Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

Scandisk

Recommended Posts

• Autor do tópico
  •    3
    Visitante

po gente como se faz pra verificar os arquivos no linux ?

quando desliga de forma inadequada

Compartilhar este post

Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    po gente como se faz pra verificar os arquivos no linux ?

quando desliga de forma inadequada

** amigo, sem resposta é **** né...:D esse fórum aqui está meio paradão e tal.

Os sistemas de arquivos do Linux não usam nenhum utilitário tipo o scandisk, isso porque eles usam um tal de Journaling, você conhece?

Se não conhece é o seguinte, esse Journaling vai bizoiando tudo que acontece dentro do seu HD, se um arquivo é movido ele anota a placa e o chassi do bicho, dae se tu desligar o computador incorretamente vai haver uma divergência entre o Journaling e o conteúdo do disco, certo?

Pois é, dae ele pega e volta o conteúdo do disco pro ultimo estado válido que ele teve, isso durante a inicialização, ou seja, ele nunca vai ficar lerdo por conta disso e tu nem vê ele recuperando os arquivos (é bem rápido) só vai perceber um aumento bobo no primeiro boot após o desligar incorreto -_-

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    3
    Visitante

Journaling que parada e essa como você explicou ele recupera no auto certo + da pra puxar no manual e você teria um site com + informações deste tal de Journaling ?

Compartilhar este post

Link para o post
    Journaling que parada e essa como você explicou ele recupera no auto certo + da pra puxar no manual e você teria um site com + informações deste tal de Journaling ?

Ele na verdade faz uns logs das mudanças feitas do HD, portanto ele não precisa ficar verifcando a integridade do disco, quando algum erro ocorre, ele simplesmente vai no Journaling e vê o que deve ser feito e faz, e tudo certo novamente.

aqui tá um bom material sobre o Journaling:

http://www.guiadohardware.net/termos/journaling

Lembrando que eu não especifiquei mas os sistemas de arquivos do Linux tem Journaling eu desconciderei sistemas de arquivos antigos (isso porque acho que já estão em desuso), como o EXT2 que não tem Journaling.

No caso, para sistemas que não possuem Journaling existe uma ferramenta tipo o scandisk que é o FSCK.

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade, se você usa um sistema de arquivos sem o journaling (coisa que eu acho muiiiiiiiito difícil) ele já vem junto com o linux, por default, mas se você usa um sistema de arquivos com journaling sinceramente não sei se vem, depois eu olho e te falo.

mas pra que você quer isso?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    3
    Visitante

e porque eu queria uza o curumin so que quando a luz acaba e volta sempre tem algo que n funsiona direito e tb serve pra aprimorar comchecimentos so nao vou prp linux por cauza dos jogos

Compartilhar este post

Link para o post

fsck é semelhante ao scandisk

na verdade o linux força você aplicar o FSCK quando ocorre corrompimento de arquivos, na maioria das vezes automático na inicialização, em outros casos mais complicados terá que ser feito manualmente.

em sistemas de arquivos EXT2 use

#e2fsck /dev/hdxx (xx = partição defeituosa)

em sistemas de arquivos EXT3 use

#fsck.ext3 /dev/hdxx (xx = partição defeituosa)

o fsck suporta vários tipos de sistemas de arquivos, da uma olhada na documentação dele

#man fsck

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    3
    Visitante

ai valeu pelo comando eu executei so que nao aparece + nada escrito nao tem um modo + auto pra saber qual partição ou formato de arquivo ha a forma de comprenção tb deve ser espesificada aparese na reistalação format ext3s e compreção tb

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais