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Eu colocaria logo na entrada o indutor de maior valor bem como o capacitor de maior valor (1uF) entre fase e neutro. Após eu colocaria os indutoires de menor valor, bem como os capacitores de menor valor, mais perto da saída portanto..

E diminuiria o valor desse indutor de 8.8 mH para 1/10 do valor do primeiro indutor, portanto um valor de 1 mH pois com isso vais resolver o problema de overshoot na curva do filtro, veja ai a comparação para entender o que falo..

ComparaClaitonManfio.jpg

Abraço..

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E diminuiria o valor desse indutor de 8.8 mH para 1/10 do valor do primeiro indutor, portanto um valor de 1 mH pois com isso vais resolver o problema de overshoot na curva do filtro ...

Perfeito! Vou guardar o outro indutor pronto que consegui e usar futuramente!

Melhor enrolar 1 mH no indutor que comprei. Com algumas voltinhas já se está lá!

Interessante esse overshoot pois já me deu isso no filtro de 2º ordem feito em um regua com um indutor de 17 mH e o mesmo capacitor de 1uF. Na ocasião use o valor de 350 ohms no filter solutions, valor do consumo total dos aparelhos naquela régua. R = 220*220/350 .:. 138 Watts

Não tinha nem ideia do que era, pois quando simulei o valor de um PC mais potente sumia o pico!

Valeu faller!

Alguem conseguiu pega o software versao free?? Se caso sim, favor posta como, pois fui tenta e n pegou nenhum tipo de email la!! Ate breve!

Já te mandei o link do software "Freeware's".

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Marcelo.. Ai vai um circuito de proteção de linha telefônica:

Proteocontrasurtosnalinhatelefnica.jpg

Tenho uma haste de 2,4 m aterrada dentro de uma caixa de inspeção.

Pergunto se o terra no circuito acima poderá ser ligado no mesmo cabo de aterramento do computador ou será necessário um terra independente?

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Tenho uma haste de 2,4 m aterrada dentro de uma caixa de inspeção.

Pergunto se o terra no circuito acima poderá ser ligado no mesmo cabo de aterramento do computador ou será necessário um terra independente?

Eu optaria por ligar no mesmo aterramento ou seja, garantindo a equipotencialização desse terra.

Terra é um potencial de referência. Não se deve ter diferentes aterramentos. Terra é único...

Não confunda essa minha afirmação com ligar o terminal de terra da tomada no neutro, uma vez que esse neutro é ligado ao terra lá na entrada da rede elétrica. Aterramento deve ser uma rede própria, que pode e deve ter uma conexão com esse neutro, lá no ponto dd aterramento da rede elétrica, lá debaixo do relógio medidor..

Essa rede própria deve servir para o aterramento de energia, também da proteção de antena ou de telefone

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Eu optaria por ligar no mesmo aterramento ou seja, garantindo a equipotencialização desse terra.

Terra é um potencial de referência. Não se deve ter diferentes aterramentos. Terra é único...

Não confunda essa minha afirmação com ligar o terminal de terra da tomada no neutro, uma vez que esse neutro é ligado ao terra lá na entrada da rede elétrica. Aterramento deve ser uma rede própria, que pode e deve ter uma conexão com esse neutro, lá no ponto dd aterramento da rede elétrica, lá debaixo do relógio medidor..

Essa rede própria deve servir para o aterramento de energia, também da proteção de antena ou de telefone

Perfeito. Aqui este é o padrão, conforme você informou.

54117161.jpg

Na entrada o neutro é ligado a uma haste de terra, de forma que qualquer potencial que tenda a aparecer neste neutro vindo da "rua", devido a diferença

de demanda em um mesmo link, seja escoado para o terra. Esse pradrão é praticamente o desenho de um Y.

O ideal pelo que entendi, seria que tivesse um fio que fosse da tomada do PC até a entrada lá no quadro onde este seria ligado a haste já aterrada com o neutro. Por não ter este fio aqui na tomada junto ao fase e neutro, instalei uma caixa de inspeção aqui no pátio para fazer um TERRA para o PC.

Beleza, então vou usar a haste do PC para ligar o terra do protetor telefônico. Abraço!

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Fiz o circuito do LED conforme já visto a postagens anteriores.

Mudei apenas alguns valores pois o LED que instalei trabalha com ~10mA.

Capacitor de 220nF + Resistor 15.000 ohms = ~8.13 mA em 220V

Apesar de funcionar bem, com brilho suave, o resistor começa a cheirar plástico derretido. Desliguei e nem siquer esquentou, não consigo ver o que pode ser. Testei todos os componentes e todos estão dentro dos valores corretos.

R = ~14.8 Kohms x 1 Watt

C = ~208 nF X2

O diodo de luz e o 4007 estão normais. Coloquei um fio de 7 metros apenas para afastar dos outros componentes e confirmei ser o resistor cheirando.

  • Membro VIP
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Nessas condições esse resistor estará dissipando mais de 1 Watt.

Ou seja, 0,0083 x 0,0083 x 15.000 = 1,03 Watts

Experimente colocar um resistor menor, e diminuir o capacitor

Coloque ai 10K x 1W e se for o caso de ter de diminuir a corrente no led, coloque um capacitor de 150 nF. Aproveite-se da reatância capacitiva e não da resistência.

Xc = 1/(2 x pi x f x C)

Xc = 1/(2 x 3,14 x 60 x 0,00000022) = 12.063 ohms + 15.000 ohms = 27.063 ohms

220/27.063 = 8,13 mA

Pot resistor = 0,00813 x 0,00813 x 15.000 = praticamente 1 Watt, vai aquecer e pode sim feder a plástico como citas..

Xc proposto = 1/(2 x pi x f x C) (usando C= 150 nF e R = 10.000 ohms)

Xcp = 1/( 2 x 3.14 x 60 x 0,00000015) = 17.693 + 10.000 = 27.693 ohms

Iled = 220/27.693 = 7,9 mA

Pot resistor = 0,0079 x 0,0079 x 10.000 = 624 mili Watts... Bela diferença não achas

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Não sabia como calcular essa potência, valeu como aprendizado.

Mesmo com esse resistor de 10K + 220nF já ficaria no limite também. O negócio e sempre se valer da reatância mesmo.

Troquei por 100nF com R = 560Ω

Xc: 1/(2*3.14*60*0,0000001) = 26539 + 560Ω = 27,099KΩ

ILed: 220/27,099 = ~8,12 mA

Pont R: 0,00812 * 0,00812 * 560 = 0,037 Watts

Agora posso escolher um resistor até de 1/4 Watt.

Ainda bem que não isolei com o espaguete, ia mete fogo no troço!

  • Membro VIP
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Os exageros sempre devem ser evitados. O valor do resistor não necessita ser tão baixo assim.. Esse seu resistor ai ficou dissipando 1/27 Watts.

Se vais colocar um resistor de 1/4 Watt eleve esse resistor para ai por perto de 1.500 ohms x 1/4 Watt. ai a potência dissipada vai ficar por volta de 1/10 de Watt e você coloca 1/4 Watt. Vai ficar mais estável, duradouro e confiável seu circuito .

Aliás, se observares ao longo desse tópico, nas diversas vezes que devo ter colocado esse circuito, se não me engano devo ter usado 1k5 como resistor..

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Perfeito. Essas informações são úteis pra mim, pois muitas vezes vemos determinadas coisas e não intendemos o porquê delas.

Abraço!

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Bem, estou a ponto de fazer um pequeno filtro de linha.

O que eu consegui arrumar:

2x Bobinas e fio esmaltado.

2x Capacitor 472 1kv

3x varistor TVR 10391

2x fuziveis 2A 250V

Rodei atrás dos outros componentes aqui, porém não encontrei =S

Os capacitores e as bobinas já devem remover os ruidos da rede, então acho que já vale a pena.

A duvida fica em relação a montagem.

Se coloco ou não esses varistores, e se coloco os capacitores 472 1kv em paralelo com a entrada da bobina, ou em paralelo com a saida da bobina.

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Bem, estou a ponto de fazer um pequeno filtro de linha.

O que eu consegui arrumar:

2x Bobinas e fio esmaltado.

2x Capacitor 472 1kv

3x varistor TVR 10391

2x fuziveis 2A 250V

Rodei atrás dos outros componentes aqui, porém não encontrei =S

Os capacitores e as bobinas já devem remover os ruidos da rede, então acho que já vale a pena.

A duvida fica em relação a montagem.

Se coloco ou não esses varistores, e se coloco os capacitores 472 1kv em paralelo com a entrada da bobina, ou em paralelo com a saida da bobina.

Caro Ednan. Rode pela Internet entre os diversos sites de eletrônica. Com exceção das bobinas, você vai encontrar os componentes desejados. Use todos os componentes que possui em mãos. Sem os varistores você ficará sem as proteções de pico na entrada de rede. Os capacitores você usa conforme a topologia adotada. Siga conforme as informações já postadas, acredito que sejam sufucientes para se construir essa proteção/filtro de linha.

Se você dispõe de aterramento, então coloque esses capacitores um em F-T e outro em N-T, pois são eles os responsáveis pelo desvio dos ruídos para a massa.

Capacitores "Y": Coloque-os após o indutor de "modo comum".

Capacitores "X": Coloque-os após o indutor de "modo diferencial".

O indutor do modo comum será o de menor indutância (1/10 do indutor diferencial) e terá após sua instalação os capacitores Y (aqueles de menor capacitância).

O indutor do modo diferencial será o de maior indutância e terá após sua instalação os capacitores X (aqueles de maior capacitância).

Importante: Caso utilize dois indutores, cuide para ligá-los de modo correto, pois a ordem de entrada muda o modo.

Indutordemodocomum.jpg

Se considerar a entrada pelos pinos 2 e 3 o indutor atuará de modo comum.

Se considerar a entrada pelos pinos 1 e 3 o indutor atuará de modo diferencial.

Cuidado! Cada enrolamento é individual. Se você usar fio esmaltado, garanta um bom isolamento no núcleo e mantenha suas espiras afastadas conforme a ilustração. Sempre que for trabalhar com capacitores, descarregue-os com um resistor para que não tome um choque e não danifique um multímetro caso esteja usando. Se quiser utilize um resistor de 1K / 10W ou 20W para as manutenções, pois em poucos segundos os capacitores estarão descarregados.

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Boa tarde

O equipamento em que pretendo ligar no filtro não dispoe de aterramento e os lugares em que instalo o meu equipamento geralmente não tem aterramento. No esquema de montagem do colega Almeida só diponibiliza versão 220V (fase-fase) sem aterramento, Versão 220V (fase-fase) com aterramento e Versão 220V(fase-neutro) com aterramento.

Qual destes esquemas proposto por Almeida seria o mais correto para uma rede de 220V (fase e neutro) sem aterramento?

OBS. Para mim é de grande importância a eliminação de ruidos pois, vou liga-lo em um equipamento de som. Ja comprei todo material só estou tirando as ultimas duvidas. Não vejo a hora de velo funcionando.

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Boa tarde

O equipamento em que pretendo ligar no filtro não dispoe de aterramento e os lugares em que instalo o meu equipamento geralmente não tem aterramento. No esquema de montagem do colega Almeida só diponibiliza versão 220V (fase-fase) sem aterramento, Versão 220V (fase-fase) com aterramento e Versão 220V(fase-neutro) com aterramento.

Qual destes esquemas proposto por Almeida seria o mais correto para uma rede de 220V (fase e neutro) sem aterramento?

OBS. Para mim é de grande importância a eliminação de ruidos pois, vou liga-lo em um equipamento de som. Ja comprei todo material só estou tirando as ultimas duvidas. Não vejo a hora de velo funcionando.

Como vais ligar esse filtro em tomadas sem polarização, sem saber aonde (em que pino) entrará o fio fase, adotaria ai a topologia 220 Volts sem aterramento, com fusível portanto em ambos os fios de entrada. Defendo que se tiveres a condição de saber aonde entra o fase (com tomadas de dois polos + terra) mesmo que não tenhas nem necessites de aterramento, não usar fusível na linha de neutro e sim na linha de fase..

Como não vais saber em qual dos fios está o fio fase, essa topologia me parece a melhor.. Fase-Fase sem aterramento..

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Deixa ver se entendi. O ideal seria fazer o esquema 220V (fase-fase) sem aterramento, mesmo a minha rede sendo fase-neutro? Devo usar fuzivel apenas na linha de fase?

"Defendo que se tiveres a condição de saber aonde entra o fase (com tomadas de dois polos + terra) mesmo que não tenhas nem necessites de aterramento, não usar fusível na linha de neutro e sim na linha de fase."

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Deixa ver se entendi. O ideal seria fazer o esquema 220V (fase-fase) sem aterramento, mesmo a minha rede sendo fase-neutro? Devo usar fuzivel apenas na linha de fase?

"Defendo que se tiveres a condição de saber aonde entra o fase (com tomadas de dois polos + terra) mesmo que não tenhas nem necessites de aterramento, não usar fusível na linha de neutro e sim na linha de fase."

Compre uma tomada e coloque os fios nos pinos correspondentes, mesmo que você não tenha aterramento, o padrão da tomada não permitirá que você inverta a posição do pino fase com o pino do neutro. Como o faller disse você até pode usar o padrão fase - neutro sem aterramento, desde que você deixe o plug na posição sempre correta. Na pior das idéias você irá ter o fio neutro com o fusível no lugar do fase. Monte o sistema fase - neutro e troque essa tomada, deve custar uns R$ 5,00 uma nova. Pense na proteção e não no mais fácil de fazer.

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Ola amigos! Preciso de ajuda urgente.

segundo orientação do colega Faller, vou fazer a versão 220V (fase-fase) sem aterramento, que é a que mais se encaixa em minha realidade. Minha duvida é a seguinte: Comprei 3 Varistores: VTR 20391 e 4 Capacitores cerâmicos 4700pF x 1200V, mas no esquema que escolhi só utiliza 1 varistor e 2 capacitores. Eu posso usar dois capacitores em paralelo (sería dois na entrada e dois na saída) e os 3 varistores em paralelo em lugar de um? Isso reforçaria a potencia do meu filtro?Na ligação em paralelo eu posso soldar dois componentes iguais na mesma furação? (isso porque encomendei minha placa, já esta pronta e com as furações contadas)

Mais uma vez agradeço a vocês pela ajuda.

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Ola amigos! Preciso de ajuda urgente.

segundo orientação do colega Faller, vou fazer a versão 220V (fase-fase) sem aterramento, que é a que mais se encaixa em minha realidade. Minha duvida é a seguinte: Comprei 3 Varistores: VTR 20391 e 4 Capacitores cerâmicos 4700pF x 1200V, mas no esquema que escolhi só utiliza 1 varistor e 2 capacitores. Eu posso usar dois capacitores em paralelo (sería dois na entrada e dois na saída) e os 3 varistores em paralelo em lugar de um? Isso reforçaria a potencia do meu filtro?Na ligação em paralelo eu posso soldar dois componentes iguais na mesma furação? (isso porque encomendei minha placa, já esta pronta e com as furações contadas)

Mais uma vez agradeço a vocês pela ajuda.

Tens certeza de estar com o esquemático correto???

Geralmente esses capacitores de baixo valor são para ligar fase terra e neutro terra, e pelo que disseste não tens terra ai...

Poderias mostrar esse esquemático??

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Acredito que você esteja usando esse esquema como referência de sua proteção.

54907403.jpg

Coloque dois varistores em paralelo. Acho que você deveria ter trocado os modelos VTR 20391 = S20K250V pelos modelos VTR 20431 = S20K275V, isso quando for para 220V + 15% = ~253V , portanto usar de 275V.

Não sei se pode se usar capacitores Y entre fase e neutro. Acredito que o correto seria usar os capacitores da classe X ou não usar quando não se dispõe de aterramento.

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Faler, o esquema que tomei por base é justamente este mostrado por TimerTron. Comprei os componentes com a referência exatamente igual a do modelo.

54907403.jpg

Varistores: VTR 20391

Capacitores cerâmicos 4700pF x 1200V

Por favor me diga onde errei pois não quero que todo meu trabalho seja inútil e gostaria que se possivel respondesse a minha pergunta anterior sobre a ligação em paralelo dos componentes.

TimerTron, comprei os componentes exatamente como estava no esquema, pois não tenho conhecimento em eletrônica, por isso que estou contando com o apoio dos colegas do Clube do Hardware.

Obrigado pelo apoio

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Ola amigos! Preciso de ajuda urgente.

segundo orientação do colega Faller, vou fazer a versão 220V (fase-fase) sem aterramento, que é a que mais se encaixa em minha realidade. Minha duvida é a seguinte: Comprei 3 Varistores: VTR 20391 e 4 Capacitores cerâmicos 4700pF x 1200V, mas no esquema que escolhi só utiliza 1 varistor e 2 capacitores. Eu posso usar dois capacitores em paralelo (sería dois na entrada e dois na saída) e os 3 varistores em paralelo em lugar de um? Isso reforçaria a potencia do meu filtro?Na ligação em paralelo eu posso soldar dois componentes iguais na mesma furação? (isso porque encomendei minha placa, já esta pronta e com as furações contadas)

Mais uma vez agradeço a vocês pela ajuda.

Quando usas dois capacitores de 4700 nF em paralelo não estás reforçando nada e sim colocando um capacitor de outro valor, ou seja de 9,4 nF.. Não muda muito nesse esquema, nem melhora nem piora, mas mudaria para pior naquele que leva o capacitor de 4,7 nF do fase para o terra...Aumentaria a corrente de fuga pelo terra, que se não estivesse presente aumentaria em muito a sensação de choque no gabinete..

Podes usar dois ou três varistores em paralelo no filtro. Ai sim ajuda..

O processo de casamento de varistores, para ter um bom ganho no paralelamento, é um pouco complicado, por isso limite-se a colocar varistores de mesma marca, mesmo modelo, e de preferência comprados juntos, para minimizar o descasamento dos mesmos..

Eu mesmo já usei esse processo para aumentar a capacidade de absorção de energia, de parte dos varistores. Veja ai, é a proteção que uso já tem quase 4 anos:

ProteoeFiltro.jpg

Nesse caso dai além de casar os varistores sanduichei os mesmos com fusíveis térmicos para proteção..

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Podes sim soldá-los desse modo ai.. Só espero que não sejam esses dai os varistores para uso e 220 Volts. Esses dai o 20D271 é um varistor para uso em 175 Volts AC

Consulte algum datasheet..

Dê uma olhada ai:

Varistor10D391KCeramate.jpg

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