Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Microcontroladores [PIC/8051]


Envyzin

Posts recomendados

  • Membro VIP

As vantagens e desvantagens são relativas ao tipo de projeto que pretende fazer.

Nos passe um exemplo de projeto e veremos qual o melhor uC para ele. Só um exemplo...

No meu caso, programo o 8051 há 15 anos mas agora estou precisando de um micro com conversor AD e EEPROM interna mas tudo isso em invólucro de 8 pinos e de baixo custo.. Então sou obrigado a usar um PIC12F675 que custa R$6,00 aqui na região.

suponhamos que você precise acessar uma memória RAM tipo 62256 (32Kx8) paralela externa. Não dá para usar PIC aí a melhor opção é um uC baseado no 8051.

Resumindo: Se possível, aprenda a usar os dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom to fazendo um projeto de enceradeira automática e vou usar o m.controlador pra fazer algumas funções básicas do tipo "if sensor=1 then

m1,m2=0" e acho q PIC é suficiente, mas gostaria de saber se a unica vantagem é essa, dele ser suficiente... ou se ele também é mais rápido, ou sei lá..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para manipulação de bits o PIC é suficiente. Quanto a velocidade, neste caso citado ela não é crítica.

No PIC, as instruções são praticamente todas executada em um único período de clock enquanto que nos 8051 são em 1 ou 2 ciclos de máquina. Cada ciclo necessita de 12 períodos de clock.

resumindo. Um 8051 com um clock de 12MHz equivale a um PIC com oscilador de 1MHz.

Mas para entender melhor, só consultando os datasheets.

Eu , por exemplo, aprendi a programar (inclusive fiz meu primeiro programador ) apenas com informações dos databooks, pois quando comecei, não havia internet e nem os sites com datasheets.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Concordo plenamente.

Encontramos o 8051 em todo tipo de equipamentos eletrônicos.

Vá vi em carro, TV, receptor de parabólica, placas industriais como inversores de frequência, soft-starters, IHMs, parelhos hospitalares, etc, etc.

Nada contra PIC, mas prefiro mesmo a família 8051.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem.. to começando a aprender a mexer com microcontroladores agora, justamente com o 8051, que é uma maquina CISC, o que torna a programação mais fácil, pois existem instruções pra todo tipo de coisa... ja o PIC é uma maquina RISC, mais rápido, porém sua programação é mais complexa.

No momento eu escolheria o 8051 pra esse projeto, mas só porque eu so sei um pouco sobre ele, e nada sobre programação de PIC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Alguem poderia me explicar as pinagens do 8051 e do PIC16F84. Gostaria de saber quais são as portas do PIC que corresponde as portas do 8051.

Valeu

Amigo, são duas famílias de microcontroladores totalmente diferentes.

Não existe nada de equivalente entre as duas. Nem pinagens, nem portas e nem intruções. A única semelhança é o fato de ambos serem de 8bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!