Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Otimizando a Rede!


rmst

Posts recomendados

aê galera, tem dois pcs aqui em casa, e como comprei um modem roteador SpeedStream 4200 que tem duas saídas, uma USB e uma Ethernet, não precisei comprar HUB! No meu pc, onde esta o modem liguei pela porta USB e o pc do outro cômodo da casa liguei pela porta ethernet! Até aí tudo bem, configurei ele como roteador e tudo mais! a conexão ta beleza!

Eu queria saber se é só isso mesmo, eu queria saber se dar pra colocar IPs diferentes em cada máquina?

E por fim, qualquer coisa que melhore essa rede que montei, alguma configuração, ou é só isso mesmo q fiz esta bom?

Valeu galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí rmst, beleza?!

Também montei uma rede aqui em casa com esse modem 4200, ele é show não é mesmo? Mas minha rede possui 4 máquinas com a minha, e desta forma precisei comprar um hub, pois uma conexão de banda pega apenas 2 pcs ligadas ponto-a-ponto sem o hub. Entedeu?

Uma rede propriamente dita necesitaria mesmo de Hub, Modem e routeador. Mas, que felicidade a nossa esse modem routeado né cara!!!

Mas, em relação a sua rede, você nem precisaria routear o modem, se é que você realmente routeou. COMO você ROUTEOU? Para routeá-lo você tem que entrar em sua interface e configurá-lo todinho. É um trabalho mais ou menos difícil. Reveja o routeamento, pois ele poderia também funcionar ponto-a-ponto desta forma que você fez (não testei) Mas já que o fez, e está utilizando as duas conexões (ethernet e usb), coisa que eu nunca vi, rsrsrsrss, e tá tudo beleza sem dá conflito, então tranquilo.

Cara, tem um tutorial que fala todinho no routemento desse modem, e que foi até meu Professor de informática da facul que fez, o cara é fera mesmo, aprendi com ele. você pode achar no site abusar ou na nete. Pesuise no google "routear modem speedstream 4200". se não achar me posta aí de novo pois ainda não sei criar um link aqui no fórum, valeu.

Só não tenho certeza que dessa forma a distribuição das bandas de rede serão bem distribuidas e organizadas, pois você colocou em dois pcs diferentes em 2 saídas primárias de uma mesma origem, e ainda sem direcionamento e controle de fluxo, sendo este, o principal objetivo do hub.

Se você quiser configurar ips estáticos nos pcs deverá rever a configuração do router e colocá-lo como um host, que alimentará as duas máquinas. Além disso você precisará saber o DNS primário e secundário da sua região, configurando-os também na rede.

Aqui está um exemnplo de como eu fiz na minha rede:

No meu pC, onde é o "servidor" da internet e onde estão ligados o modem e o hub configurei assim:

Em propriedades de conf de rede/ propriedades tcp/IP Endereço de IP: 10.0.0.2

Mascara subred: Ele cria só

Gatway padrão: 10.0.0.1 - que será o endereço do roteador (o host)

DNS Preferencial:

DNS alternativo: Os de sua região (você tem que colocar!)

Nas outras máquinas usei endereços de IP diferentes a partir de 10.0.0.3

O gatway deve ficar o mesmo 10.0.0.1 e os DNS também

Em propriedades da internet você deverá configurar a máquina servidora em DHCP (automático)

Se tudo correr bem e o modem estiver realmente routeado dará tudo certo. Dentre as características de um routeamento são: acesso independente entre as máquinas, já que as informações que o router pega da rede ficam armazenadas na memória do modem, ale´m dissoo você tem que informar ao router quando estiver configurando-o o login de usuário e a senha de seu provedor, pois ele redicionará para todas as máq.

Uma Excelente manha: Quando você estiver com sua rede toda pronta, vá em menu iniciar/executar e digite gpedit.msc aparecerá uma tela, então vá em configuração do computador/modelos administrativos/rede/agendador de pacotes QoS/limitar largura de banda reservável, aparecerá outra tela para você limitar a banda que já está pré configurada para reservar 20% da rede, só que o windows praticamente não utiliza e você perde com isso, então você digita 0 (zero) no campo abaixo e deixa "ativado", clica em ok e pronto. Depois você vai em conf. de rede/conexão local/propriedades e na guia geral verifique se a opção Agendador de pacotes QoS está ativada, se não, ative-a marcando o quadradinho dela e clik em OK.

você deverá fazer isso em todas as máq. q estiverem na rede. Liberará 20% da banda de sua rede Ok.

Espero ter ajudado.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!