Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias dual channel e frequência


tiagoperes

Posts recomendados

Olá. Eu estou querendo comprar uma memória, portanto já lí vários tópicos aqui e vários artigos no Clube do Hardware.

Li num dos artigos que os processadores Athlon 64 operam a 400MHZ (freqüência externa). Mas, executei o programa Cpu-Z e ele disse que que a "bus-frequency" é na verdade 200MHZ. Afinal, é 200 ou 400? Pensei que 200 poderia ser o clock real, mas no artigo que li mostra um Athlon XP sendo diagnosticado com 333MHZ, ou seja o clock anunciado e não o real.

Se meu processador é 400MHZ, para obter o melhor desempenho preciso de uma memória DDR400 não é?

Também li que processadores Athlon64 de socket 939 trabalham com memórias Dual channel. Portanto, independente da minha placa mãe, meu pc roda memórias dual-channel. certo?

Outra coisa, acho que não entendi muito bem esse negócio de Dual Channel...

1.

São memórias comuns que funcionam normalmente, sem ser dual channel, se estiver sózinha na placa mãe. Mas, em processadores que suportam dual channel, como o Athlon 64 socket 939, se estiver acompanhada de uma outra idêntica funciona em dual channel, dobrando a velocidade.

2.

As memórias suportam dual channel ou não, se você pode usar depende tanto da memória quanto do processador e da placa mãe.

3.

Memórias que suportam dual channel tem que estar necessariamente em pares se não não funcionam.

Qual das três afirmativas acima está certa?

Estou querendo comprar uma de 1gb, para depois comprar outra de 1gb e ficar com duas trabalhando em dual channel. Tenho um processador Athlon 64 3000+, socket 939, placa mãe Asus a8v-mx e pretendo comprar a memória Kingston KVR400X64C3A/1Gb PC3200. Isso vai funcionar?

Obrigado pela atenção de vocês :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Athlon64 939 opera a 200mhz. Por causa do ddr ela vira 400mhz. 2 clock por pulso.

Independente da sua placa-mãe ela tem suporte ao dual channel, uma vez que o controlador de memoria fica dentro do processador e não na placa-mãe.

A primeira afirmativa esta correta. voce precisa de dois pentes identicos para ter o dual channel "ativado". Se voce usar apenas uma memoria funciona a 400mhz, se voce colocar mais uma igual dá pra ativar dual channel 800mhz. Mas apos a instalação ve se no inicio, logo depois de apertar o power do pc, na tela preta abaixo aparece escrito dual channel.

Em relação ao modelo da kingston que voce passou tem dois tipos. Pente kingston com chip kingston e pente kingston com chip titan. Recomendo usar identicas. voce pode estar comprando 1gb agora e depois mais 1gb sem problemas. Mas cuidado: Se for muito depois, pode começar a aumentar os preços do ddr, pois atualmente tem ddr2. A ddr esta começando a sair do mercado, tome cuidado se está pensando que vai ficar mais barato depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Companheiro tiagoperes não existe clock externo no AMD64 e sim um barramento direto com a memoria.

sua memoria se você colocar ela para dual não vai ficar e 800MHZ, como nome já diz DUAL CANNEL é um duplo canal

EX memoria DDR400 em Single 400 x64/8 =3200MB/s

memoria DDR400 em dual cannel 400 x128/8 =6400MB/s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Li num dos artigos que os processadores Athlon 64 operam a 400MHZ (freqüência externa). Mas, executei o programa Cpu-Z e ele disse que que a "bus-frequency" é na verdade 200MHZ. Afinal, é 200 ou 400? Pensei que 200 poderia ser o clock real, mas no artigo que li mostra um Athlon XP sendo diagnosticado com 333MHZ, ou seja o clock anunciado e não o real.

Athlon XP (socket 462) não é Athlon 64, é mais antigo e não é mais fabricado, existem athlon XP que trabalham com FSB (Front Side Bus - Barramento Externo pois estes não possuiam ainda controladora de memorias) de 333Mhz e até mesmo 266Mhz (ambas considerando-se DDR). Os primeiros Athlons trabalhavam com FSB de 100Mhz SDR (1 dado por pulso de clock) sequer dobra-se como em DDR, era 100Mhz mesmo.

Olá. Eu estou querendo comprar uma memória, portanto já lí vários tópicos aqui e vários artigos no Clube do Hardware.

Li num dos artigos que os processadores Athlon 64 operam a 400MHZ (freqüência externa).

Também li que processadores Athlon64 de socket 939 trabalham com memórias Dual channel. Portanto, independente da minha placa mãe, meu pc roda memórias dual-channel. certo?

Sim, todas as placas mãe que estão hoje no mercado para 939 aceitam dual chennel pois seria esta um exigencia do padrão, mas não podemos generalizar, vai que algum fabricante fez alguma que não tenha.

1.

São memórias comuns que funcionam normalmente, sem ser dual channel, se estiver sózinha na placa mãe. Mas, em processadores que suportam dual channel, como o Athlon 64 socket 939, se estiver acompanhada de uma outra idêntica funciona em dual channel, dobrando a velocidade.

Não dobra a velocidade, dobra-se a capacidade de comunicação pois são criados dois canais conforme disse o amigo acima.

2.

As memórias suportam dual channel ou não, se você pode usar depende tanto da memória quanto do processador e da placa mãe.

Somente é GARANTIDO pelo fabricante de memorias que vá funcionar em dual channel as memorias vendidas em um kit, são memorias identicas, irmãs gêmeas feitas e testadas com este propósito. Nada garante que se comprando o mesmo modelo as memorias vão funcionar se não forem estas vendidas juntas. Mas existe uma boa possibilidade de o mesmo modelo de memoria funcionar em Dual Channel, mas aí só testando.

Acho que você está meio confuso ainda, espero te ajudado um pouco mas você pode ler um pouco mais, a parte de memorias, multiplicadores, divisores, é um pouco mais complexa.

Abraço.

:joia:

Athlon64 939 opera a 200mhz. Por causa do ddr ela vira 400mhz. 2 clock por pulso.

Independente da sua placa-mãe ela tem suporte ao dual channel, uma vez que o controlador de memoria fica dentro do processador e não na placa-mãe.

Errado.

A comunicação entre memoria e processador depende sim da placa mãe, afinal as trilhas estarão nela, algumas placas mãe aceitão configurações de memoria diferente de outras. Envolvendo modulos DS e SS. Além disso você deve pesquisar quais as memorias mais recomendadas pelo fabricate da placa mãe, e não somente pela AMD.

A primeira afirmativa esta correta. voce precisa de dois pentes identicos para ter o dual channel "ativado". Se voce usar apenas uma memoria funciona a 400mhz, se voce colocar mais uma igual dá pra ativar dual channel 800mhz. Mas apos a instalação ve se no inicio, logo depois de apertar o power do pc, na tela preta abaixo aparece escrito dual channel.

Nunca ficaria a 800Mhz, como o amigo acima disse, dois canais de 400MHz DDR, não se soma velocidades e sim a capacidade de transporte de dados.

Cuidado ao responder as dúvidas de outras pessoas, é bom pesquisar antes de responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pessoal, ajudou muito!

Vou comprar essa memória da Kingston mesmo, não posso comprar um kit agora, infelizmente não tenho grana para isso. Mas, depois pretendo comprar outro pente, vou tentar comprar da mesma marca e modelo pra ver se o Dual Channel funciona.

Quanto a minha placa-mãe dei mais uma pesquisada e ela aceita sim dual channel.

Valeu aí :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!