Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Uma duvida o rele k4 nao tem ligaÇÃo entre o 87a e o 30 e também no rele k3 87a e 30 nao sÃo ligaÇÕes

Exatamente!

Aquilo que está marcado pela seta vermelha na figura abaixo não se trata de uma ligação externa. Representa o contato interno do relé. O mesmo vale para os outros relés.

Detalhedoesquemadotortanacara.jpg

para a chave do juiz passa o fio no rele k2 e k1 no 30 e vai para o botao do juiz

Sim, o botão do juiz vai ligado nos pinos 30 dos relés K1 e K2.

o 86 do rele k3 e o 30 mais um fio dos botÕes dos jogadores e 85 e 30 do k4 mais um fio de cada um dos giroflex vão para fonte no fio negativo

Exatamente.

Postado

AC = corrente alternada e DC = corrente contínua.

http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrodinamica/caecc.php

Pilhas e baterias fornecem corrente contínua.

Uma fonte destas também:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-176675309-fonte-12v-volts-1a-amper-automatica-estabilizada-e-chaveada-_JM

A tensão da tomada é alternada. Uma fonte linear possui um transformador que diminui esta tensão, mas, ela permanece alternada. Para virar contínua, é necessário usar diodos retificadores e para torná-la estável, capacitor de filtro.

• 3 meses depois...
Postado
Pessoal noa entendo muito de reles qais reles dao esses qual referencia devo dar obrigado

Peça por relé auxiliar de 5 pinos. Destes:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-199938653-rel-auxiliar-4-e-5-pinos-12v-40a-para-uso-geral-_JM

apenas para fim de curiosidade, o que acontece se S1 e S2 forem apertados exatamente ao mesmo tempo?

Se as chaves forem pressionadas ao mesmo tempo, o relé que for mais rápido irá desativar o outro. Se os tempos de ativação dos dois relés forem iguais, ambos irão ficar ligando e desligando enquando as chaves estiverem pressionadas e aí a chave que for solta por último irá vencer.

• 2 semanas depois...
Postado

boa tarde, estou tentando montar esse esquema, por sinal otimo parabens. Tive certa dificuldade para encontrar o diodo 4004 e o rapaz da eletronica me indicou o 4007, dizendo que ele serve.

Ai eu pergunto, serve? Substitui o 4004?

Grato.

Postado

Continuo montando o sistema. Tenho uma central de alarme antiga PPA codigus 5, a placa esta queimada, mas o gabinete perfeito. Ele tem um transformador 12v, acho que chama trafo. (?)

Posso montar os reles ligado a este transformador, direto? Ele funcionaria como fonte. Vou montar dentro do gabinete para economizar e escondar a fiacao, ai pensei em aproveitar as ligacoes.

Valeu.

Postado

Sim, você pode usar esse transformador, mas, como a tensão dele é alternada, o que não é o ideal para o relé, retifique e filtre essa tensão:

Retificadoresparafontede12V.png

O esquema da esquerda é para transformadores com três fios no secundário (12+12V) e o da direita para transformadores com dois fios.

Postado

Terminei de montar o sistema. Montei a principio sobre uma bancada.

Ao pressionar o botao, o rele faz um som tipo rrrrrr, a luz acende mas quando solto o botao ela apaga. Sera que a fonte que estou usando nao consegue armar o rele, ela tem 12v 500mA? Acho que é fraca.

Outra duvida o polo 87a é o do meio do rele?

Valeu.

Postado

ola amigo eu tenho os giroflex ja para 110v

consigo montar o mesmo esquema?

existem reles para 110v?

muito obrigado a todos

Opa, valeu claudomirorl pela ajuda. Eu queria saber se dá pra por alguma coisa pra fazer barulho, pra quando apertarem o botão soar uma sirene junto. No mais o esquema me pareceu bastante simples, vou começar a procurar as coisas em ferro-velhos pra ver o que eu acho.

ola claudomirol eu tenho os goxoflex de 110v da para fazer o mesmo esquema?

existe rele de 110v?

desculpe minha ignorância eu não sei muito bem como funciona essa coisa de forum não sei estou mandando a pergunta no lugar certo

então muito obrigado de antemão

Postado

felipao 79, até existem relés para 110V, mas não é aconselhável utilizá-los, devido ao perigo de choque elétrico, já que nos botões também existiria essa tensão, além do que, relés para 110v são mais caros do que os de 12V, que você compra por cerca de R$5,00 cada.

Você encontra fontes de alimentação de 12V por menos de R$10,00:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-201921868-fonte-estabilizada-chaveada-110220v-para-cftv-12v-1a-_JM

Os giroflex são um pouco caros, mas tem um jeito de você usar os de 110V, adicionando 2 relés ao circuito:

EsquemadoTortanaCaraparaGiroflexde110V.png

A fonte de 12V deverá ser capaz de fornecer pelo menos 500mA.

Postado

Olha, eu creio que isso seja impossível.

Como a velocidade da corrente é muito alta, mesmo diferença de milissegundos entre um jogador e outro seria suficiente para proporcionar que uma lâmpada acendesse antes q a outra.

A probabilidade dois apertarem exatamente ao mesmo tempo creio que seja nula.

apenas para fim de curiosidade, o que acontece se S1 e S2 forem apertados exatamente ao mesmo tempo?
Postado

Finalmente consegui. Esta funcionando perfeitamente. Nao me pergunte onde estava o erro pois nao sei......

Simplesmente desmontei e montei de novo, com bastante atencao.

Ate a sirene esta funcionando, apanhei um pouco pois tinha montado o diodo invertido, agora ta beleza.

Valeu galera. E mais uma vez parabens pelo sistema.

Postado

Para mais de 2 jogadores apenas com relés eu não consegui fazer. Tive de recorrer a três circuitos integrados 4013:

No esquema não aparece a ligação dos pinos de alimentação dos CIs. O pino 7 é o GND e o pino 14 o VDD (12V).

DetectordePrimeiroEvento.png

• 2 meses depois...
Postado

Olá colegas! Vocês conhecem algum esquema para pontuação deste jogo? Tinha pensado em algo com tela lcd, mas vi também os painéis de led. Queria que ele desse pontuação 15 , 10 ou 5 dependendo do momento que foi a resposta.

A principio pensei em colocar 3 botões para o operador do jogo, onde cada um dava uma pontuação, 15, 10 ou 5. Estou que brando a cabeça aqui para relembrar meu curso de eletrônica de 10 anos atrás, mas ainda não saiu nada. heheh.

Caso alguém possa me ajuda, agradeço.

• 4 meses depois...
Postado

Claudomiro, Gostei muito do seu sistema do esquema para o jogo passa ou repassa.

Você poderia construir este sistema para mim com 10 jogadores?

Só preciso da caixa de comando, depois eu compro a sirene, botões e giroflex.

abs

• 6 meses depois...
Postado

Tive que desenterrar esse tópico para postar meu jogo montado.

Obrigado claudomirorl pelo esquema.

O próximo eu vou fazer na calma, com a luz piscando e com o som igual ao do passa ou repassa, rss.

Este eu fiz de emergência para uma brincadeira amanhã com as crianças, então as botoeiras eu achei na auto elétrica e o RESET tirei de um mouse. Tem botão liga/desliga e o outro vermelho é estático, pois comprei errado para o RESET. No próximo eu coloco as botoeiras corretas. Usei LED verde e vermelho sem falar da sirene :lol:

• Curtir 1
  • 5 meses depois...
Postado

Ola meu amigo.... tentei montar esse jogo com relés automotivos, mas acho que os relés são errados, pois n dá certo. Tem que ser no mesmo relé um contato NF e outro NA isso??? tem como você me enviar tudo montado e quanto custa okk

Postado
Ola meu amigo.... tentei montar esse jogo com relés automotivos, mas acho que os relés são errados, pois n dá certo. Tem que ser no mesmo relé um contato NF e outro NA isso??? tem como você me enviar tudo montado e quanto custa okk

Sim, cada relé tem um contato NA e outro NF. São conhecidos como relé auxiliar de 5 pinos:

RELEAUTOMOTIVO.jpg

Os pinos são numerados (85, 86, 30, 87 e 87A) No esquema, os números dos pinos estão indicados:

EsquemaTortanaCaracomSirene.jpg

Não comercializo as peças nem o aparelho montado.

Segue roteiro para conferência das ligações:

1 - Pino 86 do relé 1 no pino 87A do relé 2

2 - Pino 85 do relé 1 no pino 87 do relé 3 e num dos terminais da chave 1

3 - Pino 87 do relé 1 no pino 85 do relé 3, no ânodo do diodo 1 e num dos terminais da lâmpada 1

4 - Pino 87A do relé 1 no pino 86 do relé 2

5 - Pino 30 do relé 1 no pino 30 do relé 2 e num dos terminais da chave liga-desliga

6 - Pino 85 do relé 2 no pino 87 do relé 4 e num dos terminais da chave 2

7 - Pino 87 do relé 2 no pino 86 do relé 4, no ânodo do diodo 2 e num dos terminais da lâmpada 2

9 - Negativo da bateria nos pinos 86 e 30 do relé 3, pinos 85 e 30 do relé 4, terminais que sobraram das chaves 1 e 2, terminais que sobraram das lâmpadas 1 e 2 e negativo da sirene

10 - Cátodo do diodo 1 no cátodo do diodo 2 e no positivo da sirene

11 - Terminal que sobrou da chave liga-desliga no positivo da bateria

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...