Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ergonomia


Oikos

Posts recomendados

E então, quantos de vocês vão dormir parecendo robôs de tão travados depois de horas e horas envergados na frente dos notes? E quantos sentem aquelas pontadas nos pulsos na calada da noite? Já digo que eu sou um infeliz proprietário de dores e mais dores causadas pelo uso indiscriminado do notebook.

Lendo algumas páginas no submundo da internet, aprendi que alguns ajustes simples podem fazer toda a diferença:

1. O posicionamento do teclado e monitor do notebook vão de encontro ao posicionamento ideal de mãos e pescoço. O correto seria usar um teclado externo e levantar o notebook à altura dos olhos ou usar um monitor externo na mesma posição.

2. Fazer intervalos regulares, algo tipo 12 minutos a cada 48 minutos. Ah, e não adianta nada fechar o Excel e visitar o Kibeloco. Tem que levantar da cadeira e fazer alguns alongamentos, dar uma caminhada, ir xavecar aquela secretária gatinha, etc.

3. Não usar o computador hj como se ele fosse explodir amanhã. Até para manter um equilíbrio geral na vida, a pratica esportiva frequente, pra não falar diária, é fundamental.

Há um programinha legal e multiplataforma chamado Workrave que ajuda bastante. Ele te avisa quando você deve ir tomar um ar e até mostra umas imagens de alguns alongamentos bons pra prevenir LER e travamento de pescoço. Google it.

Sites:

http://www.hp.com/ergo (tem um pdf com bastante dica, inclusive pra usuários de notebooks).

Depois eu adiciono mais uns sites, tá na hora do meu intervalo. :lol:

Abraços,

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom topico.

O ruim do forum do Clube do Hardware é que nunca tem nenhum artigo, ou é super escasso. Review então, só me lembro da mirax, dv6125, v6210. A dell 131L ninguem faz, alias o marxavbr fez no topico "pequenos notaveis", mas ninguem sabe disso. kkkkkkk. Por falar nisso até a CCE que é lider absoluto em visitas, simplesmente não tem fotos dela pelo que eu me lembre.

O moderador, ou pra ser mais direto o gabriel torres, podia fazer uma pagina exclusiva pra artigo externos, como é feito no forumpcs. Do jeito de hoje, está tudo tão espalhado, que é só por indicação de alguem, ou sem querer vi no google, ou se o topico estiver nas primeiras duas paginas do indice. Ou tascando na assinatura como vire e mexe eu faço. Destacar como fixo é feito, mas se destacar um montão de topicos, vai ficar poluido demais. O ideal mesmo é uma pagina exclusiva com links pro topico. Fica aqui uma dica. Acredito que algum moderador vai ler isso. Pois pelo que andei vendo, tenho sensaçao que quando agente digita a palavra moderador, parece que logo em seguida aparece um pra ler. creio que deve ter algum software que monitora se alguem digitou essa palavra em algum topico, pra averiguar o motivo. hehehehe. Sabe de algo icefly? :hehehe:

Bom, pelo que está escrito aí, eu estou é podre. O computador trava, o firefox trava se abrir mais de 8 abas ao mesmo tempo (não sei porque). mexo no escuro. O teclado é podre (tenho que corregir toda hora a falta da letra "a"). O monitor está abaixo da linha de visão. O mouse graças a deus é bom, mas o plugue da placa-mãe está com problema. E ainda sem som. Zero de musica! E tudo isso horas e horas. kkkkkkkk, não aguento mais.

O melhor modo mesmo, e ficar deitado na cama, e por o notebook no caso desse forum, em cima de alguma prancheta ou caderno grosso, pois não pode colocar sobre o colchão se não pode obstruir a passagem do ar, e queimar o notebook. E pra digitar, basta instalar um software voice da ibm, e voce fala no microfone e ele vai escrevendo pra voce. voce fala abra firefox, e ele abre. Eta que beleza. Já ouvi falar, mas espero que seja bem fincional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho desktop em casa, uso com monitor 17CRT flat bem recuado na mesa para poder apoiar os cotovelos na mesa (o segredo para não ter dores é apoiar os antebraços inteiros na mesa).

Deixo ele sobre a mesa e inclinado para cima pela própria base giratória.

Na antiga empresa usava um DELL 110L com mouse ótico. só isso sobre a mesa, também bem recuado para poder apoiar os braços sobre a mesa.

Agora na empresa atual uso um micro com monitor 17 xing-ling sobre um suporte de madeira, mas como a mesa é pouco larga, ele fica deslocado pro lado e enquanto eu digito eu tenho que ficar dobrando o pescoço... tá uma Mierdoles.

Por isso estão louco pra comprar um notebook meu e usar no trabalho. E em casa tb, óbvio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E então, quantos de vocês vão dormir parecendo robôs de tão travados depois de horas e horas envergados na frente dos notes? E quantos sentem aquelas pontadas nos pulsos na calada da noite? Já digo que eu sou um infeliz proprietário de dores e mais dores causadas pelo uso indiscriminado do notebook

Ótima iniciativa essa sua Oikos,

Eu também já passei por algumas semanas um período de "depedência" de notebook: passava quase 6 horas na frente do laptop no trabalho e quando chegava em casa eram mais umas 3 horas navegando na net, deitado na cama... isso acabou me causando fortes dores nos ombros e nos punhos por um tempo, me obrigando a tomar medicação... mas hoje aprendi a lição e estou mais moderado no uso de notebook.

Tem que levantar da cadeira e fazer alguns alongamentos, dar uma caminhada, ir xavecar aquela secretária gatinha
:):):):)
Bom topico.

O ruim do forum do Clube do Hardware é que nunca tem nenhum artigo, ou é super escasso. Review então, só me lembro da mirax, dv6125, v6210. A dell 131L ninguem faz, alias o marxavbr fez no topico "pequenos notaveis", mas ninguem sabe disso. kkkkkkk. Por falar nisso até a CCE que é lider absoluto em visitas, simplesmente não tem fotos dela pelo que eu me lembre.

Daigonet, eu também sinto falta de alguns reviews aqui no FCH, tanto que assim que alguém posta uma mensagem dizendo que comprou seu notebook com as dicas postadas aqui, eu peço que a pessoa faça um review do seu notebook, prá aumentar o nosso nível de contéudo. E aproveitando a deixa, já vou logo avisando: assim que receber seu Asus, faça um review dele ;)

E a dica de criar uma seção específica para reviews de notebooks é uma boa sim.

Acredito que algum moderador vai ler isso. Pois pelo que andei vendo, tenho sensaçao que quando agente digita a palavra moderador, parece que logo em seguida aparece um pra ler. creio que deve ter algum software que monitora se alguem digitou essa palavra em algum topico, pra averiguar o motivo. hehehehe. Sabe de algo icefly? :hehehe:

Não é bem assim: como eu tô sempre entrando aqui e checando os posts e as infrações, antes eu mando uma MP pro "infrantor" prá ele consertar o erro... mas algumas vezes eu só vou saber que alguém quer deletar um post ou um tópico quando tem uma denúncia algo de irregular ou ele pede por MP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daigonet, eu também sinto falta de alguns reviews aqui no FCH, tanto que assim que alguém posta uma mensagem dizendo que comprou seu notebook com as dicas postadas aqui, eu peço que a pessoa faça um review do seu notebook, prá aumentar o nosso nível de contéudo. E aproveitando a deixa, já vou logo avisando: assim que receber seu Asus, faça um review dele ;)

E a dica de criar uma seção específica para reviews de notebooks é uma boa sim.

Não é bem assim: como eu tô sempre entrando aqui e checando os posts e as infrações, antes eu mando uma MP pro "infrantor" prá ele consertar o erro... mas algumas vezes eu só vou saber que alguém quer deletar um post ou um tópico quando tem uma denúncia algo de irregular ou ele pede por MP

Vixi, review ninguem faz. Comprou, levou, evaporou. (_(

O meu será feito.

Sim voce sempre está aqui (alias agora né). Mas antes o moderador não participava nunquinha do forum. Ou seja, ou ele recebeu denuncia, ou deve ter algum programa que monitora. Normalmente quando tem um topico escrito moderador, normalmente sempre aparece um pra ler. Isso é fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...