Ir ao conteúdo

Controle de Luz via PC

.SubZero.

Posts recomendados

Postado

Um pequeno esquema onde o objetivo é controlar uma lampada e um ventilador pela porta paralela do PC e automaticamente também por um controle IR.

1º Problema... o meu primeiro esquema funcionama apenas com 1 resistor, 1 transistor, 1 relê, e 1 diodo. O pc controlava a luz mais o interruptor da parede ficou inutilizado (Mãe = "Menino faz isso voltar a funcionar!!!!" :D )

Ai lembrei dos interruptores paralelos :palmas: , de um lado fica o interruptor (na parede) e do outro lado do circuito vai a PCI que é um interruptor paralelo digital :tantan: acho que posso dar esse nome a ele!

2 vezes (luz e ventilador)

o PC controla a placa PCI através da porta paralela, fiz um programa em VB que serve para enviar os dados corretos para a porta, usei também o girder32 para capturar os sinais do controle remoto executar o programa para acionar a luz ou o ventilador.

Na PCI se vê os dois relês de contatos reversíveis que é o coração do interruptor digital, os sinais são enviador para o relê grandão que controla o sinal de 220v

Dava pra fazer uma placa menor... mais eu não conheço muito de eletrônica, assim usei os componentes que tinha aqui em casa mesmo, mesmo assim a placa coube dentro da caixa da parede!

Lista de exageros :D

2 relês contatos normais (12v / 220v)

2 relês contatos reversíveis (6v / 220v)

4 transistores (BD137 NPN)

2 diodos (1N4148)

2 resistores (2,2K "vermelho, vermelho, vermelho")

cabo (5 fios no minimo)

post-20713-13884935280889_thumb.jpg

post-20713-13884935285033_thumb.jpg

post-20713-13884935285264_thumb.jpg

Postado

Controlar as coisas pelo PC é muito legal mesmo.

Eu te recomendo colocar uns acopladores ópticos nele para isolar a sua porta paralela. ficaria mais seguro.

Postado

jefersonap

acopladores ópticos seriam uma proteção a mais... porém, se a placa tivesse ficado 1 centimetro maior não caberia na parede...

por falar em evitar a queima... será que dá pra recuperar a porta paralela queimada???? é q durante testes eu coloquei +5v onde teria que ligar o GND!!! queimei a entrada, so ta funcionando as saidas!

Postado

Eu acho que não sub zero a porta paralela é controlada pelo chipset ponte sul se não me engano, você deu sorte de não ter perdido a placa mãe.

Dá pra usar a porta 378 como escrita / leitura, é só você colocar no setup ela para ECP/EPP.

E esta sua plaquinha dá pra diminuir bem viu.

• 1 ano depois...
Postado

Boa noite galera,

estou com uma ideia parecida com isto, somente tentando acionar um interruptor que teria comunicação pela porta serial..

Postado
Amigo

Já que postou em um tópico parado a mais de 1 ano, deveria mostar logo a sua ideia, detalhes, etc!

Boa tarde,

estou tentando construir um interruptor de controle pelo computador, mais especificamente para controle de uma catraca etretromecanica. Ela possui uma bobina que efetua a liberação do giro, e no momento esta sendo controlada manualmente por um interruptor. Mas adquirir recentemente um software de controle por biometria que permite integrar a liberação da catraca por um pulso pela porta serial por determinado tempo. Porém não tenho conhecimento total nesta área, estudo mecanica no CEFET-ES, mas me interesso muito pela área da informatica e eletroeletronica. gostaria de saber se exite a possibilidade de estar fazendo esta ligação e como teria que estar fazendo a ligação da porta serial ate o interruptor, que seria acionado através do pulso enviado pelo programa atraves da porta serial ou paralela ate o interruptor liberando assim automaticamente a catraca.

Desde ja agradeço pela atenção e compreenção,

obrigado

• Membro VIP
Postado
Boa tarde,

Mas adquirir recentemente um software de controle por biometria que permite integrar a liberação da catraca por um pulso pela porta serial por determinado tempo.

Precisa saber qual é o sinal enviado por esta soft para a porta que pretende usar.

Postado
Um pequeno esquema onde o objetivo é controlar uma lampada e um ventilador pela porta paralela do PC e automaticamente também por um controle IR.

1º Problema... o meu primeiro esquema funcionama apenas com 1 resistor, 1 transistor, 1 relê, e 1 diodo. O pc controlava a luz mais o interruptor da parede ficou inutilizado (Mãe = "Menino faz isso voltar a funcionar!!!!" :D )

Ai lembrei dos interruptores paralelos :palmas: , de um lado fica o interruptor (na parede) e do outro lado do circuito vai a PCI que é um interruptor paralelo digital :tantan: acho que posso dar esse nome a ele!

2 vezes (luz e ventilador)

o PC controla a placa PCI através da porta paralela, fiz um programa em VB que serve para enviar os dados corretos para a porta, usei também o girder32 para capturar os sinais do controle remoto executar o programa para acionar a luz ou o ventilador.

Na PCI se vê os dois relês de contatos reversíveis que é o coração do interruptor digital, os sinais são enviador para o relê grandão que controla o sinal de 220v

Dava pra fazer uma placa menor... mais eu não conheço muito de eletrônica, assim usei os componentes que tinha aqui em casa mesmo, mesmo assim a placa coube dentro da caixa da parede!

Lista de exageros :D

2 relês contatos normais (12v / 220v)

2 relês contatos reversíveis (6v / 220v)

4 transistores (BD137 NPN)

2 diodos (1N4148)

2 resistores (2,2K "vermelho, vermelho, vermelho")

cabo (5 fios no minimo)

Boa tarde Amigos

Sou leigo em eletrônica mas queria criar um circuito que

trabalhe em paralelo com o interruptor , gostei muito de sua ideia mas teria como vocês me passar algum desenho de como são interligados este componentes.

Tipo a corrente de 220 v e ligado a qual relê?

Desde já agradeço pela atenção e compreensão,

obrigado

• 3 meses depois...
Postado
Precisa saber qual é o sinal enviado por esta soft para a porta que pretende usar.

boa noite,

a ideia é simples...

eu pretendo acionar uma solenoide através de um controle dos sinais da porta serial.. so que infelizmente nao possuo conhecimento de eletronica para a criação do circuito que faria a funçao muito simples de um interruptor... passa, nao passa corrente.. e este comando seria através do impulso da porta serial gerado por um programa ja adequando para enviar este tipo de impulso..

• 6 meses depois...
Postado

Boa tarde!

Estou tentando fazer um circuito, temporário, em protoboard (matriz de contato), em toria é o seguinte: fazer um circuito ligado via porta paralela em um pc e fazê-lo acender led's utilizando, preferencialmente, a linguagem logo.

Meu grande problema é: que comnados utilizar para fazer isto?

Se alguém puder me ajudar, e se tiver um esquema deste circuito eu agradeço!

Desde já obrigado!!

Postado

Opa eu tenho um programa que liga as portas I/O da paralela, e tenho um desenho como ligar os pinos tambem, funciona muito bem....

Mais não tenho o programa agora somente em casa, assim que eu chegar eu posto ele aqui!

• 3 semanas depois...
Postado

Opa. Xô dar uma ideia pra vocês. ;)

Acho que pode ser a solução.. (ou não) . Se chama ARDUINO. É uma base eletronica para diversos circuitos que está virando FEBRE na internet e mundo afora. Muita gente está usando. Ele tem um PIC programavel, que pode ser carregada com um programa por USB e em Windows/MAC/LINUX.

A linguagem é baseada em C, mas parece que ele tem uma linguagem propria também. Parece MUITO legal. Eu tô encomendando um para fazer testes.

Ele conversa com zilhares de interfaces externas, de tudo que é tipo, sensores, e interage com eles baseado em sua programação, tem diversas portas digitais e analogicas, entradas e saidas.

Os exemplos mais simples pra se fazer, assim que se compra é piscar alguns leds por programação. :) E disso vai até onde a imaginação deixar ! :)

Existe inclusive um site nacional dele : ARDUINO.COM.BR

E o site principal : www.arduino.cc

ACho que ele termina com o "GAP" entre ligar computadores e aparelhos externos e ainda funcionar stand-alone, isso com baixissimo custo. :)

Eu achei no Mercado Livre pra comprar. :)

Postado

Acho que ele confundiu PIC com micro-controlador...

Parece legal esse ARDUINO, mas ainda prefiro programar meus PICs ;D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...