Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurarndo o som


alanfel

Posts recomendados

pessoal, me ajudem!

Instalo o Linux mandrake 9.1, mas não consigo configurar o som.

Na inicalização do KDE ele avisa que não pode encontrar os drives para a minha placa de som (Soud Blaster 32 creative ISA).

Antes quando usava o Mandrake 8.0, o som era configurado direitinho.

O que pode ser?

Sou novato no Linux.

Ah, e meu sistema também fica muito lento. Pentium 266MMx c/128 ram e HD 8.2 GB.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placas de som

Atualmente, grande parte das placas de som existentes no mercado são reconhecidas pelo Linux, visto que a comunidade tem se empenhado em produzir drivers, aumentando a compatibilidade do Linux com o hardware existente no mercado. Entretanto, alguns fabricantes, como no caso dos winmodems, não cooperam, e não liberam as especificações dos chipsets necessárias à construção dos drivers, o que exige uma reengenharia para descobrir o seu funcionamento.

Alguns dos drivers de som presentes no kernel do Linux são derivados do projeto OSS/Free (Open Sound System, mantido por Alan Cox), que por sua vez são derivados do projeto OSS/Linux, drivers comerciais que, algumas vezes, oferecem mais recursos, suporte e instalação facilitada, mas têm um custo para o usuário. A página do desenvolvedor, 4Front Technologies, é www.4front-tech.com/linux.html.

Uma outra fonte de drivers para placas de som no Linux é o Projeto ALSA (Advanced Linux Sound Architecture), localizado em www.alsa-project.org, onde também pode-se encontrar drivers para diversas outras placas de som não reconhecidas diretamente pelo Linux.

Outra alternativa seriam os sites dos fabricantes, que em alguns casos já liberaram drivers para Linux, específico para o seu hardware, a exemplo da PCTEL, que liberou o driver para suas placas CMI8838/8738 ("Sound Pro"), que acabaram sendo incorporadas ao kernel do Linux.

Mas como configurar uma placa de som que já é reconhecida pelo kernel do Linux? A maioria das distribuições possui algum tipo de configurador para esse tipo de dispositivo. No caso do Conectiva Linux e semelhantes, existe o aplicativo sndconfig, que consegue configurar automaticamente a maioria das placas existentes. De forma geral, basta executar o programa sndconfig e verificar o resultado da detecção, ou então sndconfig - noprobe e especificar os endereços de IO e IRQ, manualmente.

Entretanto, algumas placas de som plug&play acabam não sendo detectadas e/ou configuradas por esse aplicativo, exigindo uma intervenção manual do usuário no processo. Essa intervenção (apenas para placas baseadas no barramento ISA) consiste em chamar o aplicativo pnpdump e configurar o dispositivo plug&play manualmente, informando seu endereçamento ao sistema. Basicamente, os passos a seguir são:

Execute o comando pnpdump. Se ele jogar várias informações na tela, isso quer dizer que ele detectou uma placa PnP no seu computador. Se for o caso, repita a operação, só que desta vez, digite:

# pnpdump > /etc/isapnp.conf

Edite o arquivo /etc/isapnp.conf, e remova alguns comentários (linhas que começam com #), assim:

LProcure qualquer linha que comece com a palavra Configure. Essa linha está identificando um dispositivo PnP. A partir dessa linha, até uma que terá a palavra ACT Y (comentado), será a definição de qual endereço esse dispositivo está utilizando

Olhe cuidadosamente cada uma das linhas, e descomente as que falarem sobre um endereço de memória, ou IRQ qualquer, como: (IO 0 (BASE 0x0220)). E remova os comentários também. Veja o exemplo 1.

Para que as configurações sejam ativadas sem precisar reinicializar a máquina, execute:

# isapnp /etc/isapnp.conf

depois utilize normalmente o utilitário de configuração da placa (sndconfig, etc).

Ler o manual e a documentação que acompanham o pacote ajuda muito a entender o funcionamento do sistema:

# man isapnp

# man isapnp.conf

# man pnpdump

# cd /usr/doc/isapnp*

# more isapnpfaq.txt

Uma dica: mesmo que a placa não apareça na lista de placas do configurador, verifique na sua documentação ou no site do fabricante se ela não é compatível com outro modelo, como o Windows Sound System e Sound Blaster, que são os modelos mais comuns de placas, com as quais outros modelos são compatíveis.

Retirado do site : http://www.revistadolinux.com.br/ed/005/perifericos.php3

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!