Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Voces deixam ativo o "Fan Control" ?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal, me bateu uma duvida aqui.. eu sempre deixo o "Fan control" desativado, nao sei porque eu nunca confiei nesse recurso, deixando o cooler sempre rodar no seu maximo e pronto.

Mas botando a cuca pra funcionar, é obvio que essa opção funciona corretamente... mas ai surge outra duvida, ela funciona corretamente como ? A placa-mãe estipula uma temperatura que ela acha ideal pro processador e o cooler é controlado para manter a temperatura X ? ou quando o bixo pega mesmo ( aquece bastante ) que o cooler fica mais rápido ?

Lí por ai que o Zalman as vezes até para de girar, isso nao seria perigoso ? Outros coolers devem parar tambem, mas eu lí mesmo sobre o zalman...

O uso do FAN MATE 2 (controlador de rotação) é meramente opcional. Ao ligar o cooler diretamente na da placa-mãe, este funcionará sempre em sua rotação máxima. Já as placas com controle automático de rotação, estas podem diminuir ou até mesmo parar completamente a rotação da ventoinha.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Geralmente tem a opção de temperatuda que você quer que a fan giro a rotação maxima, posso configurar a partir de 40º e começar com 6 volts até atingir os 40., mas varia de placa pra placa...

Esse recuroso junto ao desligamento automatico deixa o sistema seguro, eu ainda prefiro partir prum cooler silencioso por natureza, como era meu X-Dream III.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, faça o seguinte coloque na opção para que o cooler por se propio regule a temperatura...

Vou te dizer por mim... jamais colocaria... pois quando a temperatura do processador estiver subindo é que ele vai acelerar... e isso fica direto... da ate raiva (em mim) para melhores resultados (do seu processador) deixe a opção "desabilitada" só assim seu cooler vai dar de tudo sem parar, resfriando seu processador e quanto mais resfriado melhor seu desempenho de FABRICA.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Q-Fan:

É, eu também pensei nisso, quanto mais frio ele trabalhar, melhor.

Minha irmã tem um Celeron D341 - s775, que fica DIRETO acelerando e reduzindo..

Agora, pelo que parece aqui no meu PC, eu posso deixar a BIOS fazer isso ou os utilitários da ASUS..

Sobre o Cool & Quiet:

Pelo que eu sei, ele diminui o clock do processador, quando ele não precisa utilizar a sua capacidade total..

Agora, isso reduz o desempenho do processador?

Pode-se usar Cool & Quiet junto com o Q-Fan? Ou é recomendável só um?

O Cool & Quiet também reduz a velocidade do cooler né?

Se o Cool & Quiet não reduzir o desempenho do PC, ele é o mais vantajoso, pois o Processador vai estar sempre frio...

(Pois geralmente não precisamos de um 3600X2 a 100% né. Eu as vezes deixo o PC de madrugada baixando Torrent, então, ele não chega a usar nem 10% do processador..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Polemico o tópico hehehe

Tipo, o cool´n quiet eu deixei ativado por uns tempos e nao gostei, ele fica mudando a frequencia sei lá quantas vezes por segundo... o meu antigo Sempron 3000+ por exemplo que em stock trabalhava a 1.8Ghz, com a opção ativa, ele ficava a 1ghz e subindo para 1.8ghz varias vezes em um curto espaço de tempo, eu nao botei muita fé nao, sem contar que fiquei desconfiado no desempenho.

Abratz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho um zalman 9500 led e desde q eu comprei o fan mate2 fica 24 horas 100% meu processador sem jogar fica em 39° a 40° e quando ligo games pesados ele nao passa dos 50° nao tive nenhum problema deixar o coler 100% e da vga também deixo 100% também o desempenho melhora muito mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, o Q-Fan pra eu abandonei..

Agora o Cool'n'Quiet eu ainda to na dúvida...Acho meio estranho essa parada dele ficar aumentando e diminuindo o clock do processador... Acho que vou usar só quando for deixar o PC baixando coisa na NET de madruga..

Tem como configura o Cool'n'Quiet ? Alguém sabe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tem como configura o Cool'n'Quiet ? Alguém sabe?

O cool´n quiet ele é ativo quando voce configura o computador para gerenciamento minimo de energia.. bom, nao sei se é essa a opção, voce ta usando ai, voce sabe qual voce utilizou no windows, acredito que se você mudar de opção, o sistema desativa o recurso, nao tenho certeza.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cool´n quiet ele é ativo quando voce configura o computador para gerenciamento minimo de energia.. bom, nao sei se é essa a opção, voce ta usando ai, voce sabe qual voce utilizou no windows, acredito que se você mudar de opção, o sistema desativa o recurso, nao tenho certeza.

abraços.

Cara, é isso mesmo. Tem que ativar na BIOS e no painel de gerenciamento de energia (colocar como: gerenciamento mínimo de energia).

Agora, eu queria saber se tem como personalizar o gerenciamento (opções que clock, por exemplo..)

Que eu acredito que não né.. =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai pessoal dei uma lida neste topico e resolvi ligar o cool quiet do meu pc, beleza as temperatura do micro despencaram principalmente da cpu ( também rodando à 1ghz e com 1,1v de vcore) antes cpu 47°C agora cpu 38°C.

Mas surgiu alguns problemas o asus probe ficou maluco, marca fan da cpu a -9250 rpm ou 26000 rpm, temp cpu varia de 05°C a 117°C.

Eo pior quando estou só lendo um texto o pc começou a ficar instavel já deu umas tres tela azul.

como ficou o pc de vocês depois de ligar o cool quiet?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu pc está tudo ativado...

Fica bom, fica mais ou menos uns 38 a 40 em idle e uns 48 a 50 em full...

O clock realmente varia. O multiplicador é mudado de 12 para 15, deixando o processador em 2400 e 3000 respectivamente.

O cooler dele só fica em full durante games, deixando-o muito mais silencioso durante a operação ociosa.

Nunca tive nenhum problema, como tela azul ou coisas do tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu A64 eu uso o cool & quiet já faz mais de um ano.

Aqui funciona muito bem. Quando ocioso, o multiplicador fica em 5x e em full ele sobe para o 11x (stock), sem qualquer "lag". Rodei superpi de 1mb e praticamente não teve diferença de resultado.

Quanto ao cooler, no stock não tinha problema nenhum (e nem haveria de ter). E com meu zalman, ao contrário do que alguns comentaram, também não houve problema algum, ele mantém o cpu bem frio sem ter que rodar a 2000RPM. O único problema que tive foi na hora de iniciar o micro, que o alerta de fan em baixa rotação entrou em ação, mas foi só configurar no setup o alerta para 900RPM (que o mínimo que o zalman deve rodar) que não tive mais problemas.

OBS: o que a zalman avisa, é que em algumas placas mãe pode haver problema de não controlar direito o cooler, mas não que isso sempre aconteça, especialmente em se tratando de placas mãe boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tambem deixo tudo ativado aqui.

O meu processador tem controle de rotação (PWM), Controle de vontagem (EIST).

O cooler dele é o box intel e fica ocioso o dia todo (realizando as tarefas basicas)

A velocidade do cooler nao passa de 1200 RPM ocioso e a Temepratura fica em 32-34°C

Ja em full ele acelera para 3000 RPM (Velocidade total), mas a temperatura NUNCA passou de 48°C. Mesmo no dia mais quente.

Bom aqui o pc nunca travou por nada e funciona bem frio e silencioso mesmo. O núcleo é Prescott.

Lembrando qeua placa-mãe tem todos os recursos para suportar o processador.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é o erro foi meu mesmo pessoal falta de atenção !!!

quando liguei o cq no setup eu liguei tambem o controlador de rotação da placa mãe, ai vem a confusão o cq baixa o clock do cpu pra 1ghz e o vcore para 1.1V a temperatura abaixa e a placa mãe diminui a rotação do fan.

só que no asusprob a rotação tava configurada para 2500 ai ele dá o aviso, eu abria o everest pra confirmar a temp .... pronto everest e assus prob num combina!!!!

agora só falta descobri o que deu a tela azul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é o erro foi meu mesmo pessoal falta de atenção !!!

quando liguei o cq no setup eu liguei tambem o controlador de rotação da placa mãe, ai vem a confusão o cq baixa o clock do cpu pra 1ghz e o vcore para 1.1V a temperatura abaixa e a placa mãe diminui a rotação do fan.

só que no asusprob a rotação tava configurada para 2500 ai ele dá o aviso, eu abria o everest pra confirmar a temp .... pronto everest e assus prob num combina!!!!

agora só falta descobri o que deu a tela azul.

o problema da tela azul é instabilidade do processador, atualize a bios que deve resolver o problema, mobos soquete 754 e 939 tem algumas incompatibilidades com o cool & quiet

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sempre deixo ativo o fan control (q-fan 2 da asus), e acho ótimo, quando ligo o pc a rotação do fan do cooler do processador fica barulhenta (no máximo) e logo depois fica no minimo, dicilmente passa disso...

o problema é que no meu caso somente dois 2 fans podem ser controlados pela mobo, o da CPU (por PWM) e o do chassis fan (por tensão), como tenho mais 2 de 120mm não tenho como controla-los, e eles são bem barulhentos, tem 89 CFM e fazem uns 35db, provavelmente vou ter que investir em um controlador de fans, gostaria de um aerogate2, mas já saiu de linha...

o que fiz por enquanto foi ligar os fans em 5 volts (fiz uma pequena adaptação no molex da fonte) e a rotação foi de 2200 RPMs em 12V para 600 RPMs e silêncio absoluto... porém gostaria de poder mudar de 5V para 12V quando quisesse, por isso vou ter que investir em um controlador de fans (fodis achar um controlador com exibição de temperatura bom)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre o cool´n quiet dar tela azul, experimente atualizar a bios e pegue um drive mais novo pro processador.

Passei a utilizar o Fan control.. to achando otimo.. meu pc com o cooler box, apenas mexendo no windows, fazendo coisas simples, a temperatura oscila de 36 a 40 graus.. jogando eu nunca medi... o bom é que fica super silencioso, na verdade, nem ouço o pc ligado.. tenho + 2 coolers de 8x8 e 1 de 12x12 no pc fora o da fonte que acredito ter 12x12 tambem... nao escuto um zunido se quer, muitas raras vezes, vejo ouço o cooler subir de rotaçao, ai sim faz um leve barulhinho.

estava pensando em adquirir um zalman, mais por estetica doque funcionalidade... acabei desistindo visando meu bolso.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai pessoal dei uma lida neste topico e resolvi ligar o cool quiet do meu pc, beleza as temperatura do micro despencaram principalmente da cpu ( também rodando à 1ghz e com 1,1v de vcore) antes cpu 47°C agora cpu 38°C.

Mas surgiu alguns problemas o asus probe ficou maluco, marca fan da cpu a -9250 rpm ou 26000 rpm, temp cpu varia de 05°C a 117°C.

Eo pior quando estou só lendo um texto o pc começou a ficar instavel já deu umas tres tela azul.

como ficou o pc de vocês depois de ligar o cool quiet?

uhauhsauhsuhuhuhashauhsuha

Que isso cara!

Tenta resetar a bios e habilitar só o Cool'n'Quiet. (Desativa o FAN control).

Quando você habilita o Cool'n'Quiet, automaticamente ele gerencia a rotação do cooler, sem precisar habilitar o FAN Control.

E abre o PC Probe sozinho, sem mais nenhum programa do tipo..

Aqui no meu PC eu posso Habilitar só um ou os dois (FAN Control + Cool'n'Quiet), que não dá nenhum problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!