Ir ao conteúdo

Dissipadores nos MOFETs

Evandro

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Ola,

Como alguns devem ter reparado eu sou demente por refrigeração.

Ultimamente estive olhando placas-mãe para C2D em um upgrade futuro, e vi que grande parte delas não tem dissipadores de calor nos MOSFETs.

Mesmo sabendo pelos amigos entendidos que isso não importa pois C2D consome pouco e utiliza baixas tensões, portanto não forçando os ciscuitos reguladores de tensão eu não fiquei satisfeito e pensei em fazer meu sistema próprio.

Pensei em colocar esses e/ou esses dissipadores, ou ainda aqueles da Zalman que são mais fáceis de achar aqui.

Gostaria de sbaer se opiniões sobre isso, se alguém já fez algo parecido e se esse tipo de dissipador é compatível com os circuitos na questão do tamanho.

Muito obrigado !

Postado

Ola,

Ultimamente estive olhando placas-mãe para C2D em um upgrade futuro, e vi que grande parte delas não tem dissipadores de calor nos MOSFETs.

Mesmo sabendo pelos amigos entendidos que isso não importa pois C2D consome pouco e utiliza baixas tensões, portanto não forçando os ciscuitos reguladores de tensão eu não fiquei satisfeito e pensei em fazer meu sistema próprio.

Pensei em colocar esses e/ou esses dissipadores, ou ainda aqueles da Zalman que são mais fáceis de achar aqui.

Gostaria de sbaer se opiniões sobre isso, se alguém já fez algo parecido e se esse tipo de dissipador é compatível com os circuitos na questão do tamanho.

Muito obrigado !

Evandro, acho muito boa a sua ideia, acho q se você usar aqueles primeiros dissipadores q você postou (os de cobre separados) acho q fica melhor, porque nem todas as placas-mãe tem os mosfets juntos, lado a lado !!!

E as placas-mãe pra Core 2 que tem os dissipadores, são as que sobem mais no over, o q ajuda e muito, porque os mosfets esquentam bem, e quando mais alta forem as temps, menos over você consegue, e mesmo os Core 2 Duo consumirem menos energia, eles abusam e muito dos reguladores de voltagens !!!

Postado

Esses Mosfets não esquentam quase nada, tenho uma Gigabyte GA-945GM S2 e com dedômetro noto isso, e meu processador é um Pentium D que puxa muito mais.

Se fosse você, pegava esses de 60 centavos que vendem em qualquer loja de eletrônica.

• Membro VIP
Postado

Gradcido das respostas ! :-BEER

Sim Piagao, eu vi isso, as Gigabyte e MSI tem designs limpos e fica mais fácil colocar esse sde cobre mesmo, as placas da Asus.. bem.. malditas bobinas expostas.

Alexandre, não sabia que tinha pra vender em lojas de eletrônica, obrigado, só coloquei aqueles por causa das fotos mesmo, e obrigado por compartilhar sua experiência, PD realmente é mais crítico nesse ponto.

Eu não pretendo fazer overclock, mas refrigeração é fundamental, cidade quente é brabo..

Muito obrigado pelos comentários, agora fico mais sossegado :-BEER

E vamos ver se os preços das placas-mãe não baixam..

Abrass !

Postado

É um erro falar que os CONROE não consomem muita energia, pois cosomem e muito bem, media de 90watts para cima, o ideal é colocar Discipadores nos mofets sim.

Postado

Não só por refrigeração, mas também por baixo nível de ruído, rsrsss.

Eu já tinha visto sua preocupação com placa de vídeo e gabinete. Agora tá atacando a coitada da placa-mãe... hehe.

Cara, se um dia você conseguir montar um pc com um sistema de refrigeração que te deixe satisfeito, posta aí um mini-tutorial, com todas estas experiências (acho que eu li você falando algo sobre entortar as pás). Não é zoeira não, é só curiosidade.

Boa sorte.

• Membro VIP
Postado

:lol:

Se um Pentium D ue puxa bem mais que 90 w não esquenta os MOSFETs da placa do alexandre um C2D não vai squentar..

De boa albram, sem maldade ;)

É que eu vejo alguns modelos que têm a refrigeração e outros que não, aí me pergunto o porque..

Gabinete eu estou contente com a refrigeração. Cabe mais um cooler de 92 aqui mas só mais pra frente u:-)auha.

Entortar as pás era pra um dos coolers que faz um ruido incomodo, e a cama está a 2 metros do PC, que vira a noite ligado..

No dedometro o cicrcuito da minha A8N-E esteve morno uma vez quando medi, em contrapartida um amigo aqui de forum quase queima o dedometro dele numa KN9 que tem seus heatpipes.

E eu acho mais curioso é que as placas pra AM2 e 939 hrande maioria tem resfriamento de MOSFETs, e as pra C2D que suportam os PD da vida nem todas têm, mesmo algumas delas não usando os melhores circuitos do mercado e isso resulta em mais calor..

Postado

Justamente...

Meu quarto é minúsculo (parece tipo quarto de empregada, rss). Só cabe cama de solteiro, um armário pequeno e uma escrivaninha. Sobra um corredorzinho (acho que o mais apropriado é chamar de vão) de 1 metro entre eles.

E o gabinete fica em cima da escrivaninha, bem ao lado do monitor, ou seja, colado na minha orelha, fazendo um barulho ás vezes irritante.

Por isso que eu estou interessado nos seus resultados.

Não falei por maldade não. Acho que me expressei mal.

O que eu quis dizer foi o seguinte: se você conseguir um sistema de refrigeração próximo do ideal que você almeja, mostra aí pra gente como ficou, com todas as modificações.

Minha curiosidade é em relação às suas experiências. Queria saber o que deu certo e o que deu errado. Mas isso é somente curiosidade.

Teve um tópico de um cara pedindo informação sobre ventilação. Ele já tinha 3 fans e um cooler de slot PCI. Aí você disse que achava besteira esse de slot. Eu tinha acabado de comprar pela internet, quando li isso. Resultado: o danado chegou 2 dias depois, e tá guardado na gaveta, sem uso, hehehe.

Já li o minituto do giovannifilipe, sobre refrigeração, e inclusive ele deixou seu nome nos créditos, como uma das fontes de referência.

Aff, depois de tanta rasgação de seda, melhor eu sair de fininho...

:-BEER

Postado

Cara, só para citar, eu tenho uma placa mãe Intel 865Pearl soquete 478.

Antes eu usava um Celeron 2.13 nela e monitorava a temperatura nos reguladores de tensão, e não esquentavam. Aí troquei meu Celeron por um P4 3.0 HT, e os bichinhos começaram a esquentar pra caramba. A máxima temperatura recomendada é de 50º, mas eles passavam fácil dos 60º.

Eu tive uma ideia e coloquei um ventilador de cooler antigo (P3, k6) soprando sobre eles e até que resolveu bem, mas era barulhento pra caramaba.

Essa sua ideia é muito boa, mas tem que ver como colar os dissipadores sobre os transistores. O que se deve usar ?

Vi em um tópico ensinando a fazer uma cola com pasta térmica e epoxi, mas não lembro onde.

• Membro VIP
Postado

Albram na boa amigo, não levei a mal em momento nenhum :-BEER

Leao eu tenho aqui um cooler do K-6 na gaveta, mas o espaço pra coloca-lo eu não sei se é compatível.

Pentium realmente é brabo, depois que eu vi um a 86 graus numa sala com ar condicionado e dando throtling fiquei de cara, achei que fosse a liderlixo dele mas nem com a Noisetaker deu jeito.. em breve ele vai ganhar um 7700 Fatality.

Não pretendo usar Pentium aqui, no way, o P4 HT do lab levou um coro da minha proteína la no lab, só pra renderizar a imagem, aqui foi bem mais sossegado.

Eu pensei em colocar com aquele adesivo térmico se os dissipadores não o tiverem, ou se for possível (P5N SLI) tentar adaptar uma chapinha de alumínio sobre os MOSFETs ("acima" da CPU com a placa "de pé") e sobre eles colocar os dissipadores.

Por isso o design das Asus é pior pra minha ideia, as Gigabyte são organizadinhas, e não tem nenhuma bobina morfética exposta, todas são protegidas.

Na pior das doideras seria aproveitar a furação do encaixe do cooler pra prender os dissipadores, se for possível, ou pra evitar problemas meter um Zalman 7700 que ele mantém o fluxo de ar sobre varios componentes.

Sai mais caro e eu gosto de fazer as coisas do meu jeito :P Então é a se pensar.

Agradeço as colaborações ! :-BEER

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...