Ir ao conteúdo

6500K e 9300K

Eniac

Posts recomendados

Postado

Vi que nas opções do monitor tem 6500K e 9300K, pesquisei e vi que são "temperaturas de cor" (seja lá o que signifique)

Depois vi em um site que era melhor deixar em 6500K, e em outro site que era melhor deixar em 9300K

Vi que quem é acostumado com 9300 acha o 6500 "amarelado" e quem é acostumado com 6500 acha o 9300 "azulado"

Afinal, alguém que saiba o que está falando, qual é melhor usar e por quê?

• 2 semanas depois...
Postado

Olá Amigo,

Eu diria que é tudo uma questão de adaptação, pois eu usava 9300 K (azulado), mas depois mudei para

6500K (amarelado) e achei que ficou melhor!!! Talvez apareça alguém no Forum para te dar uma explicação mais técnica. Valeu!!!

Postado

Na realidade isso se trata do que chamamos de "temperatura da cor" medida em graus Kelvin (ºK). Os cientistas definiram essa temperatura da cor a partir de um experimento onde se aquecia uma barra de ferro completamente negra. Como sabemos, quando aquecemos o ferro ele vai ficando avermelhado. Na realidade ele fica de várias cores dependendo da temperatura aplicada a ele. Assim se definiu para cada cor dessa barra de ferro um valor na escala em graus Kelvin.

A cor de uma lâmpada de tungstênio é de aproximadamente 2900K (alaranjado), a cor de uma lâmpada de estúdio de gravação é 3200K (amarela), de uma lâmpada fluorescente é de 4500K a 5400K (verde), a cor da luz natural do dia é de 6500K e a cor do azul do céu do meio dia é aprox. 10000K. No caso da lâmpada fluorescente é interessante notar que elas são verdes mesmo, apesar da gente vê-las como "brancas". Você pode fazer o teste tirando uma foto sem flash em um local que só tenha luzes fluorescentes e comparar essa foto com outra tirada com flash e com luz do dia apenas. Você vai ver que a tonalidade da foto tirada com luzes fluorescentes é verde. O que acontece é que o cérebro humano interpreta a luz verde como branca, pois ela no caso é predominante no ambiente.

No caso do monitor é a mesma coisa: essa regulagem vai depender do tipo de iluminação que houver no ambiente onde está e do modelo do monitor que estiver usando. Cada monitor parece gerar um efeito diferente. Aqui em casa tenho um philips que só deixo em 6500K e o branco me parece branco mesmo (sem pender pra nenhuma cor). E lá no meu trabalho se eu deixar em 6500K no monitor Samsung de lá fica horrível, os brancos ficam completamente alaranjados... Aí tenho que colocar em 9300K. No início fica muito azulado, mas mexendo no brilho e no gama, dá pra "neutralizar" o branco.

Aí é uma questão de ajuste mesmo. Cada monitor tem seu próprio ajuste. Procure o que melhor reproduza as cores e que o branco não "puxe" nem pra tons quentes (vermelho, amarelo, laranja) nem pra tons frios (azul, verde), o ideal é um branco neutro.

Falous!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!