Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler do processador com problema


darklobin

Posts recomendados

Fala pessoal,

tô com um probleminha aqui que espero que vocês possam me ajudar. Recentemente comprei uma placa de vídeo e um pente de memória ram novo. Após a instalação dos mesmos percebi que o pc estava esquentando mais que o normal. Pensei que fosse a placa de vídeo. Até hoje, quando abri o bicho e vi que o cooler do processador não estava jogando o ar para fora, e sim para dentro do processador. Rodando ao contrário. O cooler sempre trabalhou normalmente, retirando o ar quente de dentro do processador, não sei porque endoidou de vez. Tem alguma forma de voltar a ventilação normal? Ou somente com um cooler novo?

Especificação do meu pc:

Adaptador gráfico NVIDIA GeForce 6200 (256 MB)

Acelerador 3D nVIDIA GeForce 6200 AGP

Tipo de processador AMD Athlon 64, 2200 MHz (11 x 200) 3200+

Nome da Placa Mãe Asus K8V-X (5 PCI, 1 AGP, 3 DDR DIMM, Audio, Gigabit LAN)

Memória do Sistema 768 MB (PC2700 DDR SDRAM)

Qualquer ajuda é bem vinda!

Abraço :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pesquisei mais e descobri que existe coolers que realmente ventilam para dentro do dissipador. mas no meu caso ele sempre ventilou retirando o ar quente de lá. será que estou enganado? (por exemplo, se não tiver jeito mesmo de ele trocar a direção sozinho). aliás eu uso o próprio cooler que veio com o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ate onde eu saiba, coolers de processadores em geral funcionam assim mesmo. Ar de fora pra dentro. O ar que sai é coletado pelos coolers exaustores ou do gabinete ou da fonte (geralmente coolers que ficam na parte de trás ou até mesmo no teto). Verifique o seu sistema de refrigeração (posição dos coolers) e passe para nós para podermos lhe ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que sei esta correto o sentido do cooler do seu processador, ou seja de fora pra dentro.

O cooler lateral geralmente funciona tambem como ventilador. No seu caso esta como exaustor, podendo atrapalhar na refrigeração do processador.

Exaustores geralmente ficam posicionados na parte traseira, entre o meio e a parte superior do gabinete, ou no teto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tauvez você tenha se enganado ao achar q o cooler tirava o ar do processador.

Tambem achei isso quando eu fui fazer manutençao e um DUron com cooler de Athlon Xp 2800+

O intereçante e qui ele realmente gira au contrario, mais as aelices dela diferiona o ar para o dissipador.

Mais se você quiser inverte, basta desparafusar e coloca-lo de cabeça pra baixo no dissipador.

Mais o recomendado mesmo e deixa ele jogano o ar no dissipador.

Como o amigo ai em cima disse, coloque o cooler da porta lateral colocando ar no gabinete,

Assim você refrigera a maioria dos componentes, e ainda ajuda o cooler do processador.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, valeu pela ajuda pessoal. só uma última dúvida, eu li na internet que fazendo isso que vocês estão me recomendando, posso atrapalhar o cooler do processador de alguma forma, está certo ou não? e uma outra pergunta óbvia, mas vai aumentar a poeira dentro do gabinete não é? valeu pela colaboração ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poeira entra mesmo. Se alguém souber de um modo de impedir, me avise... :P

Zoeira. Mas eu acho melhor ter o trabalho de limpar coolers e dissipadores de calor eventualmente do que queimar algum componente. Coolers baratos de de baixa rotação não geram muito barulho e já ajudam um pouco a baixar temperaturas. Dutos de ar podem ser de grande utilidade também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o cooler do processador DEVE jogar o ar para cima do dissipador, jamais deve retirar o ar quente, pois o papel dele no pc é justamente provocar um grande fluxo de ar dentro do dissipador de calor do processador... já vi casos que o cooler estava invertido, puxando o ar em vez de soprar.... bem, nesse caso o processador estava passando dos 70ºC...

exaustores devem ser colocados somente na parte traseira do gabinete, pois ajudam a retirar o ar quente de dentro do gab juntamente com o cooler da fonte... ventiladores podem ser usados na parte dianteria do gab, puxando o ar frio de fora pra dentro...

na lateral, se houver cooler, deve ser colocado como ventilador também, auxiliando o cooler do processador jogando ar frio para cima do proc.

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o cooler do processador DEVE jogar o ar para cima do dissipador, jamais deve retirar o ar quente, pois o papel dele no pc é justamente provocar um grande fluxo de ar dentro do dissipador de calor do processador... já vi casos que o cooler estava invertido, puxando o ar em vez de soprar.... bem, nesse caso o processador estava passando dos 70ºC...

exaustores devem ser colocados somente na parte traseira do gabinete, pois ajudam a retirar o ar quente de dentro do gab juntamente com o cooler da fonte... ventiladores podem ser usados na parte dianteria do gab, puxando o ar frio de fora pra dentro...

na lateral, se houver cooler, deve ser colocado como ventilador também, auxiliando o cooler do processador jogando ar frio para cima do proc.

valeu!

Falou e dizeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!