Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fototransistores e equivalente para TIP120


tcpaiva

Posts recomendados

Oi pessoal

Estou tendo dificuldade com modelos de fototransistores que possam ser encontrados aqui nas lojas em São Paulo (capital). O único que encontrei foi TIL78. Os atendentes não conhecem componentes e não conseguem ajudar. Alguém tem sugestões?

Outra coisa. Em meu projeto eu uso um TIP120 num driver para um motor DC. Não estou usando ponte H pois só preciso que ele gire em apenas um sentido. O problema é que a tensão entre coletor e emissor em um TIP120 (ou TIP122) saturado é de 2 volts. Alguém sabe como faço pra diminuir isso? Que outro transistor eu poderia usar? Acho que uma opção seria usar um FET, mas só os conheço na teoria. Qual seria o equivalente do TIP120 nos modelos FET?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O TIL78 não serve para a sua aplicação?

Realmente não há muita opção.

Há uma boa variedade de fototransistores nos sites de fabricantes, como a Vishay, mas, nas lojas :(

Quanto ao transistor para substituir o TIP, também acho que você deveria partir para um MOSFET.

Nos MOSFET, é dado a resistência entre o dreno e a fonte, ao invés da tensão entre o coletor e emissor como no caso dos bipolares.

Para saber qual seria a queda de tensão, teria que saber qual o valor da corrente que o motor provoca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... tive que ficar com o TIL78 mesmo. Não é que ele não servia, é que eu pensei que talvez fosse possível encontrar modelos mais baratos nas lojas, que os próprios vendedores não soubessem. Lá fui eu com um monte de modelos anotados... pra nada... Decepção...

Bom, quanto ao MOSFET, que modelo se encontrano mercado? Não adianta eu fazer que nem fiz para o fototransistor e não conseguir comprar. Para os MOSFET não existem, ou melhor, não são necessários os "darlingtons" né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O IRF640 suporta até 18 Amperes de corrente com uma resistência entre dreno e fonte, no estado ligado, de 0,18 ohms.

Se o motor puxar uma corrente de 2 Amperes, por exemplo, a queda de tensão entre o dreno e a fonte do MOSFET seria de apenas 0,36 v.

Ele necessita de uma tensão maior do que 4v, porém menor do que 20v entre a porta e a fonte para conduzir.

Seu preço é de cerca de R$2,50.

É um modelo comum no mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!