Ir ao conteúdo

Diminuir ruído gerado por cooler

Evandro

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá pessoal !

Recentemente comprei uma controladora de coolers (recomendo a todos), e reparei que um dos coolers de 120, que tem as pás "curvas" faz menos ruído e um ruído menos chato que o outro que tem as pás retilíneas.

Gostaria de saber se alguém sabe se posso alterar esse cooler de modo a diminuir o ruído que ele gera mas sem perder vazão.

Curioso é que quando ele estava na parte traseira do gabinete não fazia tanto barulho.

Outra coisa que estou pensando é em colocar isopor em algumas partes do gabinete pra abafar um pouco o ruído e tb direcionar o ar a ser captado pelo frontal (pra vir do buraco no assoalho do gabinete e não de qualquer parte da frente), alguém sabe se funciona ?

Agradeço a atenção ! :-BEER

Postado

E aí Evandro!

A não ser que o cooler seja muito do vagabund(o), eles só fazem muito barulho se eles estiverem com o rolamento ressecado. Você precisa lubrificá-lo. É simples! Geralmente você só percebe isso depois que muda a posição ou, quando a situação já tá bem preta, logo depois de ligar o computador.

Se não souber como se faz, pode pedir ajuda aqui!

Abraço!

Postado

A colocação de isopor pode vir a aumentar a temperatura da máquina.

Talvez essa não seja uma boa ideia.

Tente lubrificar os coolers com desengripante (wd-40).

Postado

Amigos vocês sabem se colocar aquela estuma em forma de ""caixa de ovo"" nas laterias no gabinete reduz o ruido,Pois tenho os seguintes coolers.

Cooler fonte 8 cm

Cooler exaustor (traz) 8 cm

Cooler Ventilador(frente) 8 cm

Cooler blower 8 cm

Cooler duplo hd1

Cooler duplo hd2

Cooler processador 8 cm

Cooler vga 8 cm

Todos funcionam bem,não fazer muito barulho porque comprei de marcas boas,e estou pensando em colocar 2 de 12 cm na lateral do gabinete.

Postado

Na minha máquina eu uso espuma "casca de ovo" combinado com aquelas mantas que se usam por dentro de caixas de som proficionais. Não sai caro, mas o importante é saber escolher o local de colocar a espuma e onde colocar a manta, pois se colocar em local errado, realmente diminui o fluxo de ar no gabinete, aqui em casa eu acredito que tenha diminuido pelo menos uns 5 decibeis da barulheira dos fans.

• Membro VIP
Postado

Obrigado pelas respostas !

O isopor eu pretendo colocar só na tampa plástica da frente do gabinete, na forma de "U" invertido pra captação de ar ser feita somente pelo buraco que tem embaixo.

Uma camada de isolante acústico na tampa lateral, desde que fina/média não creio que vá afetar o fluxo de ar.

O que me incomoda é o fan que estava na parte de trás e passei pra frente que faz um ruído chato que o novoi não faz, e eles diferem muito no desenho das pás.

Não lembro de ele estar sujo por dentro, mas vou averiguar, obrigado !

Postado

Na verdade boa parte do ruido vem da vibração dos fans e do "atrito" do ar com os furinhos do gabinete para a entrada ou saida deste. No meu gabinete eu coloquei arruelas de borracha em todos os contatos dos parafusos com os cooler's para diminuir o barulho de vibração, e na entrada de ar onde tenho um fan eu coloquei uma espuma fina que não permite a entrada de poeira e de quebra diminui o atrito do ar. Agora na saida de ar onde tenho um fan para exaustão, estou pensando seriamente em cortar aquelas bolinhas e comprar uma crelha simples de 80mm.

• Membro VIP
Postado

Valeu Jereba !

Eu pensei em cortar a parte traseira, mas me preocupo com a revenda do gabinete.

E já peguei uma meia calça com minha mãe pra colocar de filtro (antes que alguém zue que é pra uso próprio tá desfiada.. :lol:)

As arruelas eu vou procurar porque quando instalei esse cooler na frente ele pegava em alguma parte, aí coloquei calços de papelão pra imporvisar.

Obrigado !

Mas recortar o cooler nem rola certo ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!