Ir ao conteúdo

Tranforme sua CPU em uma geladeira.

atilabruno

o que vc achou desse sistema de resfriamento:  

13 votos

1. 1. o que vc achou desse sistema de resfriamento:

• Muito bom! uma solução pratica sem chances de erro.
    • Não gostei. Prefiro outros meios de refrigeração.

Posts recomendados

Postado
Muito bom esse sistma que você me passo pelo link.

Bem completo, mas deve ser bem caro também.

Quando o problema com a umidade meu amigo eu não estou tendo nenhum.

Tendo um cooler no dissipador do lado frio já resolve, não chega a condensar.

Pela sua assinatura seu PC é muito bom mesmo. Acho que compensaria comprar até uma pastilha mais potente que a minha.

valeu!

Eu só não estava querendo vedar o gabinete. Será que se eu nao veda-lo vou conseguir uma boa temperatura dentro dele? Essas fontes Genéricas aguentam legal esse sistema né? Pois não vou ligar na minha fonte não.

Abraços.

Postado

[OFF] atilabruno: eu sei que não é bom, porque a memória de 400 fica 333, mas eu vou vender essas duas e comprar duas de 1gb

EDIT: Ei moderação, acho que este tópico merece destaque, não acham?

Postado

Essa parada é muito legal mesmo.

Olhando a foto da placa ela tem 2 fios, um preto e outro vermelho, esses fios eu devo ligar onde? Outra coisa, como eu faço para tirar o calor somento do processador?

Colocar a placa entre o processador e o dissipador junto com o cooler eu não to ficando doido, depois que eu vi aquela foto dele congelado!

Se puderem fazer um desenho simples mas que de para entender como ligar ele direto no processador seria massa!

Postado
Eu só não estava querendo vedar o gabinete. Será que se eu nao veda-lo vou conseguir uma boa temperatura dentro dele? Essas fontes Genéricas aguentam legal esse sistema né? Pois não vou ligar na minha fonte não.

Abraços.

Se você colocar uma fonte só para a placa, pode ser a genérica mesmo.

Postado
Essa parada é muito legal mesmo.

Olhando a foto da placa ela tem 2 fios, um preto e outro vermelho, esses fios eu devo ligar onde? Outra coisa, como eu faço para tirar o calor somento do processador?

Colocar a placa entre o processador e o dissipador junto com o cooler eu não to ficando doido, depois que eu vi aquela foto dele congelado!

Se puderem fazer um desenho simples mas que de para entender como ligar ele direto no processador seria massa!

Os fios vermelho e preto você liga em 12v.

(O vermelho você liga no amarelo da fonte. e o preto no preto mesmo.)

Não aconselho a colcoar a placa diretamente no cooler do processador caso você não tenha experiência com overclock.

O calor dissipado dentro do gabinete vai deixar uma temperatura muito alta para o funcionamento da memória, chipset, vga e tudo que não estiver recebendo o ar frio.

Pra quem tem experiência pode tentar contornar o problema colocando o calor para exalar pelo dulto da tampa lateral do computador.

Mesmo assim a placa gera um pequeno campo eletro-magnético. Para ligar ela direto na GPU você teria que mandar cortar uma chapa de cobre para ficar entre o processador e a placa termoelétrica.

Postado

Vamos pensar um pouco!

neste momento a temperatura ambiente aqui em casa esta uns 22°C a placa mãe e o HD estão no evereste com 33°C e 35°C o cpu esta em 38°C o pc é todo original cpu box.

meu Amd 64 dissipa 89W de energia (calor) se eu fosse ligar este sistema direto nele o cpu ficaria bem mais geladinho que agora mas como o amigo disse o ar quente dentro do gabnete ia aumentar muito mais então para gabinetes fechado isto não serve.

mas se eu fizer igual ao dono do criador do tópico ai sim teria um sistema bem melhor para meu caso.

se a plaquinha jogar um ventinho gelado mais ou menos 5° C ( não sei, estou acreditando que seja essa a temperatura que deve ser soprada para dentro) bem em cima da placa mãe ou melhor da cpu então acho que as temperaturas cairiam para 25° a 30° a cpu ea hd e a placa mãe ficariam com uns 20° a 25°C.

Lembrando que eles usam esta placa para montar mine geladeiras e os gabinetes são mais ou menos do mesmo tamanho delas.

uma duvida e se ligar esta placas com menos tensão tivo 9 ou 5 V não faz diferença no rendimento ou ela nem funciona?

Postado
Vamos pensar um pouco!

neste momento a temperatura ambiente aqui em casa esta uns 22°C a placa mãe e o HD estão no evereste com 33°C e 35°C o cpu esta em 38°C o pc é todo original cpu box.

meu Amd 64 dissipa 89W de energia (calor) se eu fosse ligar este sistema direto nele o cpu ficaria bem mais geladinho que agora mas como o amigo disse o ar quente dentro do gabnete ia aumentar muito mais então para gabinetes fechado isto não serve.

mas se eu fizer igual ao dono do criador do tópico ai sim teria um sistema bem melhor para meu caso.

se a plaquinha jogar um ventinho gelado mais ou menos 5° C ( não sei, estou acreditando que seja essa a temperatura que deve ser soprada para dentro) bem em cima da placa mãe ou melhor da cpu então acho que as temperaturas cairiam para 25° a 30° a cpu ea hd e a placa mãe ficariam com uns 20° a 25°C.

Lembrando que eles usam esta placa para montar mine geladeiras e os gabinetes são mais ou menos do mesmo tamanho delas.

uma duvida e se ligar esta placas com menos tensão tivo 9 ou 5 V não faz diferença no rendimento ou ela nem funciona?

A temperatura em sua cidade já é bem mais baixa que aqui, isso com certeza vai te dar um vantagem.

Antes de eu instalar o sistema, com a temperatura externa do meu quarto fixados em 28°c, a temperatura dentro do meu gabinete na parte de baixo ficou em 30°c e na parte de cima em 31,5°. (estou usando termômetro digital de alta precisão, medindo a temperatura da partida da CPU até 1 hora de funcionamento rodando Crysis)

Depois do sistema instalado e o gabinete fechado esses foram os resultados:

Temperatura externa: 28°c

Parte de baixo do gabinete: 21°c

Parte superior do gabinete:28°c

Não vou poder passar as diferenças exatas da queda da temperatura no HD, processador, memória, na VGA e nem na placa mãe pois junto com o sistema de pastilha térmica eu instalei:

Cooler Zalman no processador

Cooler Evercool na VGA

Dissipador no chipset

Troquei minhas memórias por corsair com dissipador.

Cooler para memória.

Mas mesmo assim os resultados foram impressionantes.

Desligando a pastilha termoelétrica meu computador rebuta devido aos altos overclocks! :D

Postado

Sensacional essa pastilha!

vou ve se compro uma e faço o esquema aqui, vou prende ela na lateral do Gab porque a minha 8600GTS ta pegando quase 90Graus com o HL2 EP2.

N tem problema de condensar e dar M%$#@??

Obs: como monta o esquema na tampa do gab?

Postado
Sensacional essa pastilha!

vou ve se compro uma e faço o esquema aqui, vou prende ela na lateral do Gab porque a minha 8600GTS ta pegando quase 90Graus com o HL2 EP2.

N tem problema de condensar e dar M%$#@??

Obs: como monta o esquema na tampa do gab?

Para não condensar é só colocar um fan no dissipador frio.

vou fazer uns testes segunda-feira montando a pastilha do duto lateral e depois passo um esquema de como montar.

Postado

O problema não é temperatura da minha cidade é a temperatura da minha casa!

Minha casa é uma geladeira no inverno e um forno no verão, o quarto onde esta o pc fica muito quente no verão não tem circulação de ar, por isso desde que eu peguei o pc eu sempre tenho problemas de temperatura no verão.

é insuportável ficar no quarto numa tarde de verão imagina temperatura que o pc fica cpu bate tranquilo 55° 58°C placa mãe e hd ficam 45°C.

Deixar o gabinete aberto só altera a velocidade do fan da cpu que cai uns 500rpm mas a temperatura continua alta.

Postado

Muito bom, eu também tenho um projeto, feito com Nitrogênio, que um técnico fez aqui em minha cidade, como é pequena, virou notícia a todos os fascinados por PC's.

Qualquer hora eu posto aí em forma de tópico!

Postado
beleza man!

vou conferi o seu esquema!

Será que fica bom se colocar pasta térmica na pastilha?

to fazendo hoje pelo duto lateral.

amanhã ou sexta eu posto como foi que fiz e se ficou legal.

Postado
Maior problema deste processo é o gasto de energia ou melhor o desperdício.

o sistema come 60W mas isto é dissipado do outro lado gerando mais calor por isso seu quarto ficou mais quente.

as ventoinhas mas gastonas comem por volta 8 a 9W então poderíamos colocar umas 4 delas pra soprar um ciclone dentro do gabinete que ficaria mais barato e mais barulhento também!!!

ainda acho que se colocar ele no radiador do watercooling seria o ideal.

Amigo,

Pelo que entendi, a pastilha resfria 60W, e isso significa que seu consumo é muito maior pois, como sabemos, nenhuma máquina é perfeita em eficiência. Principalmente as do tipo geladeira então, são muito beberronas!

Postado
Amigo,

Pelo que entendi, a pastilha resfria 60W, e isso significa que seu consumo é muito maior pois, como sabemos, nenhuma máquina é perfeita em eficiência. Principalmente as do tipo geladeira então, são muito beberronas!

Isto mesmo que você entendeu!

ela come energia mesmo. equivalente a uma placa de vídeo de médio porte.

• 3 meses depois...
Postado

Galera estive pensando, será que fica ruim cavar um "rasgo" do tamanho e da profundidade da pastilha no cooler do processador e encaixá-la nele, afim de deixa-la em contato direto com o processador, em quanto isso o cooler se encarriga de resfriar o lado quente da pastilha.

quanta pressão mecânica essa pastilha aguenta ? o clipe do cooler faz uma put@ pressão em cima do processador, se a pastilha aguentar bem a pressão acho que fica viável coloca-la no rasgo. o que vocês me dizem ?

• Membro VIP
Postado

Hum, gostei da ideia, mesmo sendo conhecida há alguns anos, essa célula de peltier funciona bem! Ela é na verdade indicada pra se por em cima do processador, mas é claro q nada te impede de usá-la como você usou, entre dissipadores postos em lugar de um cooler de gabinete.

Só n tinha visto alguem usando na real, sem especulações...

Abração!

Postado
orra.... watercooler são bons demais... mas ai... ela gela breja?? eheheheh

loucura isso eim!

Opior é que gela !!!! eu vi no youtube, uns caras usando uma pastilha pra gelar uma Skol, uahuahhaauh peo tempo que ficou nao deu pra deixar e cerva "na porrada" mas que gela gela !!!!!!!!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...