Ir ao conteúdo

Led do HD piscando de 1 em 1 segundo

bandicout

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal,

notei a alguns dias que o Led monitor de atividade de disco do meu PC fica continuamente piscando de 1 em 1 segundo mais o menos.

Inicialmente achei que fosse algum virus ou spyware, mas após horas de verificação descobri que não era nada disso.

Segundo passo foi tentar desativar tudo que poderia estar gerando alguma atividade de disco, como anti-virus, servisos do windows, etc...tb não resolveu.

Verifiquei com o programa ProcessMonitor para ver a atividade dos processos da minha minha máquina, mas tambem não encontrei nenhum processo realizando atividades de disco com esta mesma frenquencia de 1 em 1 segundo...

Então sem saber mais o que fazer, reiniciei meu pc e entrei na minha outra partição com o Ubuntu instalado. E pra minha surpresa, o led maldito continuou piscando igualzinho!!!! icon_sad.gif

Depois disso passei a suspeitar que o problema pode estar a nível de hardware, já que está ocorrendo em 2 SO's diferentes.

Tenho um Athlon 64 x2 4400+ // Asus M2N-X // Samsung HD 160JJ Sata2 // Sony DVD-RW AW-G170s Sata // Fonte WiseCase WSPC-500WR-TZ 500w reais

alguém tem alguma ideia do que pode ser isso? será que é normal dos HD Sata fazerem isso?

Obrigado.

Postado

bandicout,

Normal não é...

Tenta com o REG MON (monitor de registro)... rode e fique observando se algum programa está acessando o arquivo de registro... o antispy da MS gosta de ficar acessando o HD muitas vezes por minuto e eternamente... tá parecendo ser apenas isso... por esse motivo é que detonei o antispy da MS do meu HD...

Postado

verifiquei o sistema pelo Process Monitor

ele esta apenas executando registros normais do windows... creio q o problema seja no hardware mesmo... :(

aparentemente nao esta afetando o desempenho, mas como você disse, normal não é...

alguem tem mais alguma luz??

Postado

bem.. descobri o motivo do led ficar piscando... é o driver de DVD SATA que esta fazendo isso.. agora eu nao sei por que.. ja troquei as portas sata, troquei os cabos... mas hdd led continua piscando... só para de piscar se eu desconectar o driver de dvd..

:(

isso é normal?

Postado

bandicout,

Os acessos ao registro do windows implica em piscar o LED... utilize o REG MON para ver quem é que está acessando o HD... pode até ser algum vírus !!! Baixe ele de qualquer site de download... é pequeno... se você não encontrar me manda uma MP com o seu e-mail externo que lhe enviarei...

Postado

nao é virus, como eu disse, o mesmo problema ocorre rodando o Ubunto, também ja passei o Proces Monitor e o windows esta apenas executando os registros normais do windows... como ja falei no post anterior, descobri q o led pisca por causa do drive de DVD sata... pois quando desconecto ele, a luz para de ficar piscando continuamente.... agora só queria saber se isso pode esta prejudicando algo no PC ou é apenas um bug q faz a luz ficar piscando... pois ja mexi na config da bios, e nada da luz parar de piscar... =/

aparentemente nao esta afetando no desempenho

Postado

você tem um computador bem parecido com o meu a única coisa que eu não gostei e da HD160G Sata que tenho acho meio lenta, tenho vontade de pegar um de 250G 16mbytes.

Me diga um coisa quantos de memória??? e a marca também????

Troca o DVD por um outro e faça o teste!!!!

Postado
você tem um computador bem parecido com o meu a única coisa que eu não gostei e da HD160G Sata que tenho acho meio lenta, tenho vontade de pegar um de 250G 16mbytes.

Me diga um coisa quantos de memória??? e a marca também????

Troca o DVD por um outro e faça o teste!!!!

tenho 2gb de memoria Markvision....

ja fiz o teste com outro dvd.. mas nao é sata.. e sim IDE e funcionou normal.. led do hd funcionando normal de novo...

segunda vou la trocar o drive... pois o ele também nao esta lendo algumas midias no windows vista... apesar de q no windows XP elas funcionarem.. estranho.. nao sei se é algum tipo de incompatibilidade ou o driver ta ferrado mesmo...

segunda eu posto o resultado desse rolo...

Postado

Interessante. Eu mesmo havia dito ser normal isso, mas há poucos dias montei um "conversor IDE-SATA" aqui, fazendo minha unidade óptica IDE usar a interface sata, e desde então, aumentou o pisca-pisca do led, e fica semelhante ao q você está dizendo.

Fiquei curioso e coloquei o REG MON q o amigo ELMO indicou, e aparentemente, os acessos ao registro são todos de coisa normais, drivers e componentes windows q estão correndo com o sistema. Porém, parece q eles não páram esse processo. Mesmo com o PC parado, o REG MON não pára de trabalhar, com a barra de rolagem sempre ativa, detectando novas ações.

Esquisito isso! E aqui também não parece interferir no desempenho.

Será q mais pessoas vêm tendo "problema" parecido usando interface sata em suas unidades ópticas?

Postado

paulojunior,

O REG MON intercepta as chamadas para o registro e mostra na tela o que está ocorrendo... observe, sem mexer em nada, quem está acessando... o antispy da MS, por exemplo, não para de acessar o registro... a cada acesso corresponde a uma piscada do LED... pode ser que você tenha outros programas que ficam acessando... remova eles e verifique se parou... se sim, então é o programa... se não, então tem alguma outra coisa errado... é só um teste...

Postado

Desabilitei td q poderia estar acessando o registro normalmente(antivírus, firewall, antispyware, dentre algumas outras coisas q não se faziam necessárias), e apenas diminuiu a qtde de acessos, mas continua sem parar sequer 3 segundos sem piscar.

Vale a experiência de alguém q use drive óptico e HD usando a interface SATA pra dizer se passa por algo parecido, porque anormal realmente não parece, pois não parece afetar o desemprnho, e o q é lido parece ser apenas coisa comum do sitema.

Postado

fala ae! bem! finalmente resolvi o problema com a troca do Drive de CD

dessa vez peguei um LG IDE mesmo... aquele sony generico nao me deixou satisfeito apesar de ser SATA

PC 100% agora ^_^

obrigado ai pela ajuda

Postado

Eu iria além, e seria qualquer pessoa com interface sata no drive óptico, pois não uso sony original, mt menos falsificado, e desde q passei a usar a interface sata, ficou igual o caso do amigo bandicout.

E olha q minha unidade sequer é sata. É IDE, mas com conversor, q a faz usar interface sata.

Postado

paulojunior,

Remova essa interface e arrume um drive SATA para testar em seu micro... pode ser que o drive da interface fique checando se tem mídia no leitor...

Postado

Só tá ruim de achar um drive óptico sata por aqui....rsrs Todo mundo só usa IDE. Sata só no HD.

E se estiver checando mídia mesmo(também pensei nisso), pelo menos o led do próprio drive óptico não acende, e o drive parece ficar ocioso também.

Postado

Colegas,

Estou com o mesmo problema. O led da HD pisca de 1 em 1 segundo independentemente de estar sendo usado (pelo menos eu acho) por algum aplicativo ou arquivo.

Meu gabinete é da marca Nova e possui apenas um led azul que não para de piscar. Meu medo é que seja algum erro físico ou vírus que possa vir a detonar meus dados e por isto hoje fiz um backup do que é mais importante.

Já usei o Filemon, ProcessMonitor e RegMon, mas como não entendo muito não consegui detectar nada que me chamasse atenção.

Através destes monitores pude observar que o registro está constantemente sendo acessado em HKLM\system\currentcontrolset\services\tcpip\parameters\interfaces\ ..., mas não consigo descobrir se é normal e qual o programa que está provocando isto.

Vale obsevar que no PC do meu guri este tipo de acesso no registro não acontece e também vale observar que também não pisca o led do dele, que possui duas luzes (uma verde e uma vermelha), como antigamente.

Cheguei a pensar que poderia ser por causa desta malditta luz azul do meu gabinete, será....

Não sei o que fazer porque o técnico quer ficar com o pc por dois dias para analisar e eu não posso dispor deste tempo.

Esperando uma Luz (de preferência não azul), fico no aguardo.

Abraços.

Clarel

Pentium dual core D2.8, HD 160, 1 gb de ram, drive DVD Write Master e Winxp-sp2.

• Membro VIP
Postado

Mas aí, não conta... Quero um depoimento sem conversores nem adaptadores. Minha tese é que o DVD Optiarc também usa algum tipo de conversor. O pior é que aqui no RJ só tem só se encontra essa porcaria!

• 9 meses depois...
  • 5 meses depois...
Postado

meus amigos fui a fundo com esse assunto

esse led piscando e a junçao do hd junto a cpu os dois estão fazendo uma busca em torno do pc inteiro procurando algum bug ou erro de programaçao

isso e padrão nos processadores de hoje menos a mac cada piscada dessa ele esta fazendo uma conta de 402 milhoes de digitos binarios para ver que tem algum tipo de erro em torno do pc isso nao prejudica nada só ajuda so pra terem uma ideia sem esse tipo de escaneamento automatico você tinha a cada 2 tinhas fazer um tipo de defrag para ver se tinha algo de errado

beleza, tomara que eu tive ajudado algo :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!