Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabemento de redes


bds

Posts recomendados

Bom, eu estow no 1ºano do Ensino Médio, e estou fazendo um curso Técnico.

Nesse 4ºBimestre estou aprendendo sobre "Redes" na minha matéria de CDC (Ciência Da Computação).

O professor mandow um trabalho onde deveriamos escolher uma area sobre redes e eu escolhi: EQUIPAMENTOS>CABOS; pois nessa area sou totalmente INESPERIENTE(:mellow:).

Estou aqui para pedir não só ajuda nesse trabalho, mais tb gostaria de aprender sobre isso..

ENTÃO ALGUÉM PODERIA POSTAR AS DEFINIÇÕES...(pra que servem)...OS TIPOS (os cabos mais usados...ou seus tipos -- se tiver)...E SUAS CARACTERISTICAS

Mas não ponha algo muito avançado pois ainda sou do "1º ano"

E gente....não pense em mim comu um vagabundo que quer tudo de bandeja....eu realmente gostaria de aprender um pouco....eplo menos postem um site com as informações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo BDS, bem comecaremos do inicio, temos 3 tipos de cabos mais utilizados para dados, o CAT 5, CAT 5e e o CAT 6 (CAT=categoria). Os cabos de categoria 5 sao os mais comuns e com isso mais baratos, ja os de categoria 6 sao bem melhores e com isso bem mais caros. Os cabos de categoria 6 tem seus pares mais transados o q resultado numa melhor qualidade de trafego e de baixa insidencia de transferencia ou melhor dizendo inducao eletrostatica ou eletromagnetica. Agora vamos falar os padroes de conectorizacao dos cabos (que sao utilizados para ambas categorias), o mais utilizado no meio tecnico e o padrão TIA/EIA 568-A que possui a seguinte sequencia de cores:

BR/VD - VD - BR/LJ - AZ - BR/AZ - LJ - BR/MR - MR

Obs.: Visto com o pino de encaixe para baixo

Tambem temos o padrão TIA/EIA 568-B que possui a seguinte sequencia de cores:

BR/LJ - LJ - BR/VD - AZ - BR/AZ - VD - BR/MR - MR

Como você deve ter percebido as unicas cores alteradas entre os dois padroes sao as laranjas pelas verdes, pois na verdade dois oito fios que temos no conector apenas utilizamos 4, bem na verdade o que nos interessa realmente nao e as cores mas sim os pinos então para esclarecer utilizamos apenas os pinos 1,2,3 e 6 (os pinos 1 e 2 sao para envio de dados, sendo que na verdade, o pino 1 envia leva e o pino 2 traz, porém com polaridades invertidas para que nao haja diferenca de potencial; os pinos 3 e 6 sao para recepcao de dados, seguindo o mesmo sistema de polaridades dos pinos 1 e 2), ja os pinos 4 e 5 servem para trafego de voz e os pinos 7 e 8 para aterramento.

Obs.: Mesmo utilizando apenas 4 fios dos 8 do cabo, NUNCA faca uma rede utilizando um cabo para dois pontos (certa vez tive que refazer um rede inteira com 68 pontos por causa desta ideia de jirico, pois no inicio funciona mas com o decorrer do tempo a rede comeca a perder velocidade e comeca a dar varios problemas).

Bem BDS acho que e isso pelo que me lembro de mais importante, mas como tenho apenas 1 ano e meio de experiencia (fiz 4 redes, 3 estruturadas sendo uma com 350 pontos na Unimed de Ponta Grossa no PR, outra com 68 pontos na Sicred em Ponta Grossa e uma com 90 pontos na Sheffer em Ponta Grossa e 1 rede comum com 38 pontos na AgroGrass em Ponta Grossa, agora esta para sair uma rede estruturada com 25 pontos para a Green Horse em Pelotas no RS) posso estar equivocado em alguma informacao, mas se alguem souber de mais alguma coisa que possa nos passar e so postar. Falo BDS e qualquer duvida ou informacao adicional mantenha contato, abraço e ate mais!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que dá pra adicionar é apenas sobre blindagem dos cabos.

Existem cabos UTP (Unshielded Twisted Pair, que traduzindo, vai se chamar Par torcido não protegido), e são, por sua grande maioria, os cabos azuis ou cinzas, usados em redes cabeadas. Esses cabos são indicados apenas para uso em locais cobertos e protegidos.

E também existem os cabos STP (Shielded Twisted Pair, ou Par torcido blindado), que além dos 4 pares de fios, tem uma proteção metálica não condutora, além da proteção normal de envoltura. Esses cabos são normalmente vermelhos ou pretos (não necessariamente), e são indicados para uso em áreas externas, desabrigados do tempo e das intempéries.

Uma particularidade, é que todos esses cabos são torcidos em pares dentro do conjunto, mas aqui no Brasil convencionou-se chamá-los de par trançado, e não par torcido.

E o cabo UTP Cat6 é o que tem o maior índice de torsão. Ou seja, mais voltas por polegada. E como isto vai ser levado pra escola, peço que me perdoe o colega, ao corrigí-lo, mas "cabo de par transado" ficou com duplo sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!