Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

EATM 2x mais desempenho nas placas da ATI(Incrivel)


claudecir

Posts recomendados

EATM Dobrando desempenho de VGAs ATI!

Pois é... O novo driver da ATI tem uma nova função chamada de EATM que dobra o desempenho em varios games como Oblivion, para isso e nessesario baixar o ATI Tray Tool(ultima versão) e habilitar o mesmo em Tweaks.

Para quem saber mais e tambem o real ganho de desempenho --> http://www.framebuffer.com.br/forum/viewto...66&start=30 No final da pagina tem uma comparação.

Uma imagem para comparação.

Atenção as folhagens do chão se movem então não tem como capturar uma imagem com elas na mesma posição, o unico defeito que achei na imagem é que a arvore esta translucida e já achei como arrumar isso na net.

6xAAxEATMx16Af

Oblivion2006-12-1321-07-43-01.jpg

6xAAx16AF

Oblivion2006-12-1321-39-56-10.jpg

Aparentemente funciona com todos os games, alguns com mais ganho e outros com menos.

aqui ATI TRAY TOOL para habilitar o EATM na guia Tweaks -->> AA(antialiasing) EATM(marque para aparecer a gaivota.

http://www.framebuffer.com.br/forum/viewto...asc&start=0

# Essa função pode até aparecer em outro driver, mas, e no 6.12 que ela esta compativel com a maioria dos games e com menos bugs.

# Defeito na imagem do Oblivion e FAR CRY como falei antes é um bug, que pode ser resolvido com um comando no registro do windows(No novo ATI TARY TOOL deve sair com uma função para resolver esse bug das arvores"Acho o bug bonitinho".

# Para fazer funcionar aqui eu habilito o EATM como falado anteriormente e ativo os filtros AA pelo ATI TRAY TOOL não pelo console dos games pois como com o Oblivion eles desabilitão o HDR+AA.

# Oblivion foi da AGUA para o Vinho o FPS e a jogabilidade.

# F.E.A.R aumentou bastante o desempenho quase o dobro tambem.

# CSS nossa esse foi animal passei dos meus 1600x1200 4Xaax16xAF para 1920x14406xAAx16AF, e fui da media de 60 a 80 fps para 80 100FPA.

# Call of Juarez ouve ganhos bem significativos tambem.

# Senhor dos aneis, AGE e outros o mesmo estilo não testei acredito que o maior gargalo desses games seja a CPU já que um monte de unidades no mapa acaba com o FPS.

# Qualidade de imagem: A imagem esta muito + superior sabe por que? Por que antes estavamos em resoluções menores e com menos filtros + fracos, defeitos na imagem? so o bug do Oblivion e do Far Cry que pode ser arrrumado.

# Não funcionou na sua placa? Então você fez algo de errado!

# Outros drivers? Como minha placa é nova não vejo nessecidade de partir para um driver alternativo, e por isso uso o Catalisty(CCC sem problemas) tudo que saiu até agora é que se deve usar essa função(EATM com esse drivr e o ATI TRAY TOOL).

Ai galera testes com o F.E.A.R, 1600x1200 6xAAx16AF

EATM: ON

FEAR2006-12-1518-43-44-14.jpg

EATM: OFF

FEAR2006-12-1518-50-14-04.jpg

Para quem não acredita---> problema seu.

Para quem acredita---> Vamos testar, vamos fazer uma lista de games que tem desempenho melhorado ( O novo AA ainda é beta vamos encontrar alguns bugs como o das arvores, mas de esta esta ótimo a qualidade de imagem melhorou e o desempenho nem se fala.

Funciona das placas 9xxx para cima.

O que vai ter de #### com placa da Nvidia dizendo que é fake não vai ser mole se seguir o que vi em outros foruns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Funciona pra qualquer placa?

ou so placas High end?

isso so aumenta o desempenho com tudo ligado ( efeito resolução ..)??

Como o AA das Radeon a partir do R300 (9500 pra cima) é programável, todo novo modo de AA poderá ser habilitado por todas elas, claro, alguns pelo "peso" não são utilizáveis em placa mais antigas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum.... n to entendu ainda.

por exemplo..

aq se eu por o AA2x e ligar esse tal de EATM vou ter 1 desempenhu maior?

to banxadu pra testa

Sim provavelmente vai poder jogar com filtro maior, aqui eu jogava Oblivion a 1280x1024 4xaa+HDR+16AF, agora jogo a 1600x12006xAA+HDR+EATM+16xAF.

Funciona em todas das 9xxx para cima.

Algumas placas tem mais ganho que outras alguns games rodam até mais de 2x mais rapidos outros não chegão a 2x, mas, em media dobra o desempenho.

Ai pessoal tutorial feito pelo NBF do www.framebuffer.com.br para resolver um bug de transparencia em alguns games como Oblivion.

Aí vai a meneira de consertar o bug de transparência.

Abrir o arquivo C:\Arquivos de programas\Ray Adams\ATI Tray Tools\Database\New AA and AF Methods.dtb

Com o Notepad e incluir as seguintes linhas:

Value13=ATMAlphaFix,ATMAlphaFix,0,0,0,

Value14=ATMAlphaSharpenBias,ATMAlphaSharpenBias,0,0,0,

Value15=ATMAlphaSharpenmode,ATMAlphaSharpenmode,0,0,0,

Value16=ATMAlphaSharpenScale,ATMAlphaSharpenScale,0,0,0,

As opções vão aparecer no ATT no mesmo lugar que o EATM.

Aí é só habilitar o ATMAlphaSharpenmode.

Precisa reiniciar pra ter efeito.

Esta funcionando, testei aqui logo abaixo estão as imagens, um detalhe o FPS esta muito mais baixo nas anteriores com o EATM por que descobri que o ATI TRAY TOOL controla a freqüência do GPU e ele acaba tratando a X1800XT mod PE como X1800XT ou se joga os clocks de 700x800Mhz para 600x1450MHZ, o que fiz foi colocar o o clock da VGA no ATI TRAY TOOL como o da X1800XT PE. Ficou perfeito vejam que não tem mais FPS abaixo de 20FPs ou seja o que era bom ficou ainda melhor.(detalhe o Overclock tem um ganho bem maior com o EATM habilitado)

1600x1200 6xAAxEATMx16AF Com mod para arrumar o translucido das arvores.

Oblivion2006-12-1709-17-23-39.jpg

Aqui o FPS ficava em 15.

Oblivion2006-12-1709-17-34-40.jpg

Oblivion2006-12-1709-17-45-31.jpg

Oblivion2006-12-1709-17-57-14.jpg

Oblivion2006-12-1709-18-15-01.jpg

Oblivion2006-12-1709-18-24-35.jpg

Oblivion2006-12-1709-18-42-71.jpg

Oblivion2006-12-1709-19-05-67.jpg

Oblivion2006-12-1709-19-16-20.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha e so ativar o EATM pelo - aq foia assim ( e o AA )

e comparar. + como eu n sei postar foto nus forum ( mexo a usn 5 anos nus forum e ainda n sei)

e +- vai ati tray tools - tweaks - advance tweaks - new aa e af methods - liga o EATM.

Exatamente, so tem que ter cuidado que assim que instala o TRAY TOOL na primeira vez que ele abre ele pergunta em uma caixinha branca se que deixar ele cuidar do clock da sua placa de video em vez do CCC, marquem na caixinha para não perguntar mais e não aceitem.

Se vocês aceitarem principalmente na novas X1k ele não vai gerenciar direito e vai manter a VGA sempre nos clocks do modo 2D(O que gera perda de desempenho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra mim mudou sim

testei em need for speed carbon

jogo em 1024x768 com aa2x af4x

nas configs do jogo ficava tudo no high menos shader(baixo) e reflexo na pista (medium) e mution blur(off) bateu 37fps (antes 32)

em 800x600 mesma coisa so que shader em medium fico no pico de 35fps(antes 28)

não vamos esquecer que to com o pc da assinatura... pra quem duvida...

aí vai as screens

http://img461.imageshack.us/my.php?image=s...n800x600rg3.jpg

http://img258.imageshack.us/my.php?image=s...1024x768ly3.jpg

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu estava com problemas no fifa 2007 quando ligava os filtros.. naqueles replays ou quando aperta o esc que fica repetindo as jogadas... ficava com 4 fps ( EU JURO POR DEUS ) agora esta rodando a 60 / 40 realmente teve efeito... vou testar em outros jogos... sera que as outras opções que tem la e também não estão ativadas ajudam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de testa nu half life 2 episodio 1

n senti diferença alguma..

com AA 4x e AF4x EATM 75 fps

sem EATM mesmo coisa

depois vou testar FEAR pra ve se muda..

alguem aê q testar fala se mudou algo.

Deve ter acontecido algo de errado.

O ATI TRAY TOOL Habilitou corretamente o EATM você clicou em aplicar? Já aconteceu de eu entrar no Oblivion e não estar funcionando ai eu sai e entrei novamente e o EATM voltou a funcionar.

Não esquece que o AA tem que ser habilitado via ATI TRAY TOOL não dentro do game.(Maior erro)

Não esquece que o melhor para comparar é você usar algum programa para capturar imagem com fps como por exemplo o Fraps, se você for so pelo sentido de que parece mais ou menos rápido ai não vai dar certo.

+ um detalhe importante os maiores ganhos estão em se usar o AA em um nivel alto sem prejudicar o desempenho, pois, EATM e um tipo novo de AA que a ATI esta desenvolvendo ou seja por isso anda não é muito fácil colocar para funcionar pois ainda é BETA e tem uns bugzinhos.

Se + alguem notar que não teve ganho algum pode ter certeza que fez algo de errado.

eu estava com problemas no fifa 2007 quando ligava os filtros.. naqueles replays ou quando aperta o esc que fica repetindo as jogadas... ficava com 4 fps ( EU JURO POR DEUS ) agora esta rodando a 60 / 40 realmente teve efeito... vou testar em outros jogos... sera que as outras opções que tem la e também não estão ativadas ajudam?

Testa em niveis de AA diferentes você vai notar pouka diferença no desempenho, mas, uma grande diferença na qualidade da imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu acho que so na serie 9600 pra cima... mais testa ne.. quem sabe

Na verdade 9500 pra cima... É do R300 (9500 e 9700) pra cima, então pegue todos os R3xx.... 9500, 9550, 9600, 9700, 9800, e claro todas as séries acima delas...

9200 e 9250 não usam R3xx..... Portanto não sei se funciona não, acho que o AA delas é fixo, como nas Nvidia... Pelo menos que eu saiba o AA das Radeon é programável desde o R300 (9500 e 9700)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei o FEAR aqui + não senti diferensa..

senti uma pekene diferensa qud liguei o AAA.

com ele e sem o EATM maximo de 48fps

com ele e com o EATM maximo de 54fps

o carbon n testei ainda.

alguem aê q tem uma radeon 9600pro se puder testar nu FEAR.

n sei se to configurando certo ( eu ligo o EATM o AA e o AF e nu FEAR o AAA)

+ uma pergunta qus liga o EATM precisa reiniciar o pc?

porque aq a tela da 1 piscada qud eu ligo.

LEMBRANDU Q EU N TO USANDU ESSE DRIVER QW você PASSO O LINK N.

BAXEI o 6.12 do site da ati.

esse driver aê tem algo a +?

ou pode ser esse aq q eu to?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!