Ir ao conteúdo

Eu diminui a voltagem do core do processador tem problema?

upking

Posts recomendados

Postado

Vou postar as especificações tecnicas do meu processador

Tipo de processador AMD Athlon 64, 2000 MHz (10 x 200) 3000+

Alias da CPU ClawHammer-512 S754

CPU Stepping SH-CG

Conjunto de instruções x86, x86-64, MMX, 3DNow!, SSE, SSE2

Velocidade de clock original 2000 MHz

Multiplicador Mín / Máx da CPU 4x / 10x

Código de cache L1 64 KB (Parity)

Dados de cache L1 64 KB (ECC)

Cache L2 512 KB (On-Die, ECC, Full-Speed)

Informação física sobre a CPU

Tipo do componente 754 Pin uOPGA

Tamanho do componente 4.00 cm x 4.00 cm

Transístores 105.9 milhão(ões)

Tecnologia utilizada 9Mi, 0.13 um, CMOS, *****, SOI

Tamanho interno 193 mm2

tensão do núcleo 1.500 - 1.550 V

tensão de entrada/saída 1.2 V + 2.5 V

Potência máxima 89.0 W

Esse bichano tava xegando a 60ºC quando eu joguei CS Source então eu resolvi arranjar um jeito de abaixar a temperatura

Fui na bios e abaixei tensão do core de 1.5 que tava botei em 1.475 ele perdeu mt calor. Agora eu jogo com no max 45ºC mas eu quero saber se essa diminuição faz mal ao processador?

Na questão de estabilidade eu nao reparei nenhuma queda nem no desempenho :rolleyes:

E também quero saber se deixar o gabinete aberto danifica algum componente

Porque um eletrecista que veio aqui em casa disse que danifica o processador

porém com o gabinete aberto a temperatura cai 4ºC

bom espero que vocês possam me ajudar :)

obrigado

U

P

K

I

N

G

Postado

Cara, a quantidade que você abaixou a tensão pode não danificar em teoria, mas também seu processador não ira gostar de trabalhar por um periodo muito longo com essa tensão, eu não gosto de AMD justamente por isso ele esquenta mais q qquer outra coisa...

Eu recomendaria que você deixasse as temperaturas em modo auto... Se tua placa mãe for asus pode ficar tranquilo que tua temperatura não esta tão alta assim....Acho que os caras que a asus contratou pra montar o módulo de analise de temperatura dos CPU são uns kabaços os caras num acertam em nenhuma placa...eu não compro mais asus por causa disso, sem contar que sempre da problema em alguma porta da MB...

Bom acho que é isso, se você realmente achar que esta esquentando mesmo, troca o cooler...é a melhor coisa a fazer..

Agora em relação a deixar o gabinete aberto, ficca tranquilo pode deixar sim, só tome cuidado para nada entrar la dentro, e nem passar com coisa magnética por perto...

E na poeira claro..

Postado

Exatamente. O mais recomendado e correto, seria diminuir o clock do processador e não sua tensão. Pois diminuindo o clock, o próprio processador diminuirá o consumo de energia.

Diminuindo a tensão do processador você esta forçando ele a trabalhar em uma frequencia inferior a dele, sem que o sistema saiba disso, dessa forma pode ser(acontece na maioria dos casos) que danifique o processador.

Postado

eita zopo, onde você viu todas essas baboseiras???

usar um processador com vcore abaixo do normal não danifica... no máximo, se der algum problema, vai falhar nos programas e reiniciar o computador, os mesmos sintomas de um overclock...

baixe um programa chamado prime95, deixe seu processador em 1.45v e rode o torture test desse programa umas 6 horas (eu sei que é chato esperar), ao final veja se houve algum alerta de erro, se não tiver, deixe mais umas 3 horas só pra ter certeza... passado todo esse tempo sem erros, baixe mais um pouco o vcore, tente chegar aos 1.4v sempre refazendo os testes a cada alteração de vcore

não se espante se ele esquentar muuuuuuuito durante o teste.... é pra isso que esse teste serve mesmo

acredito que você chega nos 1.4v sem problemas... ja vai ajudar descer bastante a temperatura...

meu sempron roda na velocidade original a 1600MHz usando 1.0v sem problemas...

toda a vida meus computadores de casa ficaram sem as 2 tampas laterais, o unico problema é que tenho que limpar (com aspirador de pó) com frequencia

• Membro VIP
Postado

Se AMD esquenta imagine o que é Pentium 4 Expensive Edition.. uma George Foreman Grill portátil no mínimo.

Meu Venice 3200 roda primado a 1.175 volts, a temperatua cai bem, uns 5 graus até, só preciso saber como adestrar o Cool´n´Quiet pra melhorar isso..

Diminuir a tensão aumenta a vida útil do processador, não faz mal nenhum, é o contrário :)

Postado

Bom o processador é de vocês, façam o que bem entender....

Agora acho que vocês deveriam estudar umpouco e ver o que siginifica para um equipamento elétrico trabalhar com um tensão menor do que ele precisa.

Vocês tem um sempron e vem me falar de temperatura, acho que vocês nunca mecheram com hardware por no minimo uns 5 anos....

E o Extreme Edition esquente sua temperatura varia de 66 a 83 se usado o Core B1 e de 56 a 75 se usado o core C1(equivalente ao micros de hj a temperatura), como pode ver tudo depende do consumo de watts do processador.

Boa sorte.

Postado
Agora acho que vocês deveriam estudar umpouco e ver o que siginifica para um equipamento elétrico trabalhar com um tensão menor do que ele precisa.

se ele for desenvolvido pra obter a mesma potencia usando uma fonte de energia de menor tensão, a corrente vai ser maior, o que ocasiona uma sobrecarga na fonte de energia, porém, apenas quando ele é desenvolvido pra ter a mesma potencia com menor tensão (como por exemplo um chuveiro 110v), o que não é o caso dos processadores... não há adapção dinâmica que faça o processador mudar suas especificações elétricas ao mudar o valor do vcore, é por isso que overvolt funciona na hora do overclock

Vocês tem um Sempron e vem me falar de temperatura, acho que vocês nunca mecheram com hardware por no minimo uns 5 anos....

acho que você não leu com atenção... se notar, falei de vcore e não de temperatura...

E o Extreme Edition esquente sua temperatura varia de 66 a 83 se usado o Core B1 e de 56 a 75 se usado o core C1(equivalente ao micros de hj a temperatura), como pode ver tudo depende do consumo de watts do processador.

equivalente aos micros de hoje? você ve C2D a 56ºC em idle?

Postado

AMD esquenta bastante ? algum video do You tube ?

Se for ,não acredite meu Athlon 64 Orleans esta +- 32º e MB 35º temperatura ambiente eu acredito que está em 22º

para ter ideia, agora em maio, o Q-Fan Controler desligou o Cooler da CPU, exato desligou.

Diminuição da tensão a prpria AM ja fez seu recurso.

o Cool 'n' Quiet foi exatamente criado para o CPU não gastar energia ou frequencia a toa, quando o CPU esta consumindo la seus 1.3V; 1.4, até 1.0V na verdade os eletrons dos transistores nao conseguem utilizar 100% da energia. Partes destas energias estão sendo desperdiçadas nos eletrons quando voltam sao "convertidas" em outro tipo de energia (Calor)

Para que você vai querer 1800 Mhz para ler esta mensagem ?

seu CPU entende isto e diminui a tensão junto com a frequencia, claro que existe uma % para isto

o Vcore diminui quase 40% no automatico, e a frequencia 45%

acredito que de 1.5 para 1.47 não é uma diminuição que pode causar danos

Postado
Bom o processador é de vocês, façam o que bem entender....

Vocês tem um Sempron e vem me falar de temperatura, acho que vocês nunca mecheram com hardware por no minimo uns 5 anos....

Cara, sem querer te zoar, mas acho que quem não meXe a mais de 5 anos em pc é você.

Não procedem essas tuas idéias ai não meu caro. :S

Postado

Flando e cool n' quiet isso faz uma diferença ein o meu pc agora copom o cool n' quiet ativado ta funfando a 30° quanto vai para 100% 42° uma misera diferença de 12° so por causa do cool N' quiet e por sinal os processadores atuais esquentarem igual um P EE pelo amor de deus que é isso meu pc quanto a temperatura ambiente ta em 32° ele fica a 51° apos 2° full se eu apela vai para 53°.por sinal é um c2d.

• Membro VIP
Postado

Se undervolt danificasse o processador o Cool´n´quiet não existiria..

29° em iddle sem ventilação do gabinete e 36° em full com os coolers a toda no meu AMD Athlon 64.

É, hj tá frio pra diabo, digitar de luva é dureza :lol:

Postado

Ta bom então ... duas coisas que podemos afirmar aqui (sei que uma delas já foi falada)

1 - Underclock nao prejudica em nada. Meu micro, um X2 3800+, roda a 1,35V normal, com o cool and quiet habilitado ele baixa automaticamente para 1,12V quando estou navegando na net. Portanto pode fazer tranquilo, mas com certeza tera uma perda ai na velocidade da maquina, pois quando o cool and quiet precisa de potencia ele sobe novamente para 1,35V e baixa para 1,12V quando nao precisa mais. Portanto forcar uma underclock manual nao irá nunca estragar o micro mas tera uma perda de performance.

2 - 60 graus num AMD? Isso dai nao esta estão quente assim. Poderia sim investir num cooler e ir para um lado muito melhor mantendo a tensão. Mas se é 60 em full pode ficar tranquilo e deixar a maquina como esta. Ate por que se ela nao esta instavel, travando, ficando lenta, reiniciando ou qualquer comportamento anormal esta temp nao tem problema alguem. AMD foi feito para rodar mais quente mesmo. A nao ser os duo core agora que rodam mais frios que o P4, por incrivel que pareca.

Falou

Postado
livestar,

1) 32°C temperatura ambiente é de lascar, não tem cooler que vença

2) acima de 50°C em full é normal

sim eu sei disto tamto que nem me preocupo com os 53° full.

quanto a temp ambiente é muito quente eu mal aguento quanto mais meu pc e ainda sim ele se mantem com a temp em idlle a 40°~43° o full fica uns 2° acima ou abixo de 53° to querendo um cooler zalman 7700cu para fazer um over e eu penso sem over a temp sera que vai ficar em quantos graus.

• 2 meses depois...
Postado

Baseado nessas respostas acho q o melhor a fazer é ativar o Cool´n´Quiet

e eu dei uma limpada no cooler estava extremamente sujo por dentro

agora é inverno a temp nao ta mt quente to escutando musica com 38 grausde processador 43 hd e 33 placa-mãe ( gabinete aberto ) no 1.5v

vou deixar 1.5v e vou ativar o cool n quiet quero me preparar bem pra quando chegar no verão

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!