Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber a taxa de bitagem de uma memória?


AceyPC

Posts recomendados

Gostaria de saber como descubro a taxa de bitagem de um módulo de memória. Aqui deixo como exemplo uma referência deixada por certo vendedor.

DDR2 PC6400 CORSAIR 1GB TWIN

CORSAIR 1GB (2x512Mb) TWIN Xtreme Performance KIT 240-Pin DDR2 PC2-6400, Model TWIN2X1024A-6400, 5-5-5-12-T1 latency, Organization: Two matched CM2X512A-6400, 64M x 8 DDR2, Lifetime warranty

Outra coisa: como faço para aproveitar 100% da taxa de bitagem de um placa de vídeo na relação com a taxa de bitagem da memória?

Posso utilizar uma placa de 256 bits (eVGA GF7 7950 GT KO 512MB PCI-E ) com essa memória aqui, sem perda de desempenho?

Características:

eVGA GF7 7950 GT KO 512MB PCI-E

eVGA e-Geforce 7950 GT KO PCI-E 512MB DDR3 Video Card w/VGA-Out, DVI, S-Video - Retail. Chipset: NVIDIA GeForce 7950 GT KO, 650MHz GPU, Memory Clock: 1.45GHz, Bus: PCI-E, Memory Interface: 256-bit DDR3. Part# 512-P2-N635-AR. 3 Years Manufacture's Warranty.

Com os módulos aí de cima, funciona aos 100%?

Mais:

no seguinte módulo, aproveito ao 100% a taxa de bitagem da mencionada placa de vídeo (posso instalar um Windows XP 64 bits, neste conjunto aí de baixo)? Sei que vai proporcionar um gargalo na freqüência, mas por enquanto não há problema:

Geil 1GB DDR2 PC-4300 - Model GX21GB4300UX, DDR2-533(PC2-4300), 240 Pin DDR2 SDRAM, CAS 3-3-3-8, Non-ECC, Unbuffered, Support Voltage: 1.8V, Organization: 64x8 DDR2 FBGA Chips. Lifetime warranty.

Enfim, como aproveitar 100% dos 256 bits da gpu?

Deveras agradecido...

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não entendi muito bem o que seria "taxa de bitagem", mas pelas suas perguntas, você deve estar falando do tamanho do barramento.

Bom, quanto ao tamanho do barramento de todos os pentes DIMM (assim como DDR ou DDR2) é de 64 bits. É um padrão. Sabendo disso é que podemos calcular a velocidade da memória em Bytes:

Velocidade em Bytes = (Frequência do Barramento x Tamanho do Barramento) / 8 bits

Quanto às placas de video, o tamanho do barramento que é fornecido na venda do produto se refere ao barramento GPU-GDRAM, ou seja, entre a GPU e as memórias. Não sei se a GPU também processará as instruções neste mesmo tamanho (alguém aê sabe?). Mas onde quero chegar é que a comunicação entre a placa de video e a placa-mãe depende do barramento da expansão. Por exemplo, a interface AGP utiliza um barramento de 32bits, enquanto que o PCI-e utiliza 64bits.

Resumuindo: Entre a PV e a memória, existem pelo menos 3 barramentos, de tamanhos diferentes (barramento GPU-GDRAM de 256bits, barramento PCI-e ou AGP de 64bits ou 32bits, e Barramento de Memória de 64bits ou 128bits se Dual Channel)

Bom, entendeu? Sabendo disso, tente reformular sua pergunta...

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não entendi muito bem o que seria "taxa de bitagem", mas pelas suas perguntas, você deve estar falando do tamanho do barramento.

Bom, quanto ao tamanho do barramento de todos os pentes DIMM (assim como DDR ou DDR2) é de 64 bits. É um padrão. Sabendo disso é que podemos calcular a velocidade da memória em Bytes:

Velocidade em Bytes = (Frequência do Barramento x Tamanho do Barramento) / 8 bits

Quanto às placas de video, o tamanho do barramento que é fornecido na venda do produto se refere ao barramento GPU-GDRAM, ou seja, entre a GPU e as memórias. Não sei se a GPU também processará as instruções neste mesmo tamanho (alguém aê sabe?). Mas onde quero chegar é que a comunicação entre a placa de video e a placa-mãe depende do barramento da expansão. Por exemplo, a interface AGP utiliza um barramento de 32bits, enquanto que o PCI-e utiliza 64bits.

Resumuindo: Entre a PV e a memória, existem pelo menos 3 barramentos, de tamanhos diferentes (barramento GPU-GDRAM de 256bits, barramento PCI-e ou AGP de 64bits ou 32bits, e Barramento de Memória de 128bits ou 256bits se Dual Channel)

Bom, entendeu? Sabendo disso, tente reformoluar sua pergunta...

Espero ter ajudado!

Só para esclarecer o barramento de memória não seria 64bits single channel e 64*2Bits dual channel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para esclarecer o barramento de memória não seria 64bits single channel e 64*2Bits dual channel?

Opa! Me desculpem! Me confundi... :(:cry:

Escrevi certo no início, e errado no final...

Editando: o barramento de memória DIMM é de 64bits, para Single Channel e 128bits para Dual Channel.

Valeww!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!