Ir ao conteúdo

16Gb, já?

johannesrs

Posts recomendados

Postado

Bom galera, se esta estiver no sub-forum errado, me desculpem. Fiquei em dúvida se aqui ou no de placas-mãe.

Eu tava dando umas pesquisada nas placas-mãe na newegg, e tropecei com umas gigabyte com umas especificações estranhas de memória: suporte à 16Gb. Estranhei... afinal, q eu saiba, com 4 bancos de memória até o momento só daria pra enfiar 8Gb, e dado se fosse pelos mimites dos 64bits eles estaríam infomrando também bem maior os limites.

Fui no site da gigabyte, e aqui é tá o link pra uma das placas com essa "capacidade":

http://www.gigabyte.com.tw/Products/Motherboard/Products_Spec.aspx?ProductID=2513

4 DDR2 DIMM memory slots (supports up to 16GB memory)

A pergunta é: qual é o truque da parada?

valeu qq coisa desde já! :cool:

• Membro VIP
Postado

Na verdade existe um truque em que aumentam a capacidade do módulo com o incremento de chips. (No caso seriam como se fossem 32 chips no pente)

Este tipo de truque já foi utilizado por exemplo em sistemas mais antigos como o PIII, exemplo disso é um pente da Viking que possui 32 Chips para oferecer 256MB.

Postado

ué, mas no caso doas AMD64 isso não é só uma limitação da controladora do processador?

Quero dizer, por acaso tem alguma limitaçõa nos AMD64 que me impediria de usar eles com dois módulos de 1TB cada em dual-channel quando eles saíssem daqui a uns 20 anos (caso ainda estivermos com os mesmos padrões DDR2 sendo construídos, claro)?

• Membro VIP
Postado

Eu acho que a controladora não tem restrição pra tamanho pois o sistema é 64 bits, ae você sabe que a capacidade de endereços de memória vai lá pra cima.. depende majoritariamente da controladora no processador mas acho que o chipset também deve ter seu papel.

Em breve teremos pentes de maior capacidade e acho que ela vai suportar os 16 GB na boa.

Tá bem que pra mim isso é memória pra uns 4 ou 8 cores..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...