Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ok

Quanto ao 4051 pode não existor mas pode sempre simular com o 4066 por exemplo. Ou claro tentar encontrar o "model" spice e depois fazer o update do multisim.

Viu a msg pm que enviei ?

Postado
É , vou tentar fazer com o 4066 mesmo. Tb n tem o LM555 nem o Ne555 posso fazer com o 555virtual?

Já vi sim. Mandei outra pra você.

:D

Na versão que tenho tem o LM555 .

Vejaem PACE MIXED e de pois em TIMER .

Mas pode usar o virtual e mesmo a ferramenta que gera o circuito do 555 automaticamente.

Em vez do 4051 pode usar o MPC508AP.Mas note que este não é bidirecional.

Postado

Ta igualzinha ao circuito q te mostrei :)

Mas nesse caso ai, n precisaria de multivibrador né? É só pegar um gerador de funcao de onda quadrada, ligar no pino desse CI e jogar no multiplex.

Postado
Ta igualzinha ao circuito q te mostrei :)

Mas nesse caso ai, n precisaria de multivibrador né? É só pegar um gerador de funcao de onda quadrada, ligar no pino desse CI e jogar no multiplex.

Na simulação não precisa mas se for montar vai ter que colocar o 555 ou outro gerador de clock.

Aqui tem o circuito mas note que está diferente quer porque não está a usar o 4051 e porque está feito para demonstar que os dois multiplexers estão a funcionar em sincronismo.

Terá qua adaptar para o que quer como falamos antes.

Postado

zurca, beleza??? Encontrei um problema no circuito. Justamente o clock. Inicialmente pensei em 8KHz mas ai eu vi q nao seria bom porque introduziria muito ruido e teria q fazer outro circuito pra justamente conter esse ruido. Aumentei então pra 440KHz e então o professor falou q nao poderia utilizar essa frequencia porque o 555 só chega no maximo a 100KHz. :||||

E agora? Acho q vou usar 100KHz mesmo!!

Postado

Soschip,foi porque eu tava pensando em utilizar o LM555. Parece q ele só chega mesmo a 100KHz. esses dois q você me mandou geram onda quadrada???

Zurca, nesse circuito de 125KHz ainda fica um ruido audivel. Queria botar bem mais alto pra justamente evitar esse ruido sem precisar utilizar filtros.

Postado

Texas Instruments TLC555

fMaximum frequency in astable mode min 1.2 MHz Typ 2.1 MHz

----------------------------

"

2. What is maximum frequency of oscillations?

Answer: Most devices will oscillate about 1MHz. However, in the

interest of temperature stability, one should operate only up to

about 500kHz.

"

Philips Semiconductors

NE555 and NE556 applications

----------------------------

O LM555 é a versão da National do NE555

--------------------------------------------

Mas se o seu professor diz que não agradecia que lhe pedisse para enviar essa informação para a Texas instruments. Os eng da TI devem estar todos enganados.

-------------------------------------------

Mas como professor tem sempre razão pode ver outras formas de gerar o sinal com os exemplos atrás.

Com circuitos RLC , CRISTAL , ETC.

Postado
Soschip,foi porque eu tava pensando em utilizar o LM555. Parece q ele só chega mesmo a 100KHz. esses dois q você me mandou geram onda quadrada???

Zurca, nesse circuito de 125KHz ainda fica um ruido audivel. Queria botar bem mais alto pra justamente evitar esse ruido sem precisar utilizar filtros.

Fica muito ruido ?

Não percebo isso .

Note que se esta a montar naquelas pacas para experiências pode ter ruídos de cross-talk o que é normal .

Outra coisa será se fizer em circuito impresso com circuito bem desenhado com plano de ground .

Sempre que desenhar um circuito em que se misturem circuitos digitais e analógicos deve ter um cuidado especial como desenho do circuito electrónico , da distribuição dos componentes e desenho do pcb.

Uso um circuito desse tipo vai para muito tempo ( com o HC4051 e HC4066 e a trabalhar com frequências de comutação entre 50 Hz e 16Kz ) e com sinais de áudio e vídeo sem qualquer problema.

Postado

É assim mesmo. Eu chego com um circuito pra mostrar a ele, ele olha e diz q n funciona. Hehehe

Acabei de olhar o datasheet do Ne555. Dá pra eu trabalhar com a frequencia q eu queria. 440KHz.

Devia mandar o datasheet pra ele tb né ?:rolleyes:

Vou ter de montar no protoboard. N tem mais tempo de fazer em circuito impresso. É pra amanhã, no máximo sexta-feira.

A minha parte ja fiz. VOu tentar ajudar agora meu colega a fazer a parte de amplificacao do sinal na recepção.

Postado

Acabei de experimentar (fisicamente) com o LMC555CN da Nacional.

Funcionou até 1,5 Mhz embora a esta frequência os tempos de subida e descida sejam significativos.

Mas claro seu professor tem razão , mesmo quando não tem .

Realmente agora começo a perceber muitas coisas aqui no forum.

Pode usar algo simples no seu circuito.

Gere o clock com um HC14 e uma resistência e condensador. Não é um circuito estável mas para o fim (didático) serve.

Postado

Montei uma parte do circuito. Mesmo quebrando a cabeça com o multisim. Dá uma olhadinha ai.

até simulei nessas duas etapas e deu pra ver os pulsos saindo :D

Gostei do resultado.

Vou deixar o LM555 mesmo. Sem problemas. Coloco um potenciometro pra variar o clock

post-118836-13884944175927_thumb.jpg

Postado

valeu zurca por toda ajuda q você me deu nesse trabalho. Acho q sem seus posts, meu trabalho nao sairia do lugar.

Nenhuma pergunta mais a respeito desse topico tenho a fazer :D

POde ser q mais tarde eu reacenda ele hehehehehe

Valeuuuuuuuu

• 9 anos depois...
Postado

@cabrunco opa beleza, tudo certo? Cara tu tem esse circuito ainda? Estava pesquisando na internet, achei essa tópico e já me ajudou bastante.

Fui dar uma olhada nos links que postou no 4shared do circuoto, porém não estão mais lá.

Abrass

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!