Ir ao conteúdo

DRR333 Dual ou DDR400 single ?

JefoxBR

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal, é o seguinte, eu tenho 2 pentes de memoria(genericos mesmo) de 512 mb DDR333 e vou usar por enquanto no meu PC1 da assinatura em dual channel, só que eu pretendia comprar um pente de 1GB DDR400, mas um colega meu falou que ai vai ficar em single channel, então agora to na duvida, segundo ele mesmo a DDR333 em dual leva vantagem para a DDR400 em single, então, o que faço, uso os 2 pentes de 512 DDR33 em dual ou 1 pente de 1GB DDR400 em single ?

Espero que vocês possam me ajudar a tirar essa dúvida!

Postado

Se seu processador for Dual, é melhor usar os pentes em Dual também, pois dois pentes de 333MHZ , a taxa de transferência vai ser de 666MHz (pois é dual-channel).

Já se você usar o pente de 1Gb, a taxa de transferência vai ser de apenas 400MHz.

Postado

:bandeira: No seu caso se você for usar a DDR333 em Dual Channel será vantajoso porque iria ficar assim

Dual DDR333 5328MB/s

Single DDR400 3200MB/s

Mas você so consegue fazer o Dual Channel se sua placa tiver este recurso ou se processador suporta .

E lembrando sua memória não ficara a 666MHz para achar o resultado existe uma formula

EX

Memória Single 166 x 2 = 333 x 64 / 8 = 2656MB/s

Memória Dual 166 x 2 = 333 x 128 / = 5328MB/s

Me corrijam se estiver errado :unsure:

Postado

Salve cara, beleza?

Cara, coloca 2 pentes de 512 mesmo, para elas serem acessadas dual channel, seriam mais rápidas do que apenas uma de 1 gb. Coloca que é garantido!

Abraços!

Postado

beleza galera, tanto minha placa-mãe (ABITKN8) e meu processador (Athlon64 3.2) fazem dual, então vou de dual mesmo! XD

Obrigado a todos, é que um cara tinha me falado que dual so melhorava em 5% o desempenho, por isso fiquei com essa duvida!

Postado

"Se seu processador for Dual, é melhor usar os pentes em Dual também, pois dois pentes de 333MHZ , a taxa de transferência vai ser de 666MHz (pois é dual-channel).

Já se você usar o pente de 1Gb, a taxa de transferência vai ser de apenas 400MHz."

Isso está tudo errado. Não confunda clock com taxa de transferência.

O clock é 166Mhz, sempre. É duplicado, erroneamente, pois transfere dados na subida e na descida do pulso de clock.

DRR333 é PC2700. Em single channel transfere 2700MB/s; em dual channel 5400MB/s.

Postado

Nos K7 realmente o dual não melhora quase nada, mas nos Athlon 64 o dual é bem melhor, claro que vai depender tb do que você está usando, tipo nnum jogo por exemplo o dual vai fazer uma boa diferença, mas numa conversão de video onde o que mais usa é mesmo o processador, o dual quase não tem diferença em relação ao single mesmo.

Como no seu caso é um athlon 64 e um pc pra jogo o melhor na minha opinião é o dual 333Mhz mesmo.

Postado

O FSB/HTT é 166Mhz - as memórias se comunicam com a controladora de memória da sua CPU nessa frequência, portanto sua memória é 166Mhz. Mas como ela transfere dados na subida e na descida do clock, então ela é chamada DDR333.

Com relação a taxa de transferência somente elas (em dual channel) podem se igualar a uma DDR2 675MHz (PC2-5400) single channel.

128 bits (pois é dual channel), trabalhando a 166Mhz com DDR, trasnfere 128 * 166 * 2 = 5400MB/s.

Entendeu?

Postado

Isso eu entendi, to ligado que ela é 166, mas usam o termo 333 por causa dessa parada de subida e descida, então isso que to querendo dizer, uma 333(166) em dual, é como se fosse(teoricamente falando) uma 666(333), ne isso ?

Postado

Para terminar eu queria saber em quantos % +ou - uma dual melhora o desempenho em relação a uma single ?

É meio offtopic, tipo, uma DDR 400 em dual melhora uns quantos % de uma DDR 400 em single ? Em desempenho !

Postado

Cara primeiro vou colocar a teoria

Single DDR400 x 64bits / 8Byts = 3200MB/s

Dual DDR400 x 128Bits / 8Byts =6400MB/s

É um ganho bem significante, mas só para os Athlons 64 com socket 940, 939, AM2 e Pentium 4, dizer quer vai ser de 5 a 6% vai depender dos programas que você usa.

Em teoria essas taxas nunca são atingidas na pratica, pelo que eu já percebi testando algumas placas, o Atlhon 64 se sai melhor.

Em relação a quantos % vai ter de diferença em usar single ou dual é muito relativo, Eu fico com Dual, mesmo sendo a 333.

O Dual é bom se você trabalha com gráficos 3D.

Corrigiam-me se eu estiver errado

Postado

Você está certo, com exceção das sua conta (multiplique e não divida por 8). Mas o resultado está certo.

Ahn, isso que eu estava em dúvida, acho que o DC, para os AMDs, só funciona na arquitetura x64. (me corrijam se eu estiver errado, rs).

Na arquitetura de 32 bits da AMD o FSB era limitado à taxa de tranferência 3200MB/s. Por isso, não adiantava dual-channel, pois o FSB continuava o mesmo.

"If you look back at the AMD 32bit platform which was limited to 3200MB/s, you should see why Dual channel mode did not double the memory performance. The Memory controller was limited to a maximum transfer rate of 3200MB/s, the FSB frequency."

http://www.dfi-street.com/forum/showthread.php?t=24719 (ótimo tutorial de memórias)

cheers

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!