Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em Athlon X2 3600+ - Antes e Depois!!!


J.Junior2

Posts recomendados

Saudações a todos!

Estou realizando aos poucos um over em minha máquina (vide assinatura) onde fui "overclockando" e realizando testes!!!

Utilizo atualmente o Sandra XI SP4 para realizar os testes!

Os testes feitos foram os de: 1- Processor Arithmetic, 2- Processor Multi-media, 3- Memory Bandwidth e 4- Cache and Memory.

Com a máquina original o melhor resultado foi:

1- 13824/11699

2- 35145/39052

3- 4805/4778

4- 9523/16,3

No primeiro over, aumentei o "FSB" para 225Mhz, um aumento de 12%. O processador passou a trabalhar com 2138Mhz. Tive de aumentar as latencias da memória em 1 ponto para ficar estável! O resultado foi:

1- 15449/13078

2- 40124/43661

3- 5008/4981

4- 10147/18,2

No geral, obtive um ganho de 10% a mais de desempenho nos testes de processador e 5% de ganho na velocidade da memória! Muito bom em relação a porcentágem de over feito.

Ainda não fiquei satisfeito e tentei frequências mais altas. O problema que tenho atualmente são minhas memórias DDR2 533 que não "overclockam" bem. Mesmo assim insisti!!!

Passando o "FSB" para 235Mhz, o processador passou a trabalhar à 2233Mhz. Tive de diminuir o multiplicador do HTT para 4 operando à 940Mhz. Aumentei o vcore do processador para 1.42v. A memória continuou com a mesma latência e ficou trabalhando a 558Mhz DDR. O aumento em over do processador foi de 17%. O resultado foi:

1- 16149/13660

2- 41904/45613

3- 5256/5235

4- 10656/17,9

No geral, obtive um ganho de 14% de desempenho à mais no processador e de 10% à mais na memória!

Percebi que com o aumento do over, a porcentagem de ganho é bastante proporcional! Isso passa uma ligeira impressão de que se eu conseguir uns 40% de over, conseguirei um ganho aproximado de 35% no processador e uns 28% na memória!!!

Ainda irei realizar mais testes e aumentar este over aos poucos. Assim que tiver um outro valor substancial irei compartilhar com todos os que gostam de um over!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente cheguei ao máximo que minhas pobres DDRs2 533 suportaram! Consegui deixar o PC estável com o "FSB" em 250Mhz. Com isso, o meu Athlon 64 3600+ X2 que de fábrica rodava à 1900Mhz, agora está trabalhando em 2375Mhz, ou seja, 25% a mais de clock. A DDR2 também está mais feliz agora trabalhando à 592Mhz estável!

Foi necessário aumentar a tensão das DDRs para 1,9v e o vcore ficou em 1,42v. O HTT ficou em 4 x 250 = 1000Mhz que é a frequência default. Elevei a frequência da porta PCi Express para 115Mhz.

O resultado obtido foi muito bom. Vejam nos testes abaixo:

1- 17173/14535

2- 44509/48521

3- 5559/5586

4- 11327/17,7

Com um aumento de 25% da frequencia, obtive um rendimento geral de 21% de ganho em performance no processador e de 17% à mais de velocidade de MB/s na memória.

Acima deste clock o Windows Vista ficou instável e apresentou "tela azul"!

Agora me resta esperar o 13º chegar para trocar as pobres DDR2 533 por DDR2 1033 o que possibilitará um over bem maior!!!

Não aconselho ninguém a tentar este over mas se alguém quiser arriscar eu posso ajudar!

Só a nível de comparação, meu X2 3600+ ficou com praticamente o mesmo desempenho do X2 4800+ que trabalha à 2.4Ghz!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem uma placa mãe pra botar o X2 pra rodar no minimo a 2,8ghz =)

Depende muito da temperatura do processador...

Danilo, eu esperava isso dessa MB mesmo porém como gastei uma grana boa, preferí montar logo a máquina com as DDR2 533 mesmo e agora no final do ano trocar pelas DDR2 1066!!!

Acredito que com essa DDR2 conseguirei bem mais do que consegui até agora!!!

valeu o apoio moral!!! =)

Sua DDR2 provavelmente aguentara um over maior que o atual... Não vejo necessidade da troca dela... Ainda mais pois as DDR2 1066Mhz ainda tão muito caras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro J.Junior2 li seu post e gostaria de saber se você poderia me ajudar com meu over. A configuração é a seguinte:

AMD AM2 X2 4200+ 2.200Mhz

ASUS M2N-E SLI

1x 1024 DDR2 533

Consegui fazer um over de 2.200 para 2.600 da seguinte maneira:

Multiplicador 11X por 237Mhz

HTT 4X 948Mhz

Memórias a 586Mhz

As voltagens tanto do processador como das memórias esta em AUTO

Assim esta estavel roda tudo numa boa, mas se aumento de 237 para 240 por exemplo o computador liga tudo certinho mas passa um certo tempo ele reinicia sozinho do nada. Ai gostaria que você me ajudasse com as suas experiencias que você ja fez o que pode ser. E se consigo subir mais esse over.

Obrigado desde já e desculpe incomodar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danilo, eu esperava isso dessa MB mesmo porém como gastei uma grana boa, preferí montar logo a máquina com as DDR2 533 mesmo e agora no final do ano trocar pelas DDR2 1066!!!

Acredito que com essa DDR2 conseguirei bem mais do que consegui até agora!!!

valeu o apoio moral!!! =)

O Danilo está certo.

1- Esse Brisbane esquenta muito pouco.

2- Depende muito das ddr2, você só vai saber o quanto a sua aguenta testando, veja minha assinatura, tenho um pente de 1Gb ddr2 533 e 512Mb ddr2 533 que estão rodando a 708mhz sem problemas nenhum, é só questão de ajustes.

3- Pode decolar esse processador aí que se ele for bom de over chega aos 2.8ghz sim, ou mais.

4- Qual sua fonte? Antes de tentar algo tens que ver qual o modelo da sua fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro J.Junior2 li seu post e gostaria de saber se você poderia me ajudar com meu over. A configuração é a seguinte:

AMD AM2 X2 4200+ 2.200Mhz

ASUS M2N-E SLI

1x 1024 DDR2 533

Consegui fazer um over de 2.200 para 2.600 da seguinte maneira:

Multiplicador 11X por 237Mhz

HTT 4X 948Mhz

Memórias a 586Mhz

As voltagens tanto do processador como das memórias esta em AUTO

Assim esta estavel roda tudo numa boa, mas se aumento de 237 para 240 por exemplo o computador liga tudo certinho mas passa um certo tempo ele reinicia sozinho do nada. Ai gostaria que você me ajudasse com as suas experiencias que você ja fez o que pode ser. E se consigo subir mais esse over.

Obrigado desde já e desculpe incomodar

Acredito que dê para aumentar mais que isso! Agora é hora de aumentar as latências da memória em 1 ponto e começar a aumentar um pouco o vcore e a tensão da memória (tirar de auto e colocar uns 2 pontos acima do original - não 2v, 2 pontos).

Tente aí e poste o resultado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que dê para aumentar mais que isso! Agora é hora de aumentar as latências da memória em 1 ponto e começar a aumentar um pouco o vcore e a tensão da memória (tirar de auto e colocar uns 2 pontos acima do original - não 2v, 2 pontos).

Tente aí e poste o resultado!

Aqui esta assim as latencias da minha memória. Obtidas pelo CPU 1.40.5

CAS#Latency 4

RAS# to CAS# Delay 4

RAS# Precharge 4

Cycle Time (Tras) 11

Bank Cycle Time (Trc) 15

Command Rate 2T

Como você acha que devo colocar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, coloca em 5,5,5,13 nesta sequência que já vai ajudar de mais da conta! Passe a tensão da DDR para 1,9v que já vai dar pra segurar a onda com o clock base em uns 250Mhz!!! Acima disso terá de baixar o multiplicador do HTT para 3x!

Cara fiz igual você postou mas nada viu. Se passo de 237Mhz o windows começa a carregar e depois da tela azul e as vezes ate inicia mas depois reinicia sozinho igual se tivesse apertado o reset. E ai você sabe o que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lógico. é o pc da assinatura:

athlon 3600+x2

kn9sli

1gb ddr2 kingston 800 (n aconselho, pois overclocka pouco) em dual chanel

8600 fatal1ty

80gb x2 em raid 0

numa fonte Cooler master 500w

Você acha que se eu trocar a minha placa mãe que é uma M2N-E SLI por uma M2N-E ficará melhor ? Conseguirei chegar aos 3.0Ghz ? Você sabe se a M2N-E aumenta o Vcore acima de 1.3v ? A minha fonte vou trocar por uma seventeam 350W real essa ta boa? As minhas memórias ja troquei por 2x 512Mb DDR2 800Mhz Samsung você acha que com elas consiguerei chegar aos 3.0Ghz ?

Agora quais as configurações que você fez na sua BIOS para chegar a esse over?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui comigo estava acontecendo algo semelhante mas aumentei a temporização da memória e a tensão para 1,9v e não deu mais nada! Estou rodando com o clock base de 250Mhz!!! Aumente a temporização para 6,5,5,15 com 1,9v para as DDR2 e veja se resolve. Se ainda não, aumente a tensão para 1,95v. Se não resolver, você está limitado por algo aí!!!

Outra, você tem que travar o PCi Express em 100Mhz pra não dar problemas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui comigo estava acontecendo algo semelhante mas aumentei a temporização da memória e a tensão para 1,9v e não deu mais nada! Estou rodando com o clock base de 250Mhz!!! Aumente a temporização para 6,5,5,15 com 1,9v para as DDR2 e veja se resolve. Se ainda não, aumente a tensão para 1,95v. Se não resolver, você está limitado por algo aí!!!

Outra, você tem que travar o PCi Express em 100Mhz pra não dar problemas!!!

A noite quando eu chegar em casa faço o que você descreveu aqui.

Agora sobre o PCI-E ele esta travado a 100Mhz e o PCI a 33Mhz

As voltagens da memoria e vcore deixei em AUTO.

A memória deixei a 533Mhz mesmo e o resto em AUTO.

Qual multiplicador você usa ai ? E o HTT quanto você usa ?

Aqui eu uso multiplicador 11x237Mhz => 2.607Mhz

HTT 4x dando 950Mhz

Obrigado de novo pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você aumentou o vcore e a tensão da memoria também? Qual é a sua MB mesmo? Estas MB asus com final E são ruins para over. abraço

O vcore não tem como aumentar mais do que 1,25v pois a minha placa mãe não deixa, a tensão da memória aumentei sim para 1,9v, a placa mãe é uma ASUS M2N-E SLI. Mas ja gente aqui com elas fazendo uns overs ate bons com elas e no meu caso creio que so chegarei a 2.700Mhz mesmo pois acima disso é preciso aumentar o vcore. Estou a procura de um BIOS MODE para essa placa mãe ta difícil de achar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí complicou!!! Pegue uma imagem do CPUz e poste aqui para eu dar uma olhada e ver se consigo te ajudar. Imagem do processador e memória no CPUz!

Hoje consegui colocar o clock base em 260Mhz sem problemas. Também fui diminuindo as temporizações da memória e a máquina aceitou. O processador está trabalhando à 2470Mhz e as memórias à DDR2 618Mhz. O resultado no Sandra XI foram:

1- 17959/15192

2- 46628/50733

3- 5726/5656

4- 12078/17,1

No 3DMark 06 consegui 4658 pontos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!