Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador Valvulado


Donley

Posts recomendados

Finalmente comprei um amplificador valvulado, o vendedor me disse que funcionava, mas quando chegou pude perceber que além de não funcionar, o amplificador estava faltando componentes. Fiz então o esquema elétrico dele para poder tentar achar uma solução para colocar o amplificador para funcionar, como não entendo muito de valvulas, não consegui. :cry: De acordo com o vendedor o amplificador usava a valvula 6SN7, mas o circuito não bate, as outras estão corretas (espero) Gostaria de arrumar esse esquema mesmo, mas se não tiver jeito um esquema novo que utilize as mesmas valvulas é bem vindo. Os problemas encontrados no amplificador são os seguintes:

1- Não tem saida de energia da valvula de retificação.

2- O soquete da valvula 6SN7 não bate com o datasheet da valvula.

3- Tem uma conexão que passa pelo pino 6 da valvula 6L6, mas essa valvula não possui pino 6.

4- Tem 4 fios do trafo de saida cortados, penso que 2 deles sejam os fios de seleção de impedância do altofalante e os outros dois eu não sei.

5- Um dos fios da valvula 6L6 vai diretamente ao trafo, mas não esta conectado a nenhuma parte do mesmo (pelo menos não consegui achar com o multímetro)

Valeu gente, espero que consiga alguma ajuda, eu zipei os datasheets das valvulas e fiz um UP no megaupload, o esquema eletrico está anexado.

Falou

Datasheets:

Megaupload

UP-File

post-69183-13884934470087_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, o esquema está um tanto estranho.

O CT não está aterrado, um lado do enrolamento de 5V e 6,3V não estão aterrados tanto no terra como no chassis (aterre um lado deles).

Aquela ligação do pino 7 da válvula 6SN7 está ligada diretamente na tomada. (Acrescente um capacitor de 0,001 uF x 400V).

Realmente o circuito não está recebendo alimentação, pois o retificador está desligado. E o circuito em si não está aterrado. (Então é impossível criar uma DDP).

Vou dar uma analisada mais a fundo no esquemático, depois eu posto.

O que é que aquela válvula 12AX está fazendo aí? Há algo de errado, essa válvula não pertence a esse amplificador, já que ele foi projetado para funcionar com válvulas cujo os filamentos funcionam com 6V e 5V (retificador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, o esquema está um tanto estranho.

O CT não está aterrado, um lado do enrolamento de 5V e 6,3V não estão aterrados tanto no terra como no chassis (aterre um lado deles).

Aquela ligação do pino 7 da válvula 6SN7 está ligada diretamente na tomada. (Acrescente um capacitor de 0,001 uF x 400V).

Realmente o circuito não está recebendo alimentação, pois o retificador está desligado. E o circuito em si não está aterrado. (Então é impossível criar uma DDP).

Vou dar uma analisada mais a fundo no esquemático, depois eu posto.

O que é que aquela válvula 12AX está fazendo aí? Há algo de errado, essa válvula não pertence a esse amplificador, já que ele foi projetado para funcionar com válvulas cujo os filamentos funcionam com 6V e 5V (retificador).

Amigo, realmente não sei o que fazer, eu prefiro um esquema novo que use essas valvulas pois são as que tenho, se puder arrumar um eu ficaria muito grato. Uma duvida minha é sobre o trafo de saida, tem dois fios cortados nele que eu não sei pra que serve, se souber me fale.

Vou desmontar o amplificador, pois o mesmo está bem enferrujado e sujo, como já fiz o esquema eletrico e o mesmo não parece estar certo irei tentar achar outro, o problema é que já procurei bastante por um esquema que use essas valvulas e não encontrei nenhum, encontrei um que usa todas menos a 12ax7, mas usa mais duas outras valvulas. Fiz um upload dos datasheets no UP-File.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Você tem o modelo do amplificador?

No caso do Pino 1 e 6 da válvula 6L6 eles são utilizados apenas como suporte do fio.

Dá uma olhada no trafo de saída.

Nos enrolamentos do lado da entrada, naqueles sem conexão. Vê se a construção deles é a mesma que a outra válvula está ligada.

Essas duas válvulas 6L6 trabalham em defasagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi você que tirou o esquema né?

Tem certeza que tá certo?

Pelo esquema a entrada tá ligada ao filamento da válvula 6SN7. Geralmente a entrada vai na grade.

Você tá contando a pinagem corretamente? Olhando de baixo, os soquetes octais possuem um buraco no centro, nesse buraco tem um chanfro.

A partir desse chanfro, você vai contando em SENTIDO HORÁRIO, 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8, no sentido horário.

Tem certeza que é a 6SN7 GTA?

Faz o seguinte, verifique quais os pinos do filamento (com um multímetro na escala de 1k).

Vê se é realmente os pinos 7 e 8 que apresentam resistência.

Corrigi informação.

post-13676-13884934889583_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, o esquema está "certo", tanto as ligações das valvulas como os modelos das mesmas, certo que quero dizer é em relação as ligações e aos modelos de valvulas que o vendedor me enviou. Tenho quase certeza de que o esquema está completamente errado, por isso que peço a ajuda de vocês para conseguir um esquema que use as valvulas:

5U4

12AX7

6SN7 GTA

6L6 x2

Eu procurei na net toda e não achei nenhum esquema que use todas as valvulas, somente um que usava 1x 6SN7; 1x 6SA7; 1x 12AU7;1x 5U4; 2x 6L6. O problema com esse esquema é que ele não usa a 12ax7 e usa uma outra, a 6SA7. Se alguem conseguir fazer um esquema que use as valvulas que eu tenho o problema ficará resolvido.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Donley

amigo você está querendo usar uma valvula amplificadora e oscilador de RF

em audio?

esta vavula com certeza não pertence a este projeto.

6sa7.gif

monte tudo do zero fica mas fácil e montar amplificadores a valvula

é bem rapidinho.

Olá.

As válvulas estão corretas.

Só o esquema da válvula 6SN7 está errado. É outro modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto dei uma limpada no esquemático.

Consertei os defeitos na parte da fonte.

Adicionei um capacitor de 0,001uF entre o neutro e o chassis.

Alimentei as placas com alta-tensão.

Coloquei as válvulas em modo push-pull.

Mas mesmo assim eu acho que tem muitos erros. Eu acho que você errou na hora de tirar esse esquema aí, Donley.

Vê se não tem nenhum componente em curto.

A pinagem da sua válvula 6SN7 é diferente da que você tem no datasheet. A sua 6SN7 é outro modelo, certo? Eu coloquei a pinagem correta.

post-13676-13884934808441_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, é o seguinte, o esquema que eu fiz está "correto" de acordo como os componentes estavam ligados. Tenho praticamente certeza de que o esquema está errado, por isso peço a ajuda de vocês para montar um esquema completamente NOVO que use as valvulas: 2x 6L6; 1x 12AX7; 1x 5U4; 1x 6SN7. Estou pedindo ajuda pois não consegui encontrar nenhum esquema que usasse todas as valvulas de que disponho, se puderem ajudar ficaria muito grato.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Donley

O seu erro ao fazer o esquema está no seguinte .

Os pinos das válvulas são numerados no sentido dos ponteiros do relógio mas não vistos pela parte de cima , por onde a válvula está inserida .

Tem de olhar para os pinos com estes virados para si e contar no sentido dos pomteiros do relógio.

De outra forma ao desenhar o esquema olhe para os pinos do socket mas pela parte das soldaduras e depois conta no sentido dos ponteiros de relogio .

VISTO PELO LADO DAS SOLDADURAS DO SOCKET

Se olhar para o esquema que colocou da 6SN7 os pinos 1 e 2 (grelha e placa ) estão ligados aos 6,3V do transformador .Estas ligações deviam ser as dos pinos 7 e 8.

Isto aconteceu-lhe porque viu os pinos ao contrário do que devia.

Como é lógico todo o esquema que desenhou está trocado.

Note que se for montar outro circuito desse tipo e cometer o mesmo erro , vai destruir tudo.

Refaça o esquema que depois pode ver-se o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsfjr

no seu esquema tem diversos erros:

= as gresdes das 6l6 estão em curto G1 e como os catodos das valvulas estão

aterrado falta realimentação negativa.

cada G1 da 6L6 tem que ír para 1 placa da 12ax7 ,2 catado da 12ax7 do primeiro pentodo

através de capacitores .

AS grades G2 não tem alimentação e tem 2 resistores de 47k que divia está ligadas no +b

contem erros na parte do pré tambem, o potenciometro que devia ser

o volume está no catodo da 6sn7 , observe que o pré tambem não tem +B.

vou dá uma acertada no esquema depois eu posto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, eu não montei esse esquema, eu tirei ele de um amplificador que eu comprei, o que estou querendo é justamente conserta-lo. Sei que está errado, sei quais são os problemas, só preciso de ajuda para fazer um circuito novo que use as valvulas que tenho.

Donley

Como disse atrás ao tirar o esquema desse amplficador trocou ordem dos pinos das válvulas

, veja o post que coloquei .

A partir daí todo o esquema está errado .

Desenhe o circuito com os pinos das válvulas correctas.

Espero que me tenha feito perceber.

Foi você que tirou o esquema né?

Tem certeza que tá certo?

Pelo esquema a entrada tá ligada ao filamento da válvula 6SN7. Geralmente a entrada vai na grade.

Você tá contando a pinagem corretamente? Olhando de cima, os soquetes octais possuem um buraco no centro, nesse buraco tem um chanfro.

A partir desse chanfro, você vai contando em SENTIDO HORÁRIO, 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8, no sentido horário.

Tem certeza que é a 6SN7 GTA?

Faz o seguinte, verifique quais os pinos do filamento (com um multímetro na escala de 1k).

Vê se é realmente os pinos 7 e 8 que apresentam resistência.

rsfjr

Tem a certeza desta numeração dos pinos ? Não será ao contrário ?

Veja bem

rsfjr

no seu esquema tem diversos erros:

= as gresdes das 6l6 estão em curto G1 e como os catodos das valvulas estão

aterrado falta realimentação negativa.

cada G1 da 6L6 tem que ír para 1 placa da 12ax7 ,2 catado da 12ax7 do primeiro pentodo

através de capacitores .

AS grades G2 não tem alimentação e tem 2 resistores de 47k que divia está ligadas no +b

contem erros na parte do pré tambem, o potenciometro que devia ser

o volume está no catodo da 6sn7 , observe que o pré tambem não tem +B.

vou dá uma acertada no esquema depois eu posto.

weesm

Todo o circuito está errado por a ordem dos pinos das válvulas estar errada quando o Donley desenhou o esquema .

Penso que a solução será o Donley desenhar o esquema como tem na realidade , mas com a numeração correcta dos pinos das válvulas.

Assim pode ver-se como está o circuito , pode ter sido alterado . e fazer a reparação.foi tirado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsfjr

Tem a certeza desta numeração dos pinos ? Não será ao contrário ?

Veja bem

Zurca, eu peguei a numeração dos pinos das válvulas em folhas de especificações.

Sendo que existem 2 modelos de pinagem da 6SN7.

Pelo esquemático que o Donley passou, eu inferi que a pinagem do esquemático dele era diferente. Tanto é que no esquemático original, a entrada é ligada ao filamento. Quando se coloca a outra pinagem da 6SN7 a entrada passa para o catodo.

Weesm

Eu não refiz o esquemático, apenas redesenhei para uma maior legibilidade. Redesenhei e corrigi alguns erros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zurca, eu peguei a numeração dos pinos das válvulas em folhas de especificações.

Sendo que existem 2 modelos de pinagem da 6SN7.

Pelo esquemático que o Donley passou, eu inferi que a pinagem do esquemático dele era diferente. Tanto é que no esquemático original, a entrada é ligada ao filamento. Quando se coloca a outra pinagem da 6SN7 a entrada passa para o catodo.

Weesm

Eu não refiz o esquemático, apenas redesenhei para uma maior legibilidade. Redesenhei e corrigi alguns erros.

rsfjr

Ok mas viu esa pinagem incorrectamente .

A numeração que vê nos manuais é vista olhando para os pinos da álvula e a numeração começa pelo pino 1 e nos sentidos dos ponteiros do relógio. Isto coincide com a vista do lado das soldagens do socket da válvula.

O que colocou foi a vista pelo topo do socket e é ai que está o erro.

Neste caso como pode verificar a numeração é inversa.

Aliás o Donley fez o mesmo erro e logo todo o circuito está baralhado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsfjr

Ok mas viu esa pinagem incorrectamente .

A numeração que vê nos manuais é vista olhando para os pinos da álvula e a numeração começa pelo pino 1 e nos sentidos dos ponteiros do relógio. Isto coincide com a vista do lado das soldagens do socket da válvula.

O que colocou foi a vista pelo topo do socket e é ai que está o erro.

Neste caso como pode verificar a numeração é inversa.

Aliás o Donley fez o mesmo erro e logo todo o circuito está baralhado.

Sim, eu sei, realmente, eu coloquei a informação errada, vou corrigir o post anterior...

Zurca, eu simplesmente peguei o esquema de pinagem do datasheet e colei na figura. Não fiz nenhuma modificação no esquema de pinagem, portanto não está errado.

Weesm,

Acho que você está enganado.

No 6L6:

G1 (controle) está ligado através do resistor de 47k.

G2 (blindagem) está sem ligação, mas era para possuir algum potencial positivo menor que o potencial da placa.

G3 (supressor) está ligado internamente ao catodo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsfjr

O erro a que me referia era da numeração dos pinos do seu post ,mas já vi que corrigiu .

Fez bem , parabens.

Quanto ao circuito , como julgo que concorda , desenhado com os pinos errados não faz sentido.

Mesmo porque podem ter feito alterações .

Logo o melhor julgo que será o Donley redesenhar o esquema e depois vê-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!