Ir ao conteúdo

Como proceder para criar essas partições?!

edutakeo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

estou com um disco ide de 120 GB particionado em duas partições, a primeira de 90 GB para o Windows (XP) e o restante para o Linux (Conectiva). A partição do Windows está quase cheia e a do Linux ainda tem certa de metade da partição livre. Comprei mais um disco ide de 80 GB e quero fazer o seguinte:

1 - criar uma partição (ou duas partições) no disco de 80 GB que possa ser enxergada tanto pelo Windows XP quanto pelo Linux que estou querendo instalar (Debian);

2 - reparticionar o disco de 120 GB em três partições iguais, a primeira para o Windows XP, a segunda para o Linux (Debian), a terceira vou deixar para um terceiro sistema operacional que estou querendo instalar (talvez o FreeBSD).

Qual a melhor forma para eu fazer o que estou querendo??? Qual software devo usar para criar e formatar as partições??? Enfim, como devo proceder e que cuidados eu devo tomar???

Agradeço se puderem me ajudar!

Postado

edutakeo,

Passe seus arquivos importantes para o HD novo... remova ele do micro... reinstale o XP no HD de 120, particionando-o em 40 + o restante... recoloque o HD de 80 e restaure seus arquivos importantes no HD de 120...

Desconecte o HD de 120 e particione/instale o linux no HD de 80, conforme você quer... reconecte o HD de 120...

Sempre que você for dar o BOOT, entre na BIOS e escolha qual HD (sistema operacional) será utilizado para o boot... você pode alterar isso na sequência de boot da bios...

Postado

Elmo,

obrigado pela dica! Mas do jeito que você descreveu é pra instalar o Windows no disco de 120 e o Linux no de 80, né?! Tem alguma vantagem em fazer assim???

O que eu quero fazer é deixar o disco de 80 para dados de forma que seja visto tanto pelo Windows como pelo Linux. Mas penso em instalar o Windows e Linux no disco de 120, e deixar uma terceira partição para instalar um terceiro sistema operacional que deve ser o FreeBSD. Posso fazer isso não posso???

Afinal, é melhor fazer do seu jeito ou da forma como eu imaginei??? Qual a diferença e vantagem???

Postado

edutakeo,

É apenas uma sugestão para você manter as coisas separadas ao máximo... windows e demais aplicativos precisam de maior espaço do que o linux... penso ou tentei adivinhar, que você quer conhecer o linux melhor e poderá desistir dele em breve ou desistir do windows...

Do seu jeito ou de qualquer outro vai dar certo... apenas eu tentei evitar que você tivesse dual boot via software... você terá via BIOS e os sistmas ficarão totalmente independentes um do outro... não sendo assim, se você desistir de um deles, terás que "arrumar" o outro, quem sabe partindo do zero e reinstalando tudo... por outro lado, se um HD der pane, você terá o outro funcionando enquanto não compra um novo HD...

Apenas achei também que você poderia ter pensado em comprar um HD maior, pois o custo por GB é menor em HD maior, ficando bom com HD de 160 a 250 GB...

Postado

Elmo,

gostei das suas sugestões, seu argumentos me parecem bem cuerentes! Vou analisar com calma qual a melhor formar de organizar as partições e instalar os sistemas operacionais.

Eu uso mais o Windows mesmo, mas já tem algum tempo que conheço o Linux e faço uso dele em minhas atividades acadêmicas da facul. Penso em conhecer o Linux um pouco mais a fundo claro, talvez até tentar uma certificação em Linux daqui um tempo.

Acho eu você deve ter notado na minha primeira mensagem que também estou querendo deixar uma partição (pequena) para instalar o FreeBSD, esse sistema operacional eu nunca usei e estou querendo aprender um pouco mais sobre ele, pois pelo que sei esse é completamente FREE, diferente do Linux que precisa de licença, mas isso já outra estória e foge do escopo do que estamos discutindo.

Ah, sobre o HD maior, de 160 a 250 GB, infelizmente minha grana não tá dando pra isso no momento, e estou economizando para comprar um notebook no próximo ano!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!