Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador duvida


eletric632

Posts recomendados

bom dia, :)

tenho uma dúvida.

se eu ligar a um amplificador de audio de 100w (alimentando com 12v. a alimentação é exatamente 12V) , eu ligar um alto falante de 4 Ohms.

eu estarei tendo os 100w na saída?

ou só P = V * I ,

P = 12 * (V/R) = 12 * (12 / 4) = 36 w?

se for os 36 w que terei na saída, a única forma de ter os 100w na saída, é com um alto falante de menor resistencia? sendo que não tenho como aumentar a tensão?

estou com essa dúvida, se alguém puder me ajudar. agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atente que você NÃO terá 12V na saída, por isso a formula da lei de ohm não se aplica a esse caso (Não se aplica a muita coisa, usa-a menos).

Veja o seguinte, a potência em watts depende da carga na saída (Quanto menor a resistencia na bobina mais ela afetará o campo magnético e mais vibrará, logo terá mais volume), nas informações do amp. é informado se esses 100W são com 4, 8, 10 ohms na saída. Digamos que a potencia seja 100W RMS a 8 ohms, obviamente com falante de 4 ohms o volume final será maior, não necessariamente haverá a mesma qualidade de som ou a mesma durabilidade do alto-falante ou do amp., mas haverá mais volume final sim (Talvez 1 ou 2dB, mas é "mais")

Bom... se 100W RMS não são suficientes aconselho comprar aparelho de surdez :P Mais de 10W RMS só serve pra incomodar os vizinhos, que vão te achar um ***** surdo, e você vai ahcar que está 'arrasando'... :P;)

(Ah, a potencia de saída tem no fim das contas relação com a potencia consumida. Pra entregar 100W RMS na saída o amp. vai consumir uns 120W (Ou Wh, já que o RENDIMENTO de um amp. sempre fica abaixo de 70%, exceção aos PWM, que são usados por talvez 500 pessoas no mundo...), então o fato de ser amp. 12V, 6V, 50V, não diz nada a respeito do volume na saída, o volume tem mais relação com a corrente consumida que com a tensão (Em amp. 'analogicos' (Transistorizados)) obviamente há uma relação VA, tipo um de 40W pra 50V emitirá 40W com 50V, porque consumirá 55W, mas alimentado com 40V ele consumirá uns 60W pra dar os mesmos 40W, ou então dará menos volume final mesmo, já que CADA CASO É UM CASO, cada circuito é diferente (Modulos 12V são projetados pra operar a partir de bateria (Logo, 9 a 15V), depende de cada modelo se suporta ou se é mais eficiente aumentando a tensão... normalmente é mais eficiente comprar aparelho pra surdes do que tentar isso...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez eu não tenha sido claro suficiente.

quando eu disse um amplificador de áudio não disse que era para ouvir música e nem tive a intenção de comparar o volume.

o amp é para uma sirene de uma fábrica, e minha dúvida é se independente da resistencia do alto falante, toda a potência do amp estaria sendo usada, a fim de não disperdiçar potência. Tendo um amp de 100 w rms (8 ohms), e na realidade estar usando 10 w.

então fazendo outra pergunta, qual seria a formula para calcular a potência de saída ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O volume vai ser tanto maior quanto menor for a resistencia do alto-falante, mas tem os limites da movimentação do falante e da resistencia na saída do amp. ser entendida como curto.

(Tipo um falante de 100WRMSx8ohms, ligado na mesma saída vai dar menos volume que um 100WRMSx4ohms, a durabilidade do falante ou do amp. é outra história.

Como na sirene o sinal é contínuo seria só meter um amperimetro entre o falante e a saída e ver a corrente circulando, e como medir tensão nos multimetros AC é pra 60Hz, se o sinal for muito maior que 200Hz o jeito é medir no osciloscópio, verá os picos, seria só pegar 70% desse pico e multiplicar pela corrente circulante, chegando num valor RMS em circulação.

(Com musica como o pico sempre muda dá brecha pra essas medidas irregulares como pmpo... sinal senoidal a 1KHz é o padrão pra ter uma noção boa do RMS... mas o volume mesmo depende também da capacidade do falante vibrar mecanicamente naquela determinada frequencia (Um mid-range (corneta) seria o mais indicado pra 1KHz), então no fim das contas um decibelimetro é a forma de saber o melhor volume (Ou um ouvido humano, já que a intenção disso é ser ouvido por humanos não adianta colocar tweeter com som a 15KHz que quase ninguem vai saber que é sirene, mas o decibelimetro vai apontar um volume altissimo :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alias... já sabe que falante típico não é a melhor opção pra sirene né... feito pra uma gama de frequencias bem grande ele acaba não tendo o mesmo efeito sonoro que uma sirene projetada específicamente pra isso (Tipo umas que com 12V x 300mA dá som pra lá de alto em carros, seria em tese então 4W consumidos gerando 120dB a 2m dela... falante comum acho que não chega a isso com facilidade.

(Tá, um TDA2002 entregando 5W RMS já foi a opção de uns alarmes por aí, até que super-barato (CI de R$ 1,5) pra um volume suficiente... hoje um par de mosfet controlado por um CD4093 da vida acho que é opção melhor, rendimento bem alto por não dissipar nada em calor nos mosfets)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!