Ir ao conteúdo

Estabilizador no no-break

henriq21

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Se esse seu no-break gerar forma de onda quadrada ou retangular ou semisenoidal ou senoidal por aproximação, irá sobrecarregar o transformador saturando seu núcleo. Isso faz esquentar e pode chegar a valores altos até de aquecimento. Não é a melhor coisa do mundo você ligar um estabilizador ai. A não ser que seu no-break gere forma de onda "senoidal pura", veja nas suas características, nesse caso não há problema...

Eu só gostaria de saber qual o raciocínio que está levando você a pensar nessa alternativa. Não pode estar correto. Onde você imagina querer chegar com essa atitude??

Abraço...

Postado
Se esse seu no-break gerar forma de onda quadrada ou retangular ou semisenoidal ou senoidal por aproximação, irá sobrecarregar o transformador saturando seu núcleo. Isso faz esquentar e pode chegar a valores altos até de aquecimento. Não é a melhor coisa do mundo você ligar um estabilizador ai. A não ser que seu no-break gere forma de onda "senoidal pura", veja nas suas características, nesse caso não há problema...

Eu só gostaria de saber qual o raciocínio que está levando você a pensar nessa alternativa. Não pode estar correto. Onde você imagina querer chegar com essa atitude??

Abraço...

bem ,é o seguinte eu tenho um problema com o meu no-break porque quando eu estou no pc e a luz dá uma piscada ele dá um estalo e cai na bateria e a maquina desliga ,não sei o que pode ser isso ,pensei que pudesse ser o estabilizador dele que não estivesse funcionando por isto à pergunta !!!!! Se você souber o que pode ser me dá um toque Falou´s ,ele é um SMS Manager II ,será que ele é fraco pro pc da assinatura ??? quem tiver uma opnião poste aí ... Falou´s

valeu !!!!!!!!!! B)

• Membro VIP
Postado

Não vaio adiantar você colocar o estabilizador na saída do no-break...

Pergunta:

1) Ele já funcionou bem algum dia?

2) Quanto tempo você o tem ai, ligado na sua config?

3) Qual é a fonte de sua máquina?

Fui na internet e vi que esse no-break pode fornecer 600VA. Isso é pouco... Depende do que você está ligando nele além do PC..

Imagine que o consumo de seu PC seja de 200 Watts. Imagine que sua fonte seja uma genérica daquelas que vem no gabinete. Rendimento 60%. Nesse caso a demanda de sua fonte será de 200/0,6 = 333 Watts + 50 Watts do monitor = 383 Watts.

Como nem sua fonte nem o monito devem ter fonte com PFC ativo, o fator de potência deles deve girar em torno de 0,65. Demanda em VA de sua config = 383/0,65 = 589 VA. No limite do no-break... Se alguma suposição daquelas que fiz não for correta, por exemplo seu PC consumir mais do que 200 Watts, deu para seu no-break, ele é muito fraco para a sua config...Ou se ele já funcionou algum dia, e se ele tem mais de 2 anos, pode ser o fim da vida útil da bateria...

Abraço...

Postado
Não vaio adiantar você colocar o estabilizador na saída do no-break...

Pergunta:

1) Ele já funcionou bem algum dia?

2) Quanto tempo você o tem ai, ligado na sua config?

3) Qual é a fonte de sua máquina?

Fui na internet e vi que esse no-break pode fornecer 600VA. Isso é pouco... Depende do que você está ligando nele além do PC..

Imagine que o consumo de seu PC seja de 200 Watts. Imagine que sua fonte seja uma genérica daquelas que vem no gabinete. Rendimento 60%. Nesse caso a demanda de sua fonte será de 200/0,6 = 333 Watts + 50 Watts do monitor = 383 Watts.

Como nem sua fonte nem o monito devem ter fonte com PFC ativo, o fator de potência deles deve girar em torno de 0,65. Demanda em VA de sua config = 383/0,65 = 589 VA. No limite do no-break... Se alguma suposição daquelas que fiz não for correta, por exemplo seu PC consumir mais do que 200 Watts, deu para seu no-break, ele é muito fraco para a sua config...Ou se ele já funcionou algum dia, e se ele tem mais de 2 anos, pode ser o fim da vida útil da bateria...

Abraço...

faller mt obrigado por se interessar,vou responder suas perguntas ....

1) Sim,ele já funcionou bem um dia....

Obs: Até um mês atrás liguei um K6-II 500mhz ,drives ,etc... ,tirei da tomada e o no-break segura.Já com minha configuração isso não acontece...

2)Tenho ele aqui a uns 9 meses ( nessa configuração )

Obs:A bateria dele é ( nova ) tem uns 7 meses... ,mas ele sempre teve esse problema ( nessa configuração )

3)Uma fonte Genérica 500w ( wisecase )

O que ligo nele ? O PC da assinatura + cx de som 2.1 8W RMS + microfone comum + mouse e teclado multímidia + monitor de 15pl (lg 57i) e as vezes também ligo uma Hp deskjet 600... será que ele pode estar sendo pouco para esta configuração ??? Falou´s !!!

Obs : Ontem eu estava jogando NFSC e o meu no-break desligou !!! liguei de novo e novamente ele desligou !! só pra complementar , OK ?

• Membro VIP
Postado
faller mt obrigado por se interessar,vou responder suas perguntas ....

1) Sim,ele já funcionou bem um dia....

Obs: Até um mês atrás liguei um K6-II 500mhz ,drives ,etc... ,tirei da tomada e o no-break segura.Já com minha configuração isso não acontece...

Isso mostra que ele está operacional, e que, com o tempo de uso, sua bateria perdeu parcialmente sua capacidade, pouco que seja... Suficiente para aumentar o problema agora...

2)Tenho ele aqui a uns 9 meses ( nessa configuração )

Obs:A bateria dele é ( nova ) tem uns 7 meses... ,mas ele sempre teve esse problema ( nessa configuração )

3)Uma fonte Genérica 500w ( wisecase )

Muito ruim... rendimento esperado em torno dos 60%, o que eleva a demanda de energia por parte do no-break...

O que ligo nele ? O PC da assinatura + cx de som 2.1 8W RMS + microfone comum + mouse e teclado multímidia + monitor de 15pl (lg 57i) e as vezes também ligo uma Hp deskjet 600... será que ele pode estar sendo pouco para esta configuração ??? Falou´s !!!

Gostaria de saber o que leva um cidadão a ligar uma impressora no no-break, Será que é o medo de perder uma folha de papel se faltar a energia bem no meio da impressão??? Não ligue essa impressora no no-break ligue na tomada. É lá que ela deve estar... Se você ficar preocupado com a proteção da mesma, compre, ou faça um bom filtro de linha/supressor de transientes e surtos elétricos (aqui no fórum está rolando um tutorial, do colega Almeida Filho, excelente, para elaborar uma proteção dessas ai, a baixo custo, melhor e mais eficaz que qualquer uma que possa estar dentro do teu no-break.)

Pesquisei na internet o teu monitor, p LG57i. O resultado me deixou estarrecido, dava um consumo de 90 Watts para ao cara.

Tá resolvida a tua questão..

Teu PC demanda, vamos supor 180 Watts, que a tua fonte genérica faz o favor, em função de seu baixo rendimento, transformar em 180/0,6 = 300 Watts + Teu monitor de 90 Watts = 390 Watts Como ambos não tem PFC ativo, seu Fator de Potência FP deve girar em torno dos FP=0,65

Demanda do no-break = 390/0,65 = 600 VA.... Não perto, mas em cima da oferta do no-break... Foi só a bateria ficar um pouco usada e a vaca foi pro brejo, ou foi só as nossas especulações sobre potências demandadas estarem um pouco fora e deu para teu no-break

Se duvida alguma te afirmo que o teu no-break não aguenta essa carga dai...

Sugestões:

1) Como não tens nada a tirar do PC para aliviar a carga, troque seu monitor por um LCD de baixo consumo (35 a 45 Watts no máximo); Baixa cerca de 45 Watts na exigência do no-break.

2) Troque a fonte de seu PC e procure colocar uma com rendimento de 80%. Veja que ao invés de 300 Watts ela vai exigir 180 Watts / 0,8 = 225 Watts. Você economiza em energia e ainda baixa 75 Wats na exigência do no-break.

3) Fique sem no-break e coloque um bom filtro de linha/supressor de surto ai na entrada;

4) Troque seu no-break por um de maior potência..

Obs : Ontem eu estava jogando NFSC e o meu no-break desligou !!! liguei de novo e novamente ele desligou !! só pra complementar , OK ?

Veja ai mais uma comprovação da teoria... No jogo a potência exigida da fonte, pela placa de vídeo, aumenta e teu no-break abre as pernas...

Torço pelo amigo...

Abraço...

Postado

valeu aê faller ,você ajudou muito cara ,tava quase mandando ele pra assistencia ,mas vejo que este não é o caso, quanto a impressora cara eu só ligo ela no no-break por que não tem outra tomada proxima ,quanto ao monitor de lcd e a fonte já estão em meus planos ,mas no momento me falta $$ ,então vou esperar uns dias e comprar pelo menos a fonte e assim por diante ... valeu amigo ... abraços !!!!!!!!!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!