Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistemas operacionais 32/64 bits vs total de memória - LEIA AQUI


fabiojansen

Posts recomendados

Cara, da uma limpada em certos processos aí.. ALT+ R e digita msconfig... tira uns programas para iniciar, como o EA Downloa manager e o dameton tools... isso co gasta mais memoria quando liga a toa.. (isso se esses programas estiverem para abrr quando inicia o windwos...

Alem disso, quando você vai em Painel de Controle, Programas E Recursos, quais recursos do Vista estão marcados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

2^32 - Esse valor significa o endereço máximo que o processador consegue endereçar na memória, devido a limitação de seus registradores. Algo que os processadores de 64 bits não possuem.

O mesmo vale para os sistemas operacionais.

Um dado pode ser armazenado na posição até a posição 4.294.967.296 , claro que esse valor está em decimal.

Mas isso te dá a ideia de que o tamanho máximo de memória que você tem no sistema é 4 GB.

E para finalizar por uma vez essa história, vou de novo explicar o porquê o windows 32 bits não disponibiliza toda a memória.

.....

Em breve! ( estou sem tempo! )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anjoed, você conseguiu entender o que eu quis dizer .... ( não tem interrogação aqui )

Minha explanação está baseada no artigo que está no meu post.

Espero que você tenha entendido a minha intenção.

AH! Tenho uma correção a fazer... Os programas só ganharão desempenho caso sejam feitos especialmente para processadores 64 bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Anjoed, eu tentei explicar da maneira mais simples possível a diferença entre o 32bits e o 64 bits.

Pra quem já têm noção de certos conceitos, como nós, aquela minha explanação parece tosca, mas para quem é leigo no assunto, a partir da minha explicação dá pra se abstrais alguma coisa do funcionamento desses processadores.

Ok.....não vou interferir nessa parte

Esse "32 cálculos" e "64 cálculos" são apenas icógnitas que eu escolhi pra poder explicar o funcionamento dos processadores quanto ao número de instruções processadas por clock. Só isso.

Esse exemplo ficou ruim

Com essa informação um leigo não irá entender bem o que significa isso.

A principal diferença de um processador de 32 bits e 64 bits é o tamanho dos registradores e quantidade. Um arquitetura IA-64 permite armazenar uma quantidade maior de dados e possui a capacidade de trabalhar com um maior volume de dados, caso o programa trabalhe com essa arquitetura.

Em outras palavras, na prática, se tiveres um sistema operacional de 64 bits + programas que trabalhem em 64 bits, terás um desempenho superior a um de 32 bits, devido a sua capacidade matemática aprimodarada ( registrador maior, capacidade de guardar um número maior também) . Para entender isso profundamente, seria interessante ler os artigos do Clube do Hardware....

No entanto, os sistemas operacionais de 64 bits necessitam de maior espaço em memória RAM devido ao tamanho duplicado dos registradores. Por isso, ao colocar-se 4 GB de memória, o sistema disponibiliza ~3,3 GB, quase a mesma coisa que um S.O. de 32 bits, pois o VAS ( Virtual Address Service ) de ambos ocupam espaço em Ram para endereçamento dos dipositivos externos do sistema ( inclusive a memória ). No entanto, há uma diferença entre os dois S.O. Enquanto o de 32 bits, ao trabalhar com a capacidade máxima de 4 GB, endereça TUDO na memória ram, perdendo quase 1 GB de espaço. Já no de 64 bits, é possível aumentar a memória ram de 4 GB ao "infinito" ( 2 ^64 ), driblando essa perda de memória para o sistema* .

Em suma, sistema operacionais de 32 bits, é interessante colocar 3 GB, pois o bom desse sistema é que o resto do endereçamento fica na memória virtual ( lá no HD ), roubando bem pouquinho da RAM para o kernel. Já no de 64 bits, o interessante é colocar mais de 4 GB, tendo assim sobrando bastante espaço para jogos pesados em DX 10.

Obs.: Existem mais pontos interessantes sobre esses sistemas, as quais não falei....

*A microsoft lançou um patch para correção desse roubo desleal de memória, no vista 64 bits. Acredito que tenha diminuído o tamanho preenchido pelo VAS.

links:

http://en.wikipedia.org/wiki/64-bit

http://en.wikipedia.org/wiki/X86-64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoricamente sim, mas o uso da memória também se deve a outros fatores, além da memória. Outra coisa que tenho a acrescentar, é que não é normal três programas simples como os que você tem consumir 50% da memória do computador.

O desempenho de alguns jogos que realmente exigem muito vai melhorar um pouco, mas nada que vá deixar um crysys rodando maneira num 486 de 64 bit ( isso não existe viu! ), mas vai haver uma leve melhora sim. Mas, reafirmo também, que o desempenho dos jogos depende de muita coisa além do processador.

Eu não acho que um jogo exija 64 não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Me dêem um help por favor...

Vou comprar 4 GB RAM (2x2) da Kingston, vai ser o mesmo modelo, então vai ativar o dual channel, estou ciente da limitação do XP q só reconhece 3 GB, aqui em casa eu uso dual-boot (XP / Vista 32), daí os jogos eu só rodo no Vista, o restante eu uso o XP (CAD, Word, Excel, etc...), então pra todo o efeito o q mais importa pra mim é o Vista por causa dos jogos, já li ali mesmo no fórum q alguns usuários do Vista 32 o Windows reconheceu 4 GB, será q o meu vai reconhecer tb ?

Bom, mesmo q não reconheça eu vou sentir alguma diferença ? Vai ativar o dual-channel ? Nos jogos os 4 GB vão ser ativados ou vai ficar limitado a capacidade q o Windows reconhecer ?

Obrigado pela ajuda...lembrando q essa dúvida é referente ao Vista 32, qto ao XP eu já sei sua limitação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me dêem um help por favor...

Vou comprar 4 GB RAM (2x2) da Kingston, vai ser o mesmo modelo, então vai ativar o dual channel, estou ciente da limitação do XP q só reconhece 3 GB, aqui em casa eu uso dual-boot (XP / Vista 32), daí os jogos eu só rodo no Vista, o restante eu uso o XP (CAD, Word, Excel, etc...), então pra todo o efeito o q mais importa pra mim é o Vista por causa dos jogos, já li ali mesmo no fórum q alguns usuários do Vista 32 o Windows reconheceu 4 GB, será q o meu vai reconhecer tb ?

Bom, mesmo q não reconheça eu vou sentir alguma diferença ? Vai ativar o dual-channel ? Nos jogos os 4 GB vão ser ativados ou vai ficar limitado a capacidade q o Windows reconhecer ?

Obrigado pela ajuda...lembrando q essa dúvida é referente ao Vista 32, qto ao XP eu já sei sua limitação...

Pelo que sei não importa se o sistema é XP ou Vista, mas sim com quatos bits ele trabalha (32 ou 64). Como está escrito logo no inicio do tópico:

"Em primeiro lugar, não é o Windows em si que não reconhece, mas sim a versão dele. Não, não estou falando de Home, Premium, Professional ou Ultimate, estou me referindo à x86 ou x64 (ou x86-64). Mas o que isso significa? Estes são nomes dados à família (arquitetura) dos processadores fabricados pela Intel e AMD, mas para o nosso entendimento, basta sabermos que x86=32bits e x64=64bits! Logo, 32 e 64 significa a quantidade de bits que o sistema operacional trabalha de uma só vez. Veja o exemplo:

32 bit = 2^32 = 4.294.967.296

64 bit = 2^64 = 18.446.744.073.709.551.616

obs: ^ significa potência, logo 2^2 (dois ao quadrado)=4."

O que acho pode acontecer é ter um computador com menos recursos para consumir memoria.

Mas independente, na minha opinião, mesmo que o o sistema reconheça apenas 3GB ou 3,5GB vale a pena sim colocar 4GB em Dual pois voce sabe que terá uma boa capacidade realmente disponivel.

P.Ex.: um computador com XP (32bits) com um sistema enxuto, inicializando apenas os drivers de rede, video, audio, antivirus e um anti-spyware tem EM MÉDIA de 30 a 35 processos ativos, com um consumo de memoria de 450 a 650MB de uso. Não me lembro agora qual, mas o jogo que eu vi consumir mais memoria consumia para rodar de 900MB a 1,2GB de RAM (não é suposição, foi experiencia mesmo).

Vamos supor então um sistema (XP) carregado, com 1,5GB de RAM sendo consumida de todos os processos (é muito, a não ser que voce esteja emulando um SO ou interpolando uma imagem, p.ex.) + 1,2GB de RAM de um jogo você fica de ram utilizada 2,7GB.

Como NORMALMENTE um sistema com 4GB reconhece perto de 3,5GB (XP) voce ainda fica com 700MB livre dando uma folga para o micro.

Isso tudo eu comentei em cima de experiências próprias por isso que mesmo que reconheça apenas 3,5GB eu acho que compensa 4GB de RAM, tanto que eu uso 32bits tanto no Desk (XP), como no note (vista) e quero colocar 4GB e ambos e vou manter 32bits.

Bem, espero ter ajudado em alguma coisa.

:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente, recomendo voce a usar o Vista x64, seu micro é capaz! ainda mais porque voce tem a TAL 8800GT. Cara, tem uma nota rodando na internet que o vista x64 da de 1000 no x86, e eu tiro prova disso, estou rodando ele na minha maquina, e nao deixou de rodar nenhum jogo, com 8Gb de memoria, ficou fino dimais, o unico problema é que minha placa de video é meio ruim (ATI HD3200 Chipset A780GM) onboard da placa-mãe ECS BLack Edition A780GM-A, eu te aconselho a deixar o vista 64 mesmo. Hoje em dia, é erroneo dizer que os jogos atuais nao rodam nele. Qualquer jogo desde MAX PAYNE 1 roda no vista 64, sem excessoes! Se tiver saindo do jeito que voce fala, provavelmente, no voce adicionar mais 2Gb de memoria, pode ser alguma incompatibilidade entre as memorias, ou então as memorias estão com problema (aconselho a rodar o MEMTEST nas memorias juntas, que voce acha pra baixar na net, caso acuse erros, rode em cada memoria para saber qual esta com erro), para fazer o teste mais rápido, tire as memorias que voce comprou, e com apenas as normais (2gb) você tenta rodar qualquer jogo. Caso funcionar, as memorias novas estão com algum problema, caso nao funcionar, você coloca as outras que voce comprou e passa o teste de memoria via BOOT!

espero ter ajudado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal depois de ler todos os posts ainda tive dúvidas para minha maquina. Por favor quem puder me dar um help !!!

PROCESSADOR: PHENON 3X - 8480

PLACA MÃE: ASUS M3A

WINDOWS VISTA ULTIMATE 32BITS

VIDEO: GFORCE 9800 GT

3 x 2gb = 6 GB MEMÓRIA RAM.

tenho 6gb de memoria e pelo que entendi so os sistemas de 64 bits poderam utilizar o total da memoria, é isso mesmo ???? quer dizer que apesar de aparecer na configuração da maquina 6gb ele so ta utilizando um pouco mais 3gb ???

gostaria muito de utilizar o XP, pois odiei o vista, teria como o XP (32 ou 64 bits) reconhecer 6gb de RAM???

o que é dual chanel???? no que ele ajuda??? e quando ele é ativado????

sei que são muitas dúvidas, mas não consigo deixar meu pc redondinho para jogar, por isso peço a ajuda de todos...

muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, e baixei as atualizações automáticas ainda hoje.

"" Sistema

Classificação: 4,5 Índice de Experiência do Windows

Processador: Intel® Core2 Quad CPU Q6600 @ 2.40GHz 2.39GHz

Memória (RAM): 3326 MB

Tipo de sistema: Sistema Operacional de 64 Bits

...

Ativação do Windows

Windows Ativado

Identificação do Produto: XXXXX-XXX-XXXXXXX-XXXXX ""

O Everest foi meio confuso, uma hora mostrou memória total de 3GB e uns quebrados depois, ao ver os pentes separadamente disse que eram 2x 2GB.

Eu não tinha mencionado a minha VGA antes, é uma HD 3850 512MB.

Eu não tenho certeza se ela possui aquele 'recurso' HyperMemory, mas acho que sim, pode ser essa a razão do meu Vista não reconhecer os 4GB?

Se for, ele só não mostra ou nem usa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho um pc com processador amd 6000 placa mãe asus M3A78-EM com 2 hd um de 160gb interno e outro 750gb no case externo, placa video HD 4850 e 2 memoria 2gb 800mhz A-Data fonte 700v.

estou trocando o processador e a memoria para:

AMD Phenom 9950

Memória DDR2 CORSAIR Dominator Xms2 2Gb Pc8500 1066mhz

Minha duvida é: eu uso windows xp, gostaria de saber se é melhor colocar

2gb de memoria para fazer dual channel ou colocar 3gb

Eu uso o pc para fazer gravação, asisto muito video, gosto de jogar jogos pesado novo. uso também esse pc na minha lan house como servido. e faço outro tipos de trabalho, muito programa aberto ao mesmo tempo.

Obrigado a todos que me ajudarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!