Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Sata não reconhecido na instalação do XP? Solução!


icefly

Posts recomendados

Olá Pessoal, estou com um problemaço.

Estou com um HP com as seguintes configurações:

HP Pavilion DV5 1140br, e tentando instalar o win XP Pro com o SP3.

Meu HD é da fujitsu e a especificação é:

Modelo: MHZ2320BH

Taman: 250Gb

rot: 5400rpm

Quando mandei analisar, apareceu as seguintes controladoras:

disk controller: ATI Technologies Inc SB700 Sata Controler (AHCI mode)

disk controller: ATI Technologies Inc SB700 IDE

Acredito que o problema seja justamente devido a falta de driver da controladora sata.

Depois de muita pesquisa descobri os drivers para a controladora ATI SB700 Sata, que foi a que detectei. Segue a especificação do driver:

. AMD AHCI Compatible RAID Driver DisketteREADME TXT This

Tentei incluir no cd de instalação do Windows utilizando o Nlite.

O programa detectou o arquivo.inf, fiz a imagem, gravei e ao utilizar ele diz que o ahcix64.sys está corrompido!!

Isso é problema com o Nlite ou no arquivo??

Fiquei na dúvida na hora de instalar o driver, pois tive dúvidas se a minha plataforma seria x64 ou x86. Utilizei inicialmente o processo com a plataforma x86, mas durante a instalação do windows o processo acusou falta do ahcix86.sys.

Após isso, tentei somente com a plataforma x64, e durante a instalação aparece ahcix64.sys corrompido. Já efetuei pelo menos uns 9 cds do windows.

Alguém pode me ajudar?? Existe alguma outra maneira de detectar o HD e instalar o XP??

Pelo amor de Deus, faz 3 dias que tento e ate agora nada!! Contatos [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Use um cd-rw (regravável) novo para evitar o dissabor de ter que usar um novo cd-r caso dê algo errado; se sair algo errado, é só apagar o cd-rw e tentar de novo ;)

Tente baixar o driver de novo, talvez tenha puxado ele comporrido mesmo.

Se não der certo de novo, tente pegar o driver de dentro daquele pacotão de Mass Storage que tá lá na 1ª página (logicamente se ele estiver nesse pacote).

Quanto ao problema da plataforma se é x86 ou x64: tu deve estar usando um cd de XP x86 (32 bits), pois a versão x64 (64 bits) não existe em português (pelo menos oficialmente); portanto baixe de novo o driver da cotroladora e refaça o processo com o Nlite, de preferência, como falei, com um disco cd-rw regravável.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use um cd-rw (regravável) novo para evitar o dissabor de ter que usar um novo cd-r caso dê algo errado; se sair algo errado, é só apagar o cd-rw e tentar de novo ;)

Tente baixar o driver de novo, talvez tenha puxado ele comporrido mesmo.

Se não der certo de novo, tente pegar o driver de dentro daquele pacotão de Mass Storage que tá lá na 1ª página (logicamente se ele estiver nesse pacote).

Quanto ao problema da plataforma se é x86 ou x64: tu deve estar usando um cd de XP x86 (32 bits), pois a versão x64 (64 bits) não existe em português (pelo menos oficialmente); portanto baixe de novo o driver da cotroladora e refaça o processo com o Nlite, de preferência, como falei, com um disco cd-rw regravável.

[]´s

Olá IceFly,

Perfeito. Realmente, a versão é XP x86 (32bits) pois está em português. Acabei de efetuar todo o processo com os drivers para plataforma x86 e já estou vendo o XP rodando na máquina. Na dúvida, mandei também inserir os seguintes arquivos para plataforma x86 e acredito que seria importante para as outras pessoas:

.SMBus device

.IDE ATA 133

Para aqueles que precisarem dos drivers, entre em contato que passo por email.

ICE Fly, realmente agradeço ao Fórum e a você por contribuir tanto para os usuários de programas e hardwares no Brasil. Foi praticamente com todas as informações obtidas aqui que saí deste labirinto. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi magic;

gostaria que voce me ajudasse na instalação do xp no meu note. tenho os mesmo que voce, e tenho já uns 30 dias sem dormir tentando pesquisar mas nao consigo nada de concreto.

te agradeceria muito caso podesse me ajudar, com algum tutorial tipo paso a paso, como voce fez para instalar xp

Pessoal, segui os passos apresentados no início deste tópico pelo YceFly de como criar um novo cd do Windows. O mais difícil foi detectar os componentes, drivers e a plataforma.

Se o seu notebook for o mesmo, então dá pra usar inclusive os mesmos arquivos. Vou descrever o processo detalhadamente.

1o Passo. Baixar os drivers (foi difícil encontrar):

Tenho os drivers que utilizei e posso enviá-los por email. Vou listá-los aqui, juntamente com o endereço, caso você queira buscar diretamente nos sites:

http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Products/ProductsDetail.aspx?detailid=884&CategoryID=1&DetailName=Driver&MenuID=123&LanID=0

Procure a seguinte descrição: AMD AHCI Compatible RAID Controller Driver

O arquivo tem 4,98mb e vem com alguns outros drivers que utilizei no Nlite. Segue a descrição dos mesmos:

Including

-AMD AHCI Compatible RAID Controller Driver

-AMD PCI SATA/IDE Controller Driver

-ATI SMBus Driver

Descompacte e coloque numa pasta separada. Foi o que utilizei na hora de fechar o CD.

2 Passo. Verificar a plataforma do XP e integrar os drivers pelo Nlite:

Verifique se o seu XP é X64 ou X86, pois foi uma das falhas que cometi e que foi corrigido pelo YceFly. Veja na mensagem dele acima a diferença entre os dois.

Aqui é muito importante. O programa Nlite vai te pedir que indique o arquivo a ser anexado ao Cd do Windows. Aparece uma opção para seleção de driver único ou pasta de múltiplos drivers.

Selecione a opção `Pasta de múltiplos drivers´.

É neste momento que selecionei os seguintes arquivos:

- IDEATA133;

- RAID7xx\x86

- SMBUS;

Neste momento, ele pede uma segunda seleção que o envolve o tipo de Windows que você estará utilizando. Neste momento selecionei as opções para XP 32bits. Foi os seguintes arquivos:

- AMD PCI IDE Controller for Windows XP (32bits);

- AMD SATA Controller (IDE mode) for Windows XP (32bits);

Após esse passo, ele novamente pede outra seleção. Novamente selecionei para XP 32bits:

- AMD AHCI Compatible RAID Controller -X86 Platform;

A partir deste momento, os passos seguintes são só a sequência básica de fechamento do CD no Nlite.

Com este CD, você faz o Boot e automaticamente ele carrega a opção de instalação do Windows XP.

Se você tiver dúvidas na utilização do Nlite, existem diversos passo a passo na internet, que incluem imagens e sequência de uso. O link para baixar o software é o seguinte:

n-lite

http://www.nliteos.com/download.html

Maiores dúvidas, estou a disposição.

Pessoal, segui os passos apresentados no início deste tópico pelo YceFly de como criar um novo cd do Windows. O mais difícil foi detectar os componentes, drivers e a plataforma.

Se o seu notebook for o mesmo, então dá pra usar inclusive os mesmos arquivos. Vou descrever o processo detalhadamente.

1o Passo. Baixar os drivers (foi difícil encontrar):

Tenho os drivers que utilizei e posso enviá-los por email. Vou listá-los aqui, juntamente com o endereço, caso você queira buscar diretamente nos sites:

http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Products/ProductsDetail.aspx?detailid=884&CategoryID=1&DetailName=Driver&MenuID=123&LanID=0

Procure a seguinte descrição: AMD AHCI Compatible RAID Controller Driver

O arquivo tem 4,98mb e vem com alguns outros drivers que utilizei no Nlite. Segue a descrição dos mesmos:

Including

-AMD AHCI Compatible RAID Controller Driver

-AMD PCI SATA/IDE Controller Driver

-ATI SMBus Driver

Descompacte e coloque numa pasta separada. Foi o que utilizei na hora de fechar o CD.

2 Passo. Verificar a plataforma do XP e integrar os drivers pelo Nlite:

Verifique se o seu XP é X64 ou X86, pois foi uma das falhas que cometi e que foi corrigido pelo YceFly. Veja na mensagem dele acima a diferença entre os dois.

Aqui é muito importante. O programa Nlite vai te pedir que indique o arquivo a ser anexado ao Cd do Windows. Aparece uma opção para seleção de driver único ou pasta de múltiplos drivers.

Selecione a opção `Pasta de múltiplos drivers´.

É neste momento que selecionei os seguintes arquivos:

- IDEATA133;

- RAID7xx\x86

- SMBUS;

Neste momento, ele pede uma segunda seleção que o envolve o tipo de Windows que você estará utilizando. Neste momento selecionei as opções para XP 32bits. Foi os seguintes arquivos:

- AMD PCI IDE Controller for Windows XP (32bits);

- AMD SATA Controller (IDE mode) for Windows XP (32bits);

Após esse passo, ele novamente pede outra seleção. Novamente selecionei para XP 32bits:

- AMD AHCI Compatible RAID Controller -X86 Platform;

A partir deste momento, os passos seguintes são só a sequência básica de fechamento do CD no Nlite.

Com este CD, você faz o Boot e automaticamente ele carrega a opção de instalação do Windows XP.

Se você tiver dúvidas na utilização do Nlite, existem diversos passo a passo na internet, que incluem imagens e sequência de uso. O link para baixar o software é o seguinte:

n-lite

http://www.nliteos.com/download.html

Maiores dúvidas, estou a disposição.

Vou passar uma informação que é meio simples, mas como muitos são direcionados pelos sites de procura diretamente para a mensagem, acredito que seja importante.

Quando coloco o início do Tópico, relaciono na primeira página, pois estamos já na 11ª. A primeira vez que entrei no Clube do Hardware fui direcionado por um site de busca, e não tinha percebido que estava numa página avançada de um tópico já iniciado.

Verifiquem na primeira página, que existe toda uma explicação de como proceder para o reconhecimento de um HD Sata. Somente citei acima os pontos em que tive maior dificuldade e que complicou o processo. Espero que ajude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou passar uma informação que é meio simples, mas como muitos são direcionados pelos sites de procura diretamente para a mensagem, acredito que seja importante.

Quando coloco o início do Tópico, relaciono na primeira página, pois estamos já na 11ª. A primeira vez que entrei no Clube do Hardware fui direcionado por um site de busca, e não tinha percebido que estava numa página avançada de um tópico já iniciado.

Verifiquem na primeira página, que existe toda uma explicação de como proceder para o reconhecimento de um HD Sata. Somente citei acima os pontos em que tive maior dificuldade e que complicou o processo. Espero que ajude.

colega, Obrigado pelas informações. conseguir instalar o xp, agora estou sofrendo para conseguir os drivers, se voce puder me mandar via email, [email protected], te agradeceria muito.

fiz só uma coisinha diferente, particionei o disco em duas parte, ( uma parte pequena para o xp ) e deixei o vista no c; fazendo assim um dual boot.

mas até o momento não estou conseguindo entra no vista. só no xp, um grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!!!

Pessoal consegui criar um CD de instalação do Windows SP3, adicionando os drivers para reconhecimento pela aplicação nLite, que por sinal é bem simples.

Mas acabei criando uma outra dor de cabeça, além da dos drivers para o WINXP.

O que vem ocorrendo agora é o seguinte, a duração da caga da bateria está se esvaindo muito rapidamente, como por exemplo: ligado na energia 100% retirei da energia imediatamente já cai para 99% e em menos de 5 minutos já está em 96%, ou seja, o identificador da bateria vai baixando muito rapidamente. Sendo que com o Vista ela durava em média 1h:30 à 2h:00. Alguém poderia me ajudar?

Notebook - HP Pavillion DV2960BR Special Edition - Series DV2000

Links para visualizar o notebook.

http://images.quebarato.com.br/photos/big/8/1/20E981_3.jpg

Aguardando [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui instalar o XP usando o Nlite, não sei se coloquei os drivers certos... O driver que baixei foi um chamado "raid411a" Baixei do site da SiS...

Consegui instalar o xp, habilitando com modo IDE...

Mas gostaria de instalar com o XP reconhecendo o HD em SATA mode ON.

Tem como fazer isso "depois" de insalar o XP no modo IDE??

Esse super pacotão de drivers do tutorial, se eu jogar ele todo no CD do xp, será que funciona?O XP vai reconhecer esse HD como SATA?

Qual a diferença de ter o HD reconhecido como IDE e como SATA?

Informações:

S.O: Windows XP service pack 3 Sata Edition(Baixado pela net).

O CD foi gravado corretamente, pois está dando boot normal e instalando.

Detalhes do notebook:

Positivo Mobile Z85

Veio com Vista.

Placa mãe: Clevo M540SS

Chipset SiS 672(FX), 968(ponte Sul)

HD: Western Digital Scorpio WD1200BEVS 120GB 5400 RPM 8MB Cache

Galera, por favor me ajudem, gostaria de ter o XP 100% nesse note.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu instalei o vista e esta rodando perfeito. Sem "lentidão". Mas para instalar o xp e o drive do hd use o nLite.

(tutorial tirado de outro site)

COMO INSTALAR WINDOWS XP NO NOTEBOOK INTELBRAS I211?

Como não consegui responder o outro tópico criei este.

Depois de muito trabalho consegui essa façanha (ao menos para mim):

Baixei os drivers da controladora sata, conforme o link que o pessoal da Intelbras me passou ( http://www.intelbras.com.br/drivers/comp... );

Instalei o NLite;

Coloquei o CD do XP no drive e segui os passos do NLite:

1) Selecionei o idioma

2) Selecionei a unidade de disco com o CD do XP e criei uma pasta para o NLite colocar os arquivos

3) Não importei sessão nehuma

4) No próximo passo marquei as abas Integração de drivers e Criar uma imagem iso auto executável

5) Na próxima aba de integração de drivers cliquei em "Inserir" e depois em "Pasta com vários drivers"

6) Selecionei a pasta onde descompactei o arquivo zip com os drivers

7) Na próxima etapa marquei os campos que terminam com "(Mobile ICH8M-E)" e "(Mobile ICH8M-E/M)"

8) Cliquei em Iniciar Processo

9) Na próxima aba cliquei em Criar ISO

10) Agora é só gravar a iso que está lá na pasta que você selecionou em um CD ou DVD e correr pro abraço!!!!

Espero ter ajudado!

Emque momento eu informo o driver do sata ?

Deve estar decompactado e em uma pasta separada ?

Por favor !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola coloquei os drivers no cd e reconheceu o hd sem problema mas quando esta faltando uns 10 minutos pra terminar a instalação o note reinicia do nda e nao termina a instaçao!!!

aguem teve esse mesmo problema? ja baixei uns 5 xp e ate agora o mesmo problema.

dv5 1140br o meu notebook

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até hoje não consegui instalar o xp no meu HP PAVILION DV5 1005EL SEMPRE DA ERRO

_________________________________

ASUS P6T Deluxe/OC Palm LGA 1366 Intel X58 ATX Intel Motherboard++Intel Core i7 Extreme Edition 965 Nehalem 3.2GHz 4 x 256KB L2 Cache 8MB L3 Cache LGA 1366 130W Quad-Core++CORSAIR XMS3 6GB (3 x 2GB) 240-Pin DDR3 SDRAM DDR3 1333 (PC3 10666) Triple Channel+++2x Western Digital VelociRaptor 300GB 10000RPM+++Radeon HD 4870 X2 2GB 512-bit (256-bit x 2)++fonte Seventeam Modular V-Force ST-750Z-AF+++Gabinete Zalman GT-900

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Pessoal, segui os passos apresentados no início deste tópico pelo YceFly de como criar um novo cd do Windows. O mais difícil foi detectar os componentes, drivers e a plataforma.

Se o seu notebook for o mesmo, então dá pra usar inclusive os mesmos arquivos. Vou descrever o processo detalhadamente.

1o Passo. Baixar os drivers (foi difícil encontrar):

Tenho os drivers que utilizei e posso enviá-los por email. Vou listá-los aqui, juntamente com o endereço, caso você queira buscar diretamente nos sites:

http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Products/ProductsDetail.aspx?detailid=884&CategoryID=1&DetailName=Driver&MenuID=123&LanID=0

Procure a seguinte descrição: AMD AHCI Compatible RAID Controller Driver

O arquivo tem 4,98mb e vem com alguns outros drivers que utilizei no Nlite. Segue a descrição dos mesmos:

Including

-AMD AHCI Compatible RAID Controller Driver

-AMD PCI SATA/IDE Controller Driver

-ATI SMBus Driver

Descompacte e coloque numa pasta separada. Foi o que utilizei na hora de fechar o CD.

2 Passo. Verificar a plataforma do XP e integrar os drivers pelo Nlite:

Verifique se o seu XP é X64 ou X86, pois foi uma das falhas que cometi e que foi corrigido pelo YceFly. Veja na mensagem dele acima a diferença entre os dois.

Aqui é muito importante. O programa Nlite vai te pedir que indique o arquivo a ser anexado ao Cd do Windows. Aparece uma opção para seleção de driver único ou pasta de múltiplos drivers.

Selecione a opção `Pasta de múltiplos drivers´.

É neste momento que selecionei os seguintes arquivos:

- IDEATA133;

- RAID7xx\x86

- SMBUS;

Neste momento, ele pede uma segunda seleção que o envolve o tipo de Windows que você estará utilizando. Neste momento selecionei as opções para XP 32bits. Foi os seguintes arquivos:

- AMD PCI IDE Controller for Windows XP (32bits);

- AMD SATA Controller (IDE mode) for Windows XP (32bits);

Após esse passo, ele novamente pede outra seleção. Novamente selecionei para XP 32bits:

- AMD AHCI Compatible RAID Controller -X86 Platform;

A partir deste momento, os passos seguintes são só a sequência básica de fechamento do CD no Nlite.

Com este CD, você faz o Boot e automaticamente ele carrega a opção de instalação do Windows XP.

Se você tiver dúvidas na utilização do Nlite, existem diversos passo a passo na internet, que incluem imagens e sequência de uso. O link para baixar o software é o seguinte:

n-lite

http://www.nliteos.com/download.html

Maiores dúvidas, estou a disposição.

Olá, magic.al!

Você pode me passar de alguma forma os driver's para o Pavilion DV5 1140BR apra Windows XP.

Só localizei os seguintes driver's:

Video;

Rede LAN;

Rede Wireless.

Se for possivel me manda neste e-mail: [email protected].

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, muito útil pra mim esse tópico...comprei um hp dv1140br e já tava ficando desesperado porque num conseguia instalar o win xp, mas seguindo as dicas postadas pelo magic.al finalmente consegui.....muito obrigado por compartilharem o conhecimento de vocês e que assim possamos cada vez mais resolvermos nossos problemas de informática.....(tudo por culpa da microsoft que não colocou os malditos drivers para hd's sata dentro do cdd do xp)

valeu galera

tenho mais uma duvida quanto ao modelo hp dv1140br....como posso fazer para ajustar a quantidade de memória ram usada pela placa de vídeo...pois as configurações de fábrica utilizam 256 mb de ram para o video, perfazendo um total de 512 mb (256 dedicado + 256 compartilhado) e gostaria de saber onde posso definir esa quantidade de memória......valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, não achei um tópico melhor pra consultar. Tenho um note cce TCL-D5 onde resolvi trocar o Hd sata fujitsu de 80G p/ Samsung 160G. Com ajuda de adaptador de note-pc, conectei o antigo como escravo no pc e criei imagem (tentei c/ ghost e driverXML). Conectei o novo e restaurei a imagem. Conectei ao note e recebi a mensagem "operating system not found" (com ambos os programas citados). Usei o cd do XP e mandei reparar (nas opções de instalação). Mesmo assim, ainda recebo a mensagem citada. Adianto que o HD novo é reconhecido pelo note e, enquanto estava como escravo no pc, criei as partições e manipulei arquivos normalmente. Desde peço desculpas se estou no tópico errado, mas, espero que possam me ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um Acer 5315-1914 fiz o recomendado 1º Método: Desabilitando o SATA - AHCI no BIOS: instalei o XP sp2 normalmente, mas na hora de voltar para o Sata da tela azul

então tive que deixar desabilitado mesmo, mas o problema não é esse é que agora não instala o driver de som de jeito nenhum acho que o problema ta nisso sei la porque acho que o drive q eu peguei em outros foruns esta certo a placa é essa

Realtek ALC268 @ Intel 82801HBM ICH8M - High Definition Audio Controller PCI

alguem pode mandar o link do drive certo ou dizer se tem a ver isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara da uma luz, a meu notebook é um intelbras i27 e não encontrei nenhuma dessas opções no bios,

minha bios

Info Main Advanced Security Pawer Boot Exit

Info...

BIOS Info.

BIOS Version: 1.06l

KBC Version: 1.06.08

SLP 2.0: Disabled

[ Não alteravel }

Processor Info.

CPU Type:

CPU Info:

CPU T j Max:

Main.....

System Time;

System Date:

> IDE Primary/Master [ TSSTcorp CDDVDW TS-L632H-]

> SATA Port 1 [ SAMSUNG HM251Jl -(S1)]

System Memory:

Extended Memory:

Advanced...

Execute Disable Bit [ enable ]

Security....

Informações somente do Password

Power...

Long Battery Life Mode:

LCD panel power saving:

Boot...

LAN Remote Boot

> Boot Device Priority

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, eu também estou com um probleminha com um notebook Intelbras I 271 qie veio com Linux (Fênix), meu cliente quer Xp e já instalei o Vista (normal), já utilizei o partition magic, nLite com driver integrado mas até agora nada, tentei até o Windows e Linux (Kurumin, Ubuntu) live. Se alguém tiver uma solução eu agradeço, obrigado.-_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SOLUÇÃO PARA O L93 DA AMAZON:

INSTALANDO WINXP:

PASSO A PASSO PARA IDENTIFICAR O HD SATA =

1. renicie o note, e aperte "f2" na primeira tela

2. Na aba "Advanced" mude de "Enabled" para "Disabled" a opção:

"AHCI Configuration" use a teclas f5 e f6 para mudar ....

então vai até a aba "Exit" e "Exist Saving Changes" -> "yes" ..

Agora a instalação do Win XP p2 irá reconhecer seu HD e as partições para serem formatas

MUITOOO FACILLLL

3.Apos instalar o win XP P2 devera manter a opção "AHCI Configuration" em "Disabled" ou vai da error no seu Win XP toda hora ...

espero te ajudado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!