Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Confecção cabo UTP, dúvida!


joélciors

Posts recomendados

Vejam o que eu li:

4) Procure separar os pares na ordem indicada no item 3. O par laranja / branco-laranja deverá ser desmembrado. O fio branco-laranja ficará depois do par verde/branco-verde. Depois virá o par azul/branco-azul. Depois virá o fio laranja, e finalmente o par marrom/branco-marrom. Desenrole agora os pares e coloque os fios na seguinte ordem, da esquerda para a direita:

Branco-verde/Verde Branco-laranja/Azul Branco-azul/Laranja Branco-marrom/Marrom.

"porque eu devo usar essa sequência na montagem do cabo UTP? É preciso seguir sempre esse modelo de sequência?"

Estou iniciando e quero tirar essa dúvida.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Joelcio, bem estes tipos de configuracoes serve para padronizar no meio tecnico, pois desde que usemos a mesma configuração nas duas pontas o cabo ira funcionar (dependendo de para que você ira utilizar, como exemplo, se você for interligar dois computadores diretamente em suas placas de rede "ponto a ponto" devemos usar o cabo tipo cross-over, onde as pontas serao diferentes). Este tipo de configuração sitado no item que você colocou acima, nao tenho certeza mas acho que se trata do padrão 568-B, o menos usado, ja o padrão 568-A , o mais usado, e dessa maneira:

BR/VD - VD - BR/LJ - AZ - BR/AZ - LJ - BR/MR - MR

Obs.: Visto com o pino de encaixe para baixo.

No padrão cross-over devemos utilizar uma ponta com o padrão 568-A e na outra ponta devemos fazer o seguinte:

BR/LJ - LJ - BR/VD - AZ - BR/AZ - VD - BR/MR - MR

Bem como você deve ter percebido as unicas cores a serem modificadas sao as Laranjas e as verdes, isto porque sao as unicas utilizadas para trafego de dados, ou melhor, os pinos 1,2,3 e 6 sao utlizados dentre os 8 do conector. Os pinos 4 e 5 sao para trafego de voz e os pinos 7 e 8 para aterramento, poerm mesmo utilizando apenas 2 dos 4 pares do cabo, pelo amor de Deus nao faca como ja presenciei de utilizar um cabo para dois pontos de rede, pois no inicio funciona beleza mas depois de um certo tempo comeca a dar problemas e nem te conto.

Bem Joelcio estas informações eu estou te dizendo pela minha experiencia que tenho em rede (trabalho a 1 ano em meio com rede de logica e de voz, mas o meu forte mesmo e central telefonica), por isso posso estar equivocado em alguma informacao, pois o pessoal que trabalha a mais tempo na area pode ter mais informações do que um novato como eu, mas acho que esta tudo certinho, beleza cara, outra coisa, você e gaucho de qual cidade, eu moro em Pelotas, falo e tudo de bom!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!