Ir ao conteúdo

Consumo em modo de espera(stand by)

gutopereira

Posts recomendados

Postado

Alguem sabe(ou tem noção) de quanto é o consumo de um computador em modo de espera(stand by)?

Tipo, se eu deixar o computador ligado um dia inteiro em espera o consumo de energia dele iria equivaler a quantas horas de uso normal do computador (uso normal = somente windows, sem utilizar jogos que faz o PC gastar bem mais energia)?

Alguem tem alguma noção?

abraço

Postado

Meu PC consome por volta de 3watts desligado mesmo, sem ser em standby. Como eu descobri. Meu nobreak mede consumo em watts, dai eu liguei o cabo dele de medição em um notebook e instalei o software nele. Desliguei o PC e fiz as medições, deu mais ou menos 3watts. Com monitor em standby deu uns 5watts. Acho q isso varia de acordo com a eficiência da fonte e das peças de cada configuração.

Postado
Meu PC consome por volta de 3watts desligado mesmo, sem ser em standby. Como eu descobri. Meu nobreak mede consumo em watts, dai eu liguei o cabo dele de medição em um notebook e instalei o software nele. Desliguei o PC e fiz as medições, deu mais ou menos 3watts. Com monitor em standby deu uns 5watts. Acho q isso varia de acordo com a eficiência da fonte e das peças de cada configuração.

Ué???

Mesmo com o computador desligado ele estava consumindo? Como pode? Estranho, a lógica era para ele não consumir nada...

Será que esse consumo não era do próprio nobreak?

Testa isso desligando o cabo de energia do computador do nobreak. Aí, o consumo tem que ser zero, se continuar 3Watts é porque esse consumo é do nobreak...

Depois tem como voce pode testar com o PC em modo de espera para sabermos quanto ele consome?

abraço

• Membro VIP
Postado

Amigos

Equipamentos que usam fontes chaveadas apresentam um consumo mínimo, mesmo desligados! Isso é uma característica dessas fontes. Sem esse consumo, a fonte não teria como responder a um comando remoto do equipo alimentado.

Postado

Que nobreak você usa rau?

Postado

Não é estranho, quando desliga o PC, a fonte está energizando tudo dentro, tanto é que um LED verde dentro da placa mãe fica aceso. A não ser que eu deslique a chavinha liga/desliga atras da fonte ou retire os cabos dos equipamentos.

Bono, o nobreak que uso é um APC BE600-LM até eu poder comprar um melhor.

Guto, o consumo é nessa faixa ai, 1-5watts, mais ou menos.

Postado

é, o consumo básico depente 100% da fonte!!!

Lê no site da Huntkey q seu consumo em StandBy (modo espera) éh 1w.. ou menos..

" Consumo de potência baixo no modo espera (menos de 1W)"

Espero ter ajudado!!

Postado
é, o consumo básico depente 100% da fonte!!!

Lê no site da Huntkey q seu consumo em StandBy (modo espera) éh 1w.. ou menos..

" Consumo de potência baixo no modo espera (menos de 1W)"

Espero ter ajudado!!

É bem pouco! Então se eu deixar o computador o dia inteiro em modo de espera ao invés de desligado, nem vai dar diferença na conta de luz...

abraço

Postado

Em standby é aquele q a RAM fica alimentada ai quando ele volta do standby já tá no Windows q você fala? "ACPI Standby"? Se for esse seu PC vai consumir por volta de uns 5watts ou mais, sem contar a eficiência da fonte ja que ela terá que manter a alimentação dos pentes de memória. Agora aquele standby onde os ventiladores da fonte continuam girando, HD desliga, processador desliga, etc, esse consome um pouco mais.

Postado

O que seria este "hibernar" presente no Windows?

Fiz isto, mas parece que o PC fica ligado normal, ou seja, luzes e ventoinhas acesas.

Tem algum programa que calcule quantos watts está consumindo o PC?

Postado

Hibernar não teria q ficar com nada ligado, você não ta confundindo nao? Quando você manda hibernar, o Windows copia todo conteudo pra RAM pra um arquivo temporario localizado na raiz do seu HD, C:\. Esse arquivo se chama pagefile.sys. Dessa forma você pode tirar o PC da tomada e quando retornar, vai estar tudo da mesma forma q você deixou, a desvantagem é que o tempo de carregamento é maior que o modo espera (standby). Nesse caso existe dois modos, no BIOS de algumas placas existe a possibilidade mudar entre um modo e outro, agora não to me lembrando dos numeros, mas acho que é S3 ou S1. Em um desses modos o PC entra em standby desligando tudo, ate ventoinhas, mas fica alimentando a RAM pra assim q você ligar, instantaneamente o Windows aparece pra você, do jeito q estava, em outro modo o Windows comanda desligamento do HD, a RAM continua sendo alimentada, o processador entra tb num estado de espera e assim q você toca no mouse ou teclado, tudo volta ao estado q foi deixado.

Postado

Tentei este modo em espera pela tecla "Desligar o computador" e algo estranho ocorreu.

Pareceia que depois o PC não conseguia reiniciar. O monitor ficava um tempo esperando aparecer a imagem e entrava em "standby" como se não tivesse ligado o PC, apesar de ficar com o cooler e demais LED's ligados.

Como se coloca o PC em espera? Tem alguma programação que tenha que fazer nos hardwares?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!