Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baixei 16º na 8800 GTS


Peter_

Posts recomendados

Olá meus caros,

Resolvi tentar abaixar as temps da 8800 GTS e adaptei a ideia de um amigo aqui do fórum que colocou um Fan sobre o dissipador do processador. Só que eu coloquei o fan sobre o próprio dissipador da 8800 gts.

Resultado, reduziu as temps em 16º.

Coloquei um fan de 12cm e prendi com aquelas abraçadeiras de plástico (cintas ou forquilhas).

Só tenho fotos dela colocada, mas dá para ter uma ideia, é bem simples.

Foi só tirar aquela capinha plástica que fica sobre o dissipador e a ventoinha e prender com as cintas.

Temps atuais e sem over:

tempsnovassv7.jpg

Antes as temps eram assim:

GPU= 56º

Diodo GPU= 65º

Memória GPU= 56º

Ambiente GPU= 40º

Então o que fiz foi aproveitar e fazer overclock na VGA subindo para

Core Bus = 674MHz

Memory Bus = 985MHz

A temperatura com over ficou assim:

GPU= 45º

Diodo GPU= 53º

Memória GPU= 45º

Ambiente GPU= 37º

Over:

Core Bus= 671MHz

Memory Bus= 985MHz (x2) = 1970MHz

Um abraço,

Peter

Fotos:

coolersnovos001uu7.th.jpg

coolersnovos003zo3.th.jpg coolersnovos004ne9.th.jpg

coolersnovos006ky7.th.jpg

Fotos da VGA fora do computador:

coolervga001rb3.th.jpg coolervga003pp8.th.jpg

coolervga004fh4.th.jpg coolervga005mb4.th.jpg

Usei apenas duas abraçadeiras.

Onde ficam os parafusos na 8800 GTS:

coolervga002la5.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

interessante, aqui estou com temperaturas abaixo dos 60º com over e cooler de fabrica. Vale salientar que tudo depende do tipo de gabinete e sua refrigeração.

Meu Overclock:

Propriedades do processador gráfico

Adaptador gráfico Asus EN8800GTS 320MB

Número de código G80GTS (PCI Express x16 10DE / 0193, Rev A2)

Velocidade da GPU (Geometric Domain) 648 MHz (original: 513 MHz, overclock: 26%)

Velocidade da GPU (Shader Domain) 1458 MHz (original: 1188 MHz, overclock: 23%)

Clock da Memória 999 MHz (original: 792 MHz, overclock: 26%)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhoro bem a temperatura....hehe

Caiu 11 graus na GPU e ficou tudo azul.....hehehe

Sem overclock, caiu de 56º para 40º, resultando em 16º a menos na GPU.

Só que aproveitei a margem que se criou e fz overclock na VGA, chegando a 45º com over.

A estética não ficou das melhores, mas é funcional e muito mais barato do que comprar um baita Cooler para VGA, e pagar fortunas. Sendo que essas simples opção é tão funcional quanto.

Um abraço,

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

simplesmente, incrível.

Eu mesmo duvidei de um amigo ao ver uma de suas fotos...

Uma façanha realmente,

Meus parabens amigo...

Trabalho bem feito!

porém, me deixou uma dúvida. Eu reparei que você prendeu uma abraçadeira em uma parte de alumínio de um lado e em um heatpipe do outro.

A abraçadeira esta presa bem na parte que esquenta mais o heatpipe...

Quanto tempo você está com o sistema assim?

E você ja reparou se a abraçadeira nao esta derretendo ou coisa do genero?

Estou sendo neurótico,

Mas é porque deu uma enorme vontade de fazer a mesma façanha na minha VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito boa ideia peter... parabens

uma coisa simples, barata e de otimo resultado... hehe

abraço

Valeu!!!!

simplesmente, incrível.

Eu mesmo duvidei de um amigo ao ver uma de suas fotos...

Uma façanha realmente,

Meus parabens amigo...

Trabalho bem feito!

porém, me deixou uma dúvida. Eu reparei que você prendeu uma abraçadeira em uma parte de alumínio de um lado e em um heatpipe do outro.

A abraçadeira esta presa bem na parte que esquenta mais o heatpipe...

Quanto tempo você está com o sistema assim?

E você ja reparou se a abraçadeira nao esta derretendo ou coisa do genero?

Estou sendo neurótico,

Mas é porque deu uma enorme vontade de fazer a mesma façanha na minha VGA.

Aqui está tudo tranquilo, estou com ela assim há vários dias... e se for ver, que valem por muito mais, pois tenho passado o AtiTool scan artifacts várias vezes, pois que queria ver o over máximo que consigo nela.

Consegui de over na VGA: 674MHz no Core e 995MHz (x2) na memória.

Pode ficar tranquilo, se as temps ficarem a maior parte do tempo menores do que 60º, não vejo problemas com as abraçadeiras.

Faça o teste, vale a pena.

Mas, se puder, use fan de 12cm. O volume de ar é muito maior do que uma fan de 8cm.

Um abraço,

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa o peter so amigo do Dsoldier q mando uma mensagem pra você tb no forum inclusive a minha configuração é igual a dele, hoje eu fui tirar a vga para ver e logo de cara eu vi q não tem como entrar uma chave philips nos parafusos da frente como q você fez para tirar aqueles parafusos você tirou a capa q tem por cima??? valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa o peter so amigo do Dsoldier q mando uma mensagem pra você tb no forum inclusive a minha configuração é igual a dele, hoje eu fui tirar a vga para ver e logo de cara eu vi q não tem como entrar uma chave philips nos parafusos da frente como q você fez para tirar aqueles parafusos você tirou a capa q tem por cima??? valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa o peter so amigo do Dsoldier q mando uma mensagem pra você tb no forum inclusive a minha configuração é igual a dele, hoje eu fui tirar a vga para ver e logo de cara eu vi q não tem como entrar uma chave philips nos parafusos da frente como q você fez para tirar aqueles parafusos você tirou a capa q tem por cima??? valeu

Não precisa tirar o adesivo. A chave que terá que usar, é aquela bem fininha, tipo pra relógio. Daí, ela entre no vão que tem entre o adesivo e o furo do parafuso. Fica uma fresta. Tipo, ergue só um poucquinho o adesivo, mas não chega a estragar o adesivo, pois é só a pontinha.

Um abraço,

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa amigo eu fiz aqui na minha ela começou a 35graus e foi subindo ate 53 aonde normalizou acho q não foi um bom negocio pois a temp estava em 58graus baixou 5graus não sei se é porque eu estou usando esse cooler http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_214&products_id=2517

e não está dando um desempenho igual o de 120.... valeu obrigado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem Fan Mod:

001semfanmodidlestockqu5.th.jpg 002semfanmodfullstocksk6.th.jpg 003semfanmodidleoverey1.th.jpg

004semfanmodfulloversk1.th.jpg 005semfanmodfulloverfanmr2.th.jpg

Com Fan Mod:

006comfanmodidlestockfayb9.th.jpg 007comfanmodidlestockfaky7.th.jpg 008comfanmodfullstockfaay1.th.jpg

009comfanmodidleoverfanni7.th.jpg 010comfanmodfulloverfanwn7.th.jpg

Este re-teste foi feito dia 14/09 e estava bastante quente aqui. Percebi que o Fan Mod ajuda também na ventilação do ambiente da GPU, pois quando as temps aqui fora estão baixas, esse Fan ajuda a jogar pra fora do gabinete o ar quente. Ou seja, quanto mais frio do lado de fora, mais efeito fará o Fan Mod.

Quando eu fiz os testes do tópico, aqui estava 11º. Por isso, fez tanto efeito, funcionando também como um exaustor, melhor do que o original com a capa.

Outra coisa que eu gostaria de deixar claro é que não ganho nada com essa modificação, acredito que mais do que uma modificação, eu procurei uma solução para o problema das temperaturas e encontrei, para mim serviu, pois aqui em Curitiba na maior parte do tempo é frio. Agora, se a galera não tem um gabinete com boa ventilação e do lado de fora está uns 40º na sombra... faz favor, né? não há home made que resolva.

Quanto aos testes, eu fiz um teste também aumentando a fan original, com a capa. Para 100% e para 85%. O barulho é muito chato. Por isso nem segui em frente com mais testes com o Fan original... E com o Fan Mod eu baixei o fan original para 25% para ficar bem silencioso.

Minhas conlusões: O Fan Original funciona se estiver a 100%, mas é muito barulhento. O Fan Mod é silencioso e funciona. Inclusive funciona também como um exaustor para a região da VGA.

Um abraço,

Peter

Obs.: Tive que colocar em dois posts por causa do limite de imagens por post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po gente eu tenho uma XFX 8600GT ela trabalha em modo normal a uns 60º eu to achando que ainda ta muito alto meu gabinete ta muito quente eu tenho uma gabinete Gamer da Leadership ele só tem cooler na leteral de acrilico o processador e a mobo pelos testes que eu fiz tão normais c/ menos de 50º ja mexi em tudo nos cabos p/ melhorar a circulação de calor, minha fonte é uma Seventeam 350bkv, será que um cooler na traseira do gabinete resolve isso?

outra coisa, barulho apos instalar este cooler ou outros, será que a maquina vai ficar barulhenta?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po gente eu tenho uma XFX 8600GT ela trabalha em modo normal a uns 60º eu to achando que ainda ta muito alto meu gabinete ta muito quente eu tenho uma gabinete Gamer da Leadership ele só tem cooler na leteral de acrilico o processador e a mobo pelos testes que eu fiz tão normais c/ menos de 50º ja mexi em tudo nos cabos p/ melhorar a circulação de calor, minha fonte é uma Seventeam 350bkv, será que um cooler na traseira do gabinete resolve isso?

outra coisa, barulho apos instalar este cooler ou outros, será que a maquina vai ficar barulhenta?

valeu

Uma boa ventilação no gabinete é essencial.

Veja algumas modificações que fiz no meu gabinete:

depoisledmod1xo6.th.jpg

Aqui as temperaturas ficam bem baixas, mesmo com overclock.

Na hora de comprar, dê preferência pelos coolers com altos valores em Fluxo de ar, unidade de medida CFM e baixos valores em dB.

Eu usei no gabinete coolers da AKASA da série Ultra Quiet, que tem 44.5CFM e apenas 18dB. Por isso o gabinete ficou silencioso. Mesmo com 3 coolers a mais que coloquei.

Uma braço,

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande ideia só que fui mais radical na tampa rs.

Cortei ela do tamanho do cooler , onde ele encaixa perfeito.

Resultado baixou de 77 para 54 agora , vou ficar de olho pra ver se aumenta!!

valeu pela ideia!

hehe... Que doido!!! Cortou mesmo a tampa... rsrs...

Ficou bacana, mas já era a tampa... hehe...

Um abraço,

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 6 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!