Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tantos caminhos .. para onde ir ?


ob1

Posts recomendados

<div align="left">

Olá,

já postei tópico semelhante em outro forum ( aqui ), mas não pude resistir a vontade de conhecer a experiência de vocês a esse mesmo respeito.

Faz em torno de dois meses que resolvi aprender como fazer um site de 'Cabo a Rabo'. De início não pesquisei nada, baixei algumas apostilas de HTML, e selecionei duas que me pareceram melhores. Em dois dias eu tinha acabado HTML. E então veio a pergunta ( que já havia aparecido quando comecei a me aproximar dos capítulos finais das apostilas ) : Se html não "faz" aquelas "páginas" que eu vejo , então o que faz ?

É claro que eu sabia que existiam outros recursos de programação que eram utilizados na confecção de páginas de internet ... mas até então eu tinha vivido sem eles. Depois de pesquisar um pouco, decidi aprender JavaScript e comprei um livro a respeito. Depois de 300 (300/400) páginas me veio a pergunta: "E agora para onde eu vou .. que conhecimentos busco adquirir?"

Felizmente eu já possuia conhecimentos relativamente sólidos (em relação a um nível básico) de programação (comp1 da faculdade = pascal incluindo pointer) e isso me poupou algumas etapas. Porém agora me vejo diante de um caminho vasto e não sei para onde ir. Gostaria de saber como foi o caminho que vocês percorreram, quais os erros, os acertos, o que mudariam se pudessem modificar a forma como encaminharam seu aprendizado?

Desde já grato. :joia:

</div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não pretendo me alongar muito, até mesmo porque já era pra eu estar na cama descansando pra prova de amanhã!

Mas eu comecei e parei diversas vezes com informática.. mas o começo mesmo foi quando eu ganhei um livro de bolso de HTML, a uns 7 anos mais ou menos, eu tinha 12 =p e fazia umas páginas mesmo por diversão, até que com uns 14 ou 15 eu lancei 2 sites de sucesso, o primeiro chegou ao incrível marco de 4.5 milhões de visitas em um ano e meio, era de Roms de Game Boy e GB Color, só perdia mesmo pro WorldGB, afinal, meu site não tinha nada dinamico. E o outro era um de Hentai :wub: huashusauh que me rendeu também quase 3 milhões de visitas..

Bom, eu não pensava muito como hoje em dia, fiz dinheiro com meus sites, e não mexi uma palha para eles melhorarem, e no final, ainda no auge, o hpg deletou meus dois sites por uso de banda excessivo :cry: .. Já tinha perdido todas centenas de Roms praticamente exclusivas, e milhares de fotos e vídeos de hentai huasuhasuh

Foi uma pena mesmo, eu devo ter conseguido em quase 2 anos uns 2 ou 3 prêmios desses de ranking.

Se você já jogou GBC no emulador, com certeza já visitou Vila Game Boy(Nome tosco, eu sei =p mas deu muito certo ahusuhs) e o HentaiXtreme.. caraca, eu recebia muito spam de gente mandando foto, vírus e etc nesse.

Foi depois disso que me desistimulei de Web, cheguei até a estudar um pouco de Asp pra retomar aqueles projetos, mas nem rolou.. já programa em Vb, e iniciei meu curso técnico onde fiquei uns anos fazendo uns freelances e etc, até que esse ano voltei com força total em Asp/.Net, JSP & Servlet e PHP OO, e nesse meio tempo estudei outras tecnologias que recomendo também, como Ajax(só o básico das requisições já te ajudará muito), Css, xHtml, Javascript/DHTML e etc..

Pra atuar na área de Web tem que estar se atualizando sempre, mas quanto mais conhecer, mais fácil vai ser acompanhar o ritmo do mercado!

[]'s e qualquer dúvida, poste aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ob1 beleza?

Trabalho com web a um bom tempo cara, você está no caminho certo, aproveita que tu já pegou HTML e aprende CSS com isso tu pega a manha do XHTML depois e já esta pronto pra trabalhar dentro dos Web Standards.

Depois que aprender XHTML+CSS, procure aprender algum software pra desenvolvimento gráfico o "layout" do site Fireworks é uma ótima escola, Photoshop combinado com o fireworks da pra fazer layouts show de bola...

e por último e não menos importante a programação! aproveita que tu já sabe algo de Javascript que tu vai usar futuramente se pretender programar também, PHP+JavaScript+XML+Ruby = AJAX, isso é o futuro :P

Bom a área de web é uma área complicada pois há muitas áreas pra conhecimento e poder trabalhar com isso... mais é uma boa área porém exige paciência e MUITA criatividade que é o essencial pra criação de layouts e depois ter que conhecer sobre "regras" de acessibilidade e usabilidade....

é muita coisa hehehe mais sugiro aprender CSS...

mais não é todo mundo que programa e trabalha com web design também dai depois tu ve o que tu gosta mais se é de criar páginas ou programar... da pra fazer os 2 mais nem sempre o cliente pode esperar o tempo necessário pra tu programar e criar o site sendo necessário contratar alguém...

Boms estudos!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que livro para Xhtml e CSS vocês recomendam ? Estudar no pc me dá agonia (exceto quando estou praticando XD), prefiro comprar os livros mesmo XD.

Se puderem indicar livros de faixa de preços distintas seria bom XD!

muito grato mesmo pela ajuda,

Vitor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu gosto de ler sites como o http://www.imasters.com.br o www.tableless.com.br o site do maujor(acho que é maujor.com ou .com.br não lembro) lá tem muito conteudo bom!

mais um livro que já ouvi muita gente recomendar porém nunca li é este:

Use a Cabeça! (Head First) HTML com CSS e XHTML

http://www.submarino.com.br/books_productd...52597&ST=SR

Mais o valor é um pouco alto... mais vale a pena o investimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum .. eu estava comentando com um amigo meu sobre esse livro ainda a pouco no msn XD.

Agradeço pela ajuda de todos, que foi muito util para mim e alguns amigos. Tendo mais dicas ou fonte de consultas na internet eu agradeço imensamente a todos que colaborarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, eu juro que não ia escrever algo tão grande!

Mas esse livro é muito bom sim, já li boa parte dele, e é bem claro e lúcido em diversas explicações, e gostei inclusive da tradução, ficou boa.

Bom levando em conta que já possui conhecimento de JS e se pretender seguir na área de desenvolvimento, vais precisar conhecer um pouquinho de cada coisa, um pouquinho de Asp.Net, um poquinho de Java e PHP, uma vez que cada um desses possui diversas ferramentas, que combinadas podem fazer miséria.

E é exatamente isso que faço, tenho tido algumas boas experiências Asp+J2EE.. onde tenho usado Asp pra alguns tipos de processos e Java pra outros.. é uma maleabilidade que bem conduzida só vai ter abrir portas.

Mas se optar pelo design, também é uma área lucrativa, o único problema é que aparentemente esse mercado é menor. 1 Designer pode fazer o design de varios sites por mes, mas um desenvolvedor pode não conseguir fazer um sistema completo em 2 meses.. logo a demanda por um é um pouco maior!

Mas digo a você, que ao menos no início, veja de tudo um pouco(de tudo mesmo!), design, padrões Web, desenvolvimento, padrões de projeto e etc.. e não tenha pressa, ninguém domina uma linguagem ou ferramenta em menos de alguns anos!

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você já aprendeu HTML e JavaScript, então o próximo passo é XHTML e CSS mesmo.

Eu gosto dos tutoriais da W3Schools, são introdutórios mas bem objetivos. Só que são em inglês:

http://w3schools.com/xhtml/default.asp

http://w3schools.com/css/default.asp

Tem uma introdução a CSS muito boa no site da W3C também:

http://www.w3.org/MarkUp/Guide/Style

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!