Ir ao conteúdo

Amplificador Valvulado

Donley

Posts recomendados

Postado

Finalmente comprei um amplificador valvulado, o vendedor me disse que funcionava, mas quando chegou pude perceber que além de não funcionar, o amplificador estava faltando componentes. Fiz então o esquema elétrico dele para poder tentar achar uma solução para colocar o amplificador para funcionar, como não entendo muito de valvulas, não consegui. :cry: De acordo com o vendedor o amplificador usava a valvula 6SN7, mas o circuito não bate, as outras estão corretas (espero) Gostaria de arrumar esse esquema mesmo, mas se não tiver jeito um esquema novo que utilize as mesmas valvulas é bem vindo. Os problemas encontrados no amplificador são os seguintes:

1- Não tem saida de energia da valvula de retificação.

2- O soquete da valvula 6SN7 não bate com o datasheet da valvula.

3- Tem uma conexão que passa pelo pino 6 da valvula 6L6, mas essa valvula não possui pino 6.

4- Tem 4 fios do trafo de saida cortados, penso que 2 deles sejam os fios de seleção de impedância do altofalante e os outros dois eu não sei.

5- Um dos fios da valvula 6L6 vai diretamente ao trafo, mas não esta conectado a nenhuma parte do mesmo (pelo menos não consegui achar com o multímetro)

Valeu gente, espero que consiga alguma ajuda, eu zipei os datasheets das valvulas e fiz um UP no megaupload, o esquema eletrico está anexado.

Falou

Datasheets:

Megaupload

UP-File

post-69183-13884934470087_thumb.jpg

Postado

Megaupload não funciona no Brasil.

Já tentei baixar vários arquivos por ele e não funciona, diz que não tem slots livres.

Postado

Realmente, o esquema está um tanto estranho.

O CT não está aterrado, um lado do enrolamento de 5V e 6,3V não estão aterrados tanto no terra como no chassis (aterre um lado deles).

Aquela ligação do pino 7 da válvula 6SN7 está ligada diretamente na tomada. (Acrescente um capacitor de 0,001 uF x 400V).

Realmente o circuito não está recebendo alimentação, pois o retificador está desligado. E o circuito em si não está aterrado. (Então é impossível criar uma DDP).

Vou dar uma analisada mais a fundo no esquemático, depois eu posto.

O que é que aquela válvula 12AX está fazendo aí? Há algo de errado, essa válvula não pertence a esse amplificador, já que ele foi projetado para funcionar com válvulas cujo os filamentos funcionam com 6V e 5V (retificador).

Postado

Realmente, o esquema está um tanto estranho.

O CT não está aterrado, um lado do enrolamento de 5V e 6,3V não estão aterrados tanto no terra como no chassis (aterre um lado deles).

Aquela ligação do pino 7 da válvula 6SN7 está ligada diretamente na tomada. (Acrescente um capacitor de 0,001 uF x 400V).

Realmente o circuito não está recebendo alimentação, pois o retificador está desligado. E o circuito em si não está aterrado. (Então é impossível criar uma DDP).

Vou dar uma analisada mais a fundo no esquemático, depois eu posto.

O que é que aquela válvula 12AX está fazendo aí? Há algo de errado, essa válvula não pertence a esse amplificador, já que ele foi projetado para funcionar com válvulas cujo os filamentos funcionam com 6V e 5V (retificador).

Amigo, realmente não sei o que fazer, eu prefiro um esquema novo que use essas valvulas pois são as que tenho, se puder arrumar um eu ficaria muito grato. Uma duvida minha é sobre o trafo de saida, tem dois fios cortados nele que eu não sei pra que serve, se souber me fale.

Vou desmontar o amplificador, pois o mesmo está bem enferrujado e sujo, como já fiz o esquema eletrico e o mesmo não parece estar certo irei tentar achar outro, o problema é que já procurei bastante por um esquema que use essas valvulas e não encontrei nenhum, encontrei um que usa todas menos a 12ax7, mas usa mais duas outras valvulas. Fiz um upload dos datasheets no UP-File.

Falou

Postado

Olá.

Você tem o modelo do amplificador?

No caso do Pino 1 e 6 da válvula 6L6 eles são utilizados apenas como suporte do fio.

Dá uma olhada no trafo de saída.

Nos enrolamentos do lado da entrada, naqueles sem conexão. Vê se a construção deles é a mesma que a outra válvula está ligada.

Essas duas válvulas 6L6 trabalham em defasagem.

Postado

Foi você que tirou o esquema né?

Tem certeza que tá certo?

Pelo esquema a entrada tá ligada ao filamento da válvula 6SN7. Geralmente a entrada vai na grade.

Você tá contando a pinagem corretamente? Olhando de baixo, os soquetes octais possuem um buraco no centro, nesse buraco tem um chanfro.

A partir desse chanfro, você vai contando em SENTIDO HORÁRIO, 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8, no sentido horário.

Tem certeza que é a 6SN7 GTA?

Faz o seguinte, verifique quais os pinos do filamento (com um multímetro na escala de 1k).

Vê se é realmente os pinos 7 e 8 que apresentam resistência.

Corrigi informação.

post-13676-13884934889583_thumb.gif

Postado

Donley

Essa valvula não pode ser a 6SN7 ou tirou o esquema mal.

Toda essa parte do circuito está errada.

Faltam ligações de massa .

Falta a ligaçao de alta tensão .

A montagem do transformador da saida deve ter uma configiração push-pull.

Veja a imagem.

Postado

Gente, o esquema está "certo", tanto as ligações das valvulas como os modelos das mesmas, certo que quero dizer é em relação as ligações e aos modelos de valvulas que o vendedor me enviou. Tenho quase certeza de que o esquema está completamente errado, por isso que peço a ajuda de vocês para conseguir um esquema que use as valvulas:

5U4

12AX7

6SN7 GTA

6L6 x2

Eu procurei na net toda e não achei nenhum esquema que use todas as valvulas, somente um que usava 1x 6SN7; 1x 6SA7; 1x 12AU7;1x 5U4; 2x 6L6. O problema com esse esquema é que ele não usa a 12ax7 e usa uma outra, a 6SA7. Se alguem conseguir fazer um esquema que use as valvulas que eu tenho o problema ficará resolvido.

Falou

Postado

Donley

amigo você está querendo usar uma valvula amplificadora e oscilador de RF

em audio?

esta vavula com certeza não pertence a este projeto.

6sa7.gif

monte tudo do zero fica mas fácil e montar amplificadores a valvula

é bem rapidinho.

Postado

Donley

amigo você está querendo usar uma valvula amplificadora e oscilador de RF

em audio?

esta vavula com certeza não pertence a este projeto.

6sa7.gif

monte tudo do zero fica mas fácil e montar amplificadores a valvula

é bem rapidinho.

Olá.

As válvulas estão corretas.

Só o esquema da válvula 6SN7 está errado. É outro modelo.

Postado

Pronto dei uma limpada no esquemático.

Consertei os defeitos na parte da fonte.

Adicionei um capacitor de 0,001uF entre o neutro e o chassis.

Alimentei as placas com alta-tensão.

Coloquei as válvulas em modo push-pull.

Mas mesmo assim eu acho que tem muitos erros. Eu acho que você errou na hora de tirar esse esquema aí, Donley.

Vê se não tem nenhum componente em curto.

A pinagem da sua válvula 6SN7 é diferente da que você tem no datasheet. A sua 6SN7 é outro modelo, certo? Eu coloquei a pinagem correta.

post-13676-13884934808441_thumb.gif

Postado

Gente, é o seguinte, o esquema que eu fiz está "correto" de acordo como os componentes estavam ligados. Tenho praticamente certeza de que o esquema está errado, por isso peço a ajuda de vocês para montar um esquema completamente NOVO que use as valvulas: 2x 6L6; 1x 12AX7; 1x 5U4; 1x 6SN7. Estou pedindo ajuda pois não consegui encontrar nenhum esquema que usasse todas as valvulas de que disponho, se puderem ajudar ficaria muito grato.

Falou

Postado

Donley

O seu erro ao fazer o esquema está no seguinte .

Os pinos das válvulas são numerados no sentido dos ponteiros do relógio mas não vistos pela parte de cima , por onde a válvula está inserida .

Tem de olhar para os pinos com estes virados para si e contar no sentido dos pomteiros do relógio.

De outra forma ao desenhar o esquema olhe para os pinos do socket mas pela parte das soldaduras e depois conta no sentido dos ponteiros de relogio .

VISTO PELO LADO DAS SOLDADURAS DO SOCKET

Se olhar para o esquema que colocou da 6SN7 os pinos 1 e 2 (grelha e placa ) estão ligados aos 6,3V do transformador .Estas ligações deviam ser as dos pinos 7 e 8.

Isto aconteceu-lhe porque viu os pinos ao contrário do que devia.

Como é lógico todo o esquema que desenhou está trocado.

Note que se for montar outro circuito desse tipo e cometer o mesmo erro , vai destruir tudo.

Refaça o esquema que depois pode ver-se o problema.

Postado

rsfjr

no seu esquema tem diversos erros:

= as gresdes das 6l6 estão em curto G1 e como os catodos das valvulas estão

aterrado falta realimentação negativa.

cada G1 da 6L6 tem que ír para 1 placa da 12ax7 ,2 catado da 12ax7 do primeiro pentodo

através de capacitores .

AS grades G2 não tem alimentação e tem 2 resistores de 47k que divia está ligadas no +b

contem erros na parte do pré tambem, o potenciometro que devia ser

o volume está no catodo da 6sn7 , observe que o pré tambem não tem +B.

vou dá uma acertada no esquema depois eu posto.

Postado

Gente, eu não montei esse esquema, eu tirei ele de um amplificador que eu comprei, o que estou querendo é justamente conserta-lo. Sei que está errado, sei quais são os problemas, só preciso de ajuda para fazer um circuito novo que use as valvulas que tenho.

Postado

Gente, eu não montei esse esquema, eu tirei ele de um amplificador que eu comprei, o que estou querendo é justamente conserta-lo. Sei que está errado, sei quais são os problemas, só preciso de ajuda para fazer um circuito novo que use as valvulas que tenho.

Donley

Como disse atrás ao tirar o esquema desse amplficador trocou ordem dos pinos das válvulas

, veja o post que coloquei .

A partir daí todo o esquema está errado .

Desenhe o circuito com os pinos das válvulas correctas.

Espero que me tenha feito perceber.

Foi você que tirou o esquema né?

Tem certeza que tá certo?

Pelo esquema a entrada tá ligada ao filamento da válvula 6SN7. Geralmente a entrada vai na grade.

Você tá contando a pinagem corretamente? Olhando de cima, os soquetes octais possuem um buraco no centro, nesse buraco tem um chanfro.

A partir desse chanfro, você vai contando em SENTIDO HORÁRIO, 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8, no sentido horário.

Tem certeza que é a 6SN7 GTA?

Faz o seguinte, verifique quais os pinos do filamento (com um multímetro na escala de 1k).

Vê se é realmente os pinos 7 e 8 que apresentam resistência.

rsfjr

Tem a certeza desta numeração dos pinos ? Não será ao contrário ?

Veja bem

rsfjr

no seu esquema tem diversos erros:

= as gresdes das 6l6 estão em curto G1 e como os catodos das valvulas estão

aterrado falta realimentação negativa.

cada G1 da 6L6 tem que ír para 1 placa da 12ax7 ,2 catado da 12ax7 do primeiro pentodo

através de capacitores .

AS grades G2 não tem alimentação e tem 2 resistores de 47k que divia está ligadas no +b

contem erros na parte do pré tambem, o potenciometro que devia ser

o volume está no catodo da 6sn7 , observe que o pré tambem não tem +B.

vou dá uma acertada no esquema depois eu posto.

weesm

Todo o circuito está errado por a ordem dos pinos das válvulas estar errada quando o Donley desenhou o esquema .

Penso que a solução será o Donley desenhar o esquema como tem na realidade , mas com a numeração correcta dos pinos das válvulas.

Assim pode ver-se como está o circuito , pode ter sido alterado . e fazer a reparação.foi tirado.

Postado

rsfjr

Tem a certeza desta numeração dos pinos ? Não será ao contrário ?

Veja bem

Zurca, eu peguei a numeração dos pinos das válvulas em folhas de especificações.

Sendo que existem 2 modelos de pinagem da 6SN7.

Pelo esquemático que o Donley passou, eu inferi que a pinagem do esquemático dele era diferente. Tanto é que no esquemático original, a entrada é ligada ao filamento. Quando se coloca a outra pinagem da 6SN7 a entrada passa para o catodo.

Weesm

Eu não refiz o esquemático, apenas redesenhei para uma maior legibilidade. Redesenhei e corrigi alguns erros.

Postado

Zurca, eu peguei a numeração dos pinos das válvulas em folhas de especificações.

Sendo que existem 2 modelos de pinagem da 6SN7.

Pelo esquemático que o Donley passou, eu inferi que a pinagem do esquemático dele era diferente. Tanto é que no esquemático original, a entrada é ligada ao filamento. Quando se coloca a outra pinagem da 6SN7 a entrada passa para o catodo.

Weesm

Eu não refiz o esquemático, apenas redesenhei para uma maior legibilidade. Redesenhei e corrigi alguns erros.

rsfjr

Ok mas viu esa pinagem incorrectamente .

A numeração que vê nos manuais é vista olhando para os pinos da álvula e a numeração começa pelo pino 1 e nos sentidos dos ponteiros do relógio. Isto coincide com a vista do lado das soldagens do socket da válvula.

O que colocou foi a vista pelo topo do socket e é ai que está o erro.

Neste caso como pode verificar a numeração é inversa.

Aliás o Donley fez o mesmo erro e logo todo o circuito está baralhado.

Postado

rsfjr

Ok mas viu esa pinagem incorrectamente .

A numeração que vê nos manuais é vista olhando para os pinos da álvula e a numeração começa pelo pino 1 e nos sentidos dos ponteiros do relógio. Isto coincide com a vista do lado das soldagens do socket da válvula.

O que colocou foi a vista pelo topo do socket e é ai que está o erro.

Neste caso como pode verificar a numeração é inversa.

Aliás o Donley fez o mesmo erro e logo todo o circuito está baralhado.

Sim, eu sei, realmente, eu coloquei a informação errada, vou corrigir o post anterior...

Zurca, eu simplesmente peguei o esquema de pinagem do datasheet e colei na figura. Não fiz nenhuma modificação no esquema de pinagem, portanto não está errado.

Weesm,

Acho que você está enganado.

No 6L6:

G1 (controle) está ligado através do resistor de 47k.

G2 (blindagem) está sem ligação, mas era para possuir algum potencial positivo menor que o potencial da placa.

G3 (supressor) está ligado internamente ao catodo.

Postado

rsfjr

O erro a que me referia era da numeração dos pinos do seu post ,mas já vi que corrigiu .

Fez bem , parabens.

Quanto ao circuito , como julgo que concorda , desenhado com os pinos errados não faz sentido.

Mesmo porque podem ter feito alterações .

Logo o melhor julgo que será o Donley redesenhar o esquema e depois vê-se.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...