Ir ao conteúdo

Instalar o linux com win2000 server

celsoboy

Posts recomendados

Postado

Saudações,

Não entendo nada de Linux e quero instalar na minha máquina, quero saber qual versão instalar.

Tenho um PII 400 mhz 256 MB RAM com HD  de 10 GB e 2 partições, na primeira Windows 2000 Server 2GB, na segunda só dados 3GB e tem uma parte que ainda nunca foi usada/formatada que é do restante do HD 5GB, quero saber se não vai detonar o meu windows e se o Linux vai achar o resto do hd e particionar para mim e instalar criando o dual boot. Eu uso só NTFS.

Mesmo com a versão mais pesada do Linux, qual o tamanho mínino para a instalação?

Dá pra baixar o Linux da internet?

Abraço,

Celso

Postado

Celsoboy,

Vamos por partes:

Qual distro instalar?

Dê uma olhada nas discussões aqui do Clube do Hardware, minha opinião pessoal fica entre o Red Hat e o Conectiva, atualmente uso o Red Hat 7.3.

Detonar o Windows?

Não vai, não. Afinal você vai instalar numa partição livre (5Gb). Os particionadores do linux resolvem isso belezinha, reconhecem a partição livre e dai para frente é só criar as partições swap (dica: 256Mb) e / (root) com os Mbytes restante da partição.

Dual boot?

Como você usa o RWin2000, ele será responsável pelo boot.

Para fazer o dual boot basta seguir o HOW-TO do link abaixo:

How to - Boot com NT e Linux

Importante: Durante a instalação do Linux você deve instalar o gerenciador do boot (LILO ou GRUB) na particao /boot e NÃO na MBR!!!. E não esqueça de ter um disquete para gerar o boot do linux. Depois basta dar o boot com o disquete criado e seguir a receita de bolo do link acima.

Tamanho necessário para instalar o LINUX?

Uma instalação padrão do Gnu/Linux (Conectiva/Red Hat) tem cerca de 600Mb. Mas dá pra colocar o Gnu/Linux, e usar como firewall, apenas num disquete. |8)

Baixar o  Gnu/Linux da internet?

Claro que dá. Vai depender da sua conexão e disposição para baixar uns 600Mb para cada CD.

Caso você resolva baixar, aproveita e baixa também o

OpenOffice, basta clicar aqui.

Mas você pode achar nas banca, revista com estas distros.

|'8^)

Postado

Colegas,

Fui numa banca e comprei a revista PC Master edição 64 setembro que vem com o Conectiva 8.0 em dois CDs e já li que somente para a instalação é necessário o primeiro CD.

Como tenho 5GB de espaço não particionado, vou apenas particionar 1 ou 1,5 GB para o Linux.

Abraço,

Celso

Postado

Olá Amigo,

Só completando a resposta do Amigo acima.

Mesmo usando o Win2k, é possivel sim usar o DualBooting pelo Próprio LINUX.

No meu Micro, eu instalei o RedHat 7.3, e usei o GRUB para gerenciar o Booting.

Escolhi como Omissão iniciar o WinXP, e tenho 10 segundos para escolher o Linux.

Esta regra também vale para o LILO.

Ambos podem gerenciar o Booting, sem a necessidade do BootLoader do Win2k.

As ISO's do Linux, você encontra em:

http://www.linuxiso.org/

Boa sorte.

Postado

Ontem a noite, instalei o Conectiva 8 la em casa e a instalação foi tudo ok e ao final pediu para criar disco de boot, sendo 2 discos.

Pediu pora instalar o gerenciador de boot, sendo LILO ou GRUB, optei pelo LILO e para instalar não na MBR, mas quando reiniciou o micro entrou o menu do LILO para eu selecionar o sistema operacional ai pedi para iniciar o windows para ver se estava tudo ok e... INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE, então reiniciei novamente e iniciei o Linux e estava ok com o mesmo, só o Windows que agora vou ver se consigo recuperar o boot.

Se alguem passou por esse problema, por favor me de uma mão. Hoje vou gerar o disco do boot do Windows para tentar não ter que reinstalar ou coisa assim.

É o Windows 2000 Server

Abraço,

Celso

Postado
Postado Originalmente por celsoboy@19 Set. 2002,07:51

Ontem a noite, instalei o Conectiva 8 la em casa e a instalação foi tudo ok e ao final pediu para criar disco de boot, sendo 2 discos.

Pediu pora instalar o gerenciador de boot, sendo LILO ou GRUB, optei pelo LILO e para instalar não na MBR, mas quando reiniciou o micro entrou o menu do LILO para eu selecionar o sistema operacional ai pedi para iniciar o windows para ver se estava tudo ok e... INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE, então reiniciei novamente e iniciei o Linux e estava ok com o mesmo, só o Windows que agora vou ver se consigo recuperar o boot.

Se alguem passou por esse problema, por favor me de uma mão. Hoje vou gerar o disco do boot do Windows para tentar não ter que reinstalar ou coisa assim.

É o Windows 2000 Server

Abraço,

Celso

Olá Amigo,

Não sou mestre nisso, mas acho que posso dar uma mãozinha.

Mas na dúvida procure o Kako, Cmax, Jaspion que são feras ai no assunto.

Para restaurar o booting do W2k, coloque o seu CD do Win2k, entre no console de recuperação.

Use o FixBoot e FixMBR para reativar o Win2k.

Eu já tive esse problema e tive que re-instalar o Linux.

---------

No meu RedHat 7.3 eu instalei o Grub na MBR, e o mesmo identificou as partições e SO's existentes, permitindo dar booting no XP ou no Linux.

Postado

Eu vou fazer isso, fixar a MBR e o BOOT de novo, se der certo o Linux não vai entrar mais não é?

Ai fica invertido certo? Como prioridade quero o Windows funcionando depois estudarei as formas de acertar o Linux.

Eu uso somente NTFS do Win.

Ha... o Linux não entrou no modo gráfico por alguma imcompatibilidade com a minha TRIDENT PCI 9440 (antiguinha de 1996)

Abraço,

Celso

Postado

Para fins de testes e saber como resolveria esse problema sozinho, desmonteu tudo e comecei de novo, instalei o Conectiva 8 de novo e pedi para não instalar nenhum gerenciador de boot, só fiz o disquete de boot, depois instalei o Windows 2000 Server na primeira partição, ok. Dei o boot pelo disquete e carreguei o Linux e gerei o arquivo no DOS para fazer o dual boot, agora coloquei o mesmo no C:\ e alterei o BOOT.INI, mas ao selecionar o sistema operacional Linux ele não entra a tela fica preta, acho que é por causa que eu não instalei o gerenciador de boot, mas como vou instalar agora?

Não quero detonar o meu Windows novamente.

Meu sistema está assim:

1ª partição 2GB: Windows 2000 Server, ok funcionando

2ª partição 2GB: Conectiva 8.0 dando o boot somente pelo disquete.

Abraço,

Celso

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!