema. E aceito sugestões ou opiniões de como proceder agora e qual o motivo dele ter parado. Com certeza não foi nenhum pico de tensão ou algo do tipo. Desconfio mesmo que foi alguma coisa relativa a ter colocado ele em modo de espera.

Valeu !!!

Pega um Multímetro, e mede as tensões da linha 12V da fonte, e verifica como está. Só este mês aqui na loja, peguei dois casos, onde o hd tinha queimado, e a tensão da fonte estava a 13.05v.

de Quantos Watts que é a sua fonte? Qual estabilizador que você esta utilizando? ele é de quantos VA? Pode ser ele também.

Eu imagino que seja algum dos dois o vilão dessa história, ou até pode ser os dois :blink:.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

Minha fonte é genérica 450watts. Talvez ela tenha sido a vilã mesmo. Meu estabilizador é novo e tem capacidade para 800 VA. Como ele tem controle eletrônico e aguenta grandes cargas não acredito que tenha sido ele.

De qualquer forma vou pedir um multimetro emprestado no laboratorio que trabalho e medir a linha de 12V. Agradeço por estas dicas. Depois eu posto o resultado. Afinal não adianta eu arrumar o HD se o problema continuar e queimar de novo. Vou levar o HD pro trabalho e ver se eu consigo recuperar os dados.

Valeu novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Obrigado amigo por sua dicas. Consegui entrar na bios.

Meu HD não está sendo reconhecido. Todo o resto está ok. Testei o HD em outro computador mais antigo. No setup ele reconhece o HD, tamanho e tudo. Mas na hora do boot ele trava e fica aquela tela preta. No computador onde ele estava instalado o setup diz que não tem nenhum hd instalado.

Realmente é um problema do HD. Deve ter sido danificado. Agora fiquei com uma dúvida. Será que foi o fato de eu ter colocado ele em modo de espera que danificou o HD ? Afinal, ele parou logo após eu reiniciar depois de ter voltado do modo de espera.

Vou procurar em outros tópicos relativos a HD para tentar recuperar os dados. Meu trabalho do ano todo esta lá :blink:

De qualquer modo agradeço por ter me ajudado a detectar o problema. E aceito sugestões ou opiniões de como proceder agora e qual o motivo dele ter parado. Com certeza não foi nenhum pico de tensão ou algo do tipo. Desconfio mesmo que foi alguma coisa relativa a ter colocado ele em modo de espera.

Valeu !!!

Calma se o seu disco é reconhecido noutro pode ser outra coisa completamente diferente.

No outro pc é natural que não arranque pois o hardware é diferente.

Volte a colocar o hd no pc original.

Verifique os cabos de power e de data , pode ter os cabos mal encaixados , em posição invertida ou falta de energia nesse conditor de power.

Verifique se o disco arranca , basta ver se começa a girar.

Note que o cabo de power tem que ser bem inserido e por vezes é preciso fazer força para encaixar bem.

Pode mesmo tentar outra das ligações de power.

Quanto ao cabo de data experimente outro cabo e experimente ligar a outro IDE.E verifique se o está a inserir na posição corecta.

Pode ter o cabo estragado.

Por ultimo verifique se o bios está correcto pois pode ter feito disable do disco.

Ou faça reset ao bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá :P

Coloquei outro HD no computador e ele inicializou normal (pediu para instalar montes de drivers, etc , etc). Quando reiniciei o pc após instalar os driver ... Travou tudo. Parou de reconher o outro HD também (a trama se complica).

Imaginei: perdi outro HD. No entanto peguei esse HD novo e coloquei em outro computador e ... Funcionou ... O problema é que esse outro computador é meio antigo. Uso ele com win98 e o HD com problema é o win XP. Tentei rodar o HD Bugado e não deu. Coloquei ele como slave. O setup reconhece, o computador entra normal. So que quando entro no win98 não consigo acessar o drive. Não aparece a letra dele. Em sistema, a parte onde define a letra do drive está cinza e não é possível alterar. Tentei coloca-lo como disco removivel. Mas quando acesso o win98 diz que o disco não está formatado. Acho que esse pedaço é aquilo que você disse sobre incopatibilidade do hardware. Não é possível dar boot através dele. O pc trava ( e não a sinal nenhum do HD rodando).

Ou seja, resumindo ate agora.

-Tenho um pc com win XP que não reconhece o HD (depois de 2 anos de uso).

-Quando coloco um HD de um pc antigo com win98 ele da boot, instala os driver mas na reinicializção trava.

-No computador antigo, com win98, colocando o HD bichado como slave, o setup reconhece mas o dispositivo fica inacessível.

-Algumas vezes o HD gira. Normalmente ele não está dando sinal de vida, embora seja reconhecido pelo setup de um pc antigo (PIII 850).

Eliminando as possibilidades, acredito que não seja estabilziador, fonte (não medi a tensão de 12V ainda), cabos (o outro hd funciona).

Vou resetar a bios (o que vai ser um problema; minha placa de vídeo dá um pau louco com essa bios e so funcionou direito após eu dar update dela - já faz tempo). Depois eu testo de novo. Mas ainda acho que tem alguma relação com eu ter colocado em modo de espera.

Aliás, ontem eu consegui dar arranque com o HD mas apareceu uma mensagem de problema no disco e mudou para tela preta (não deu tempo de ler).

Ta meio confuso o que eu escrevi ? :looka:

Bom, esse é o próximo passo. Depois de resetar a bios vou testar tudo de novo. Se não der certo vou levar meu HD aqui no vizinho mesmo. Se funcionar no sistema dele, que é bem parecido com o meu, vou ter que quebrar um pouco mais a cabeça.

Valeu pessoal pela força !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá :P

Coloquei outro HD no computador e ele inicializou normal (pediu para instalar montes de drivers, etc , etc). Quando reiniciei o pc após instalar os driver ... Travou tudo. Parou de reconher o outro HD também (a trama se complica).

Aí já começou a complicar, pois você não pode Pegar qualquer hd e colocar na sua maquina, ou até mesmo pegar o seu hd e colocar no hd do vizinho, por exemplo...

O sistema é totalmente diferente, se você levar o hd para outro lugar, ou você coloca ele como slave, ou coloca no secundário da maquina, ou você formata esse hd para testa-lo.

Se você ficar Mudando o hd de maquina toda vez, vai ficar uma salada de drivers no sistema do seu hd, o que pode acontecer de ele nem funcionar mais (só formatando mesmo).

Imaginei: perdi outro HD. No entanto peguei esse HD novo e coloquei em outro computador e ... Funcionou ... O problema é que esse outro computador é meio antigo. Uso ele com win98 e o HD com problema é o win XP. Tentei rodar o HD Bugado e não deu. Coloquei ele como slave. O setup reconhece, o computador entra normal. So que quando entro no win98 não consigo acessar o drive. Não aparece a letra dele. Em sistema, a parte onde define a letra do drive está cinza e não é possível alterar. Tentei coloca-lo como disco removivel. Mas quando acesso o win98 diz que o disco não está formatado.

Ou seja, resumindo ate agora.

Não vai funcionar mesmo, Porque essa maquina que esta com o windows 98 provavelmente é formatado em Fat32, E o seu hd com problema (Winxp) geralmente é NTFS, Aí esta o problema, pois o Fat32 não reconhece NTFS.

-Quando coloco um HD de um pc antigo com win98 ele da boot, instala os driver mas na reinicializção trava.

não faça isso, Provavelmente se você não tiver sorte, agora só formatando esse hd.

-No computador antigo, com win98, colocando o HD bichado como slave, o setup reconhece mas o dispositivo fica inacessível.

É como eu expliquei acima, no caso do FAT32 e NTFS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tioruivo

Tome em atenção tudo o que foi dito arás.

A soluução para si será seguir o que foi dito atrás ,verificar o hardware e instalar correctamemte .

Eduardo Gonçalves

Desculpe reforçar o que disse , mas para quem vir este post :

NÃO TROQUEM DISCOS ENTRE PCs SE NÃO SOUBEREM BEM O QUE ESTÃO A FAZER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente,

Percebi que minhas tentativas de avaliar o problema só podem ter piorado. Aliás, talvez o problema nem fosse no HD.

Partindo do seu conselho não tentei mais nada com o HD. Peguei com um amigo dono de uma loja um HD zero, nunca utilizado. Coloquei ele no pc para instalar o XP. A minha surpresa: Ocorreu o mesmo problema. O pc reconhece o HD corretamente. No entanto na hora de instalar o XP, recebo uma mensagem que não há disco instalado.

já removi todos os periféricos. Estou resetando a bios agora para verificar se esse é o problema. Acho que fiz ca**** ... Mas é assim que se aprende né ? Meu domínio é software. Achei que podia arrumar tudo isso se conseguisse acessar o HD. Pelo jeito hardware owna :blink: .

Vou fazer o recomendado e parar de chutar o problema. O negócio é fazer tudo passo a passo como recomendado pelos nossos amigos do fórum.

Depois eu posto o que aconteceu.

Obrigado mais uma vez (especialmente zurca1599).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tenho uma asus tuv4X com um P3 montado nela, ela faz a mesma coisa qu voce esta relatando, trava na hora de reconhecer o drive de disquete não é?e ele fica acesso! desmontei meu Pc e vi que alguns capacitores eletroliticos tinham explodido, experimenta procurar por capacitores inchados ou explodidos, na minha realizei a troca e agora ela funciona normalmente(menos a PS/ do mouse)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

Minhas novidades para solucionar o caso.

DEixei só um HD zerado, um drive de CD, drive de disquete e placa de vídeo conectado (além do teclado e mouse).

Resetei a BIOS e consegui acessar o computador e instalar o win XP no HD novo. Primeiro problema resolvido.

Conectei o HD com problema como slave e o pc reconheceu e entrou normalmente. No entanto o HD ainda está inacessível. Recebo uma mensagem que é necessário formatar o HD. Aliás, na ferramente de diagnóstico da Samsung (Hutis) recebi a recomendação de dar erase no HD (o sistema dos dois HD's é NTFS). A ferramente Hutis no entanto diz que a superfície e funcionamento do HD é perfeita.

Antes de formatar o disco, estou tentanto recuperar dados.

Baixei e instalei o PC Inspector smart recovery. Recebo uma mensagem dele que o HD está severamente danificado. Mesmo assim, estou conseguindo recuperar várias fotos através da busca de jpg do PC Inspector. Até agora já recuperei 300 de aproximadamente 1200. A recuperação está muito lenta. Quando acabar coloco aqui o que aconteceu.

Pois bem, é isso. Depois que recuperar os dados importantes vou formatar o HD. Daí posto aqui se ele está funcionando ou não.

Para os que tiverem o mesmo problema, passos que resolveram aqui:

- Retirar todos os periféricos, deixando o minímo possível para o funcionamento do PC.

- Resetar a BIOS.

É isso aí. Obrigado a todos que ajudaram e deram suas sugestões. Se alguém souber algum programa de recuperação de dados (eu estou testando alguns), preferencialmente openware ou freeware, ou versão share que não possua limitação na recuperação de dados, poste ai por favor. Achei muitos programas bons e famosos. No entanto se não pagar a versão, eles só possibilitam acessar e ver o drive, sem conseguir acessar, copiar e recuperar qualquer arquivo.

E outra coisa: até agora, não sei o motivo do pau do meu HD. Não foi parte física, ele está funcionando normal. Foi só dados. Ainda acho que foi alguma coisa relativa a ele ter ficado em modo de espera. De qualquer forma, é isso aí ...

Até mais !!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tudo resolvido. Embora eu ten ha perdido alguns dados, consegui recuperar boa parte deles (cerca de 45 % do HD). A parte importante eu recuperei , embora tenha perdido alguns arquivos.

O problema do HD era realmente leitura. Apaguei a partição , particionei de novo, etc , etc. Agora ele está funcionando perfeito. Não tem bad blocks nem nenhum outro tipo de falha.

Fica a lição: Não uso o modo de hibernar nunca mais e vou sempre fazer backup. Achei que estava seguro com o computador bem monitorado, mas esse foi um erro muito estranho.

Valeu a todos que ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...