Ir ao conteúdo

Controle PWM da Placa Mãe

MTA

Posts recomendados

Postado

olá tenho a placa da assinatura,ela diz que tem CONTROLE PWM DIGITAL DE 5 FASES,mas até agora não entendi o funcionamento do sistema.

na bios mostra assim:

PWM0 [ ]

T1 [ ]

PWM1 [ ]

T2 [ ]

PWM2 [ ]

T3 [ ]

PWM3 [ ]

T4 [ ]

PWM4 [ ]

alguém pode me dar uma dica de configuração?:unsure:

Postado

sim amigo,já olhei no manual da placa.

pelo que eu entendi a velocidade do fan é progressiva, ajustada em 5 niveis.

ex: quando o CPU chegar a 50º ele aumenta 100 rpm,quando chegar a 55º aumenta 150rpm.

acho que deve ser +- assim.

mas não tenho noção nenhuma de como configurar.:o

Postado

muita,

Tenho a mesma placa Mãe e estou conhecendo, vou mudar minha assinatura, montei na semana passada. Primeiro observei o software ( tiger) que vem como os drives, tem um controle de fan e monitoramento, é bem legal mas em minha máquina apresenta bips na fan da CPU, faz uma barulho bem alto, achei estranho e por isso fui ao forum pesquisar, entrei também em contato com o fabricante do processador e achei que tinha alguma coisa errada no cooler box, mas estive verificando que as rotações em relação ao meu processador antigo são be menores, elas estão em 2800 a 2900 rph e temperatura em 35 e 37 graus, estou achando tudo normal. Acho que o software está emtindo errado ou com perda de dados, utilizei o everest para confirmar as rotações e temperatura, entrei também no setup para confirmar e bateu no mesmo valor, meu processador nunca chegou a 40 graus até o momento. Mas os bips continuam, estou achando que uma atualizada na bios resolva o caso, mas não tomei coragem para isso. formatei a máquina com windows xp sp2 e está tudo funcionando muito bem. Nesta semana estou comprando as memos para fazer dual Channel, acredito que seja os bancos amarelos, correto? pois o azul e single. Achei depois das otimizações que a máquina está muito mais rápida, otimizei o windows no registro e está explodindo de rápida. no setup ainda não verifiquei as configurações e controle de fan, mas vamos nos corresponder para melhoria de nosso PC.

Postado

E bota barco nisso, ontem notei a temperatura da MB e está em 90 graus será que é normal está dando essa temperatura no everest ultimate, como já vi que esses programas fazem leitura errada, estou de olho mas a máquina não apresentou nenhum problema até agora, caso consiga a mesma leitura com outro programa, desmonto a máquina e monto novamente.

Postado

a minha tb apresenta a mesma temperatura na placa mãe,provavelmente seja uma leitura errada.depois achei que era o chipset mas tb não era porque mesmo desligando o cooler continuava a mesma.

estou considerando a temp do AUX como sendo a da placa mãe.

• Administrador
Postado

Bom, eu li, reli, e verifiquei essas opções... e cheguei a tal conclusão...

Dando uma olhada no manual dessa placa e as informações são pouquíssimas em referência a esse assunto, que não deveria ser né... mas o que tudo indica, a opção é que esse controle de rotação é feito automaticamente a opção PWM estando ENABLE, ele faz um controle de temperatura dos fãns, principalmente do processador, fazendo com que o cooler ou trabalhe mais rápido ou mais lento dependendo da temperatura...

Essa opção estando disable, então, não haveria esse controle, e o seu cooler rodaria em sua velocidade normal, seja qual for a velocidade dele...

Esse sistema estando enable, seu computador trabalhar com algumas modalidades, serão elas S1, S2, S3, S4 e S5, que são modalidades de monitoramento creio que da temperatura, o Computador entrando na modalidade S3, S4 ou S5, os fans, serão desligados automaticamente... E serão religados após o PC retornar a modalidade S1...

Essas opções mostradas na Bios...

PWM0 [ ]

T1 [ ]

PWM1 [ ]

T2 [ ]

PWM2 [ ]

T3 [ ]

PWM3 [ ]

T4 [ ]

PWM4 [ ]

É o seguinte o PWM estaria habilitando o controle rápido dos seus fans... e a opção T1, T2 e assim por diante, estaria habilitando esse controle de acordo com a temperatura dos seus Fans...

É muito pouca a explicação referente a do manual, mas eu entendi assim... deixando apenas a opção marcada PWM0 por exemplo, o fã rodaria de forma bem mais rápida, e seu eu deixasse essa opção marcada e marcasse a opção T1, que é referente ao controle PWM0, então o fan só iria funcionar mais rápido, quando o processador entrasse em determinada temperatura....

Creio que seja isso daí...

Dj Rayke

Postado

Obrigado pela explicação, hoje testo essas configurações e vejo se acerta a fan da CPU que no programa TIGER está dando erro na leitura. Estou considerando que o problema da temperatura da placa mãe é pontual e desconsiderar a leitura de 90 graus, a partir do momento que outras pessoas com a mesma placa está com o mesmo problema.

• 2 meses depois...
Postado

alguém aqui tem problemas de desligamento repentino quando esta rodando alguma aplicação mais pesada ? E após esse desligamento.... pode esperar uns 15 a 20 minutos..... viu .... porque se tentar ligar a placa ela liga e desliga bem rapidamente ai pode esperar mais 15-20min para tentar de novo.

PS: Estou com a bios P48

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...