Ir ao conteúdo

Excesso de programas "lenteia" o PC?

FREDACX

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal,

É o seguinte...

Eu tenho 160 GB de HD, sendo que 50 GB na unidade 'C' e o resto na 'D' (que tá lotado de arkivos).

E eu tenho + - uns 25 GB só de jogos instalados na C e o restante de programas, sobrando apenas uns 15 GB livres.

É verdade que o excesso de memória ocupada no HD "lenteia" o sistema?

Na minha opinião, não tiver muito fragmentado, NAO. Mais nunca tive certeza disso.

Quem entender + do assunto e puder dar uma clareada eu agradeço.

[]'s !!

Postado

Necessáriamente não, a não ser que esses programas incluam linhas na inicialização do windows, entende?

O windwos inicializa muito mais rápido se tiver apenas 5 itens para resolver na inicialização, se tiver 20 vai ficar mais lento, isso sem falar na memória que isso ocupa.

inté+

Postado

Você pode ter 500 programas armazenados nos seus HD's, porém se for executá-los todos ao mesmo tempo aí o computador fica lento.

Porém se executa apenas o necessário, tipo na inicialização deixa uns poucos programas como anti-virus, firewall, antispyware não haveria problemas.

O problema é quando voce instala um programa que não seja imprescindível e ele fica residente na inicialização, tipo o MSN, que quando o windows começa já é carregado. Ou então aqueles blocos de notas e programinhas do gênero.

Aí voce liga o computador e tem que esperar todos esses programas serem inicializados para então o windows ficar disponivel.

Postado

Lenteia sim, ainda mais se tu não dispor de boa quantidade de memória RAM, tipo uns 2GB, o sistema acaba ficando muito pesado e haverá mais arquivos fragmentados pelo uso diário do micro.

Com o HD menos carregado o sistema fica mais ágil com certeza

Postado

Só complementando minha resposta...tudo depende da memória de que dispõe, processador. Enquanto um programa não é chamado do HD para a memória RAM, ele fica num estado inerte.

No momento que voce clica no executável, ele é carregado na memoria RAM, ocupando uma parte desta então a quantidade de memoria disponivel fica menor. Se for executar outro programa, ele ocupará mais um tanto da memória RAM. Se executar um monet de programas estes ocuparão um grande espaço da memória RAM e o processador terá que se dividir paar executar diversas tarefas ao mesmo tempo, dando uma lentidão no computador.

Então se tiver um processador fraquinho com pouca memória RAM, e executar um monte de programas, o computador ficará mais lento que um micro com processador mais moderno e mais memória RAM.

Imagine executar o windows XP, photoshop, corel draw, word, excel, powerponit, access, msn, antivirus, tudo ao mesmo tempo num micro com pouca RAMe processador fraco, o micro pode travar. Porém se executar um de cada vez não ficará tão lento como se executasse tudo ao mesmo tempo.

Postado

People,

Não importa quantos arquivos tem no HD ou seus tamanhos... o HD tem que ter um espaço para a área de swap... afora isso, pode apenas demorar alguns segundos a mais na inicialização... após, funciona normal... se o HD estiver com trocentos arquivos e tudo fragmentado funcionará quase igual ao mesmo HD sem arquivos fragmentados... a diferença será de uns milisegundos... muito pouco para ficarmos de cabelos brancos... a última vez que fiz um defrag por aqui deve ter uns 3 anos... se quiser, faça uma medição de tempo, utilizando algum programa pesado, e depois remova tudo de seu HD e repita o teste... zero diferença...

Agora, abrir diversos programas simultaneamente, vai parar tudo mesmo... a fatia de tempo que o processador dedicará a cada aplicativo aberto será pequena... então, tudo ficará "lentium" mesmo...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...