Ir ao conteúdo

Tela azul, problema com placa de video?

Rajakan

Posts recomendados

Postado

Saudações, tenho uma placa de video GFORCE FX 550 de 256mb.

Estes ultimos dias tenho tido muito erro com tela azul, sem nem forçar muito o PC, até navegando e fazendo download estou tomando tela azul.

O erro é este:

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

STOP: 0X0000000A (0X000005FC), 0X00000002, 0X00000000, 0X804E7410

Estou com instalação nova do Windows e ontem desmontei o pc inteiro, limpei tudo, passei spray limpa contato e troquei as pastas térmicas do processador e da placa de video.

O que posso fazer, se for a placa mesmo?

Comprei esta placa em março e já terminou a garantia dela.

Obrigado.

Postado

Rajakan !! Tela Azul é complicado mas vamos lá , experimente fazer assim

baixe instale o prg. "Pc Wizard 2008" .

procure analisar todos os componentes , mobo, proc. , memo,

placa de video e temperatura do pc .

veja se você. acha alguma coisa estranha .

Se realmente for a placa de video , desinstale o drive usando o prg. "driver cleaner" e instale o driver + recente.

Boa Sorte...

MAgrão.

Postado

magrao43jp e P13RR3 obrigado por responderem.

Vou baixar o programa recomendado e fazer os testes.

Eu já usava uma versão atual para a minha placa (169.21_forceware_winxp_32bit_english_whql), mas eu desinstalei tudo e regredi algumas versões do driver para um internacional que eu sempre usei e nunca havia dado erro.

Fiz também testes com o mem test pra ver se não era memoria, mas deu negativo, nos 5 testes completos que fiz.

Até o presente momento não deu erro algum, assim que der algum erro eu torno a postar.

Obrigado pela recomendação do programa já estou baixando e assim que fizer os testes dou um retorno.

Postado

Tornou a acontecer à poucos minutos, antes de escrever este post, o erro que descrevi no primeiro post, demorou para acontecer agora, desde que desinstalei os drivers e instalei de novo e testei a memória.

O que pode ser?

Postado

Pra ajudar a conhecer o meu PC:

falando de memória:

Tenho instalado em meu PC 1024mb de ram só que disposto assim

slot 1 - 256mb ddr 333 pc 2700

slot 2 - 256mb ddr 333 pc 2700

slot 3 - 512mb ddr 400 pc 3200

Postado

Olá Daniel007, obrigado por responder, posso até tentar trocar as 2 de 256 de lugar, mas a de 512 só pode ficar no 3° slot, por ser de frequência diferente.

Estou incluido a possibilidade de conflito de IRQ da placa de video com algum outro componente, mas não achei nada aqui ainda, mudei algumas coisas no setup, depois que resetei para default, vamos ver se dá erro, se der ainda vou remover os drivers do video e desinstalar a placa.

Postado

tela azul é problema com o hardware .

ou o windows foi instalado em um PC e ou trocaram peças dele ou trocaram o hd de pc , ou seriam 2 motivos :

1 - MEMORIA . e nesse caso seu , parece INCOMPATIBILIDADE , retire as mesmas, passe a borracha nos contatos e liga o pc , primeiro com uma depois duas e depois 3 .

2 - hd com partição ruim : a tela azul é justamente quando você pretende usar algum programa que nem usa muito memoria, mas vai numa partição ruim do HD , deonde o programa se instalou

3 - Placa de Vídeo : ocorre em alguns casos aonde ou o contato tb precisa de borracha, ou a fonte não suporta ela ( e nesse caso você tb viu uns quadros do picasso na tela )

Feliz Natal !

Postado
tela azul é problema com o hardware .

ou o windows foi instalado em um PC e ou trocaram peças dele ou trocaram o hd de pc , ou seriam 2 motivos :

1 - MEMORIA . e nesse caso seu , parece INCOMPATIBILIDADE , retire as mesmas, passe a borracha nos contatos e liga o pc , primeiro com uma depois duas e depois 3 .

2 - hd com partição ruim : a tela azul é justamente quando você pretende usar algum programa que nem usa muito memoria, mas vai numa partição ruim do HD , deonde o programa se instalou

3 - Placa de Vídeo : ocorre em alguns casos aonde ou o contato tb precisa de borracha, ou a fonte não suporta ela ( e nesse caso você tb viu uns quadros do picasso na tela )

Feliz Natal !

Obrigado por responder.

Minha instalação é nova, sempre faço uma instalação e depois crio uma imagem com Ghost 8.3, sempre que preciso formatar simplesmente recupero a imagem com o Ghost que vem junto com o Hiren's boot cd e faço isso à anos e nunca tive problema, não troquei peça alguma e tão pouco o HD.

1-Quanto a limpeza das memórias, sempre faço limpeza periodica no PC, até limpa contato passei nelas, não acho que a borracha irá resolver algo depois de toda a limpeza que eu fiz.O teste de tirar um depois eu faço, tenho elas assim desde março, por isso descarto incompatibilidade, se não já teria ocorrido..

2-Trabalho com somente uma partição e um HD externo em uma gaveta USB pra dados,meus programas são todos instalados na partição primaria onde está o operacional.

3-Mesma coisa que a memória, fiz limpeza em tudo, inclusive troquei a pasta térmica da placa de vídeo também, agora quanto a fonte, posso avaliar a necessidade de uma fonte nova, já que a minha fonta é uma ching ling da vida e não vi nenhum quadro de Picasso na tela, nem dá tempo, já vai direto pra tela azul^^.

Eis que um novo erro apareceu na tela azul da morte.

DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

STOP: 0X000000D1 (0X0002003C), 0X00000002, 0X00000000, 0XF7B6AD3F

DRVFLTIP

ADDRESS - F7B6AD3F BASE ATFTB66000, DATE STAMP 4589E4BB

Tá ficando chato isso já, eu deixo o monitor desligado e quando ligo tá lá a tela azul ^^

Desinstalei e instalei de novo os drivers de video e a placa e reinstalei os drivers da placa mãe.

Postado
magrao43jp baixei e instalei o programa que você indicou, os testes que você menciona seriam os benchmarks?Se não me diga o que devo analisar no programa.

Eis uma imagem dos benchmarks no global performance:

http://img139.imageshack.us/img139/337/globalperformanceqm6.jpg

Procure no pc wizard a parte q. mostra a temperatura de todos os compenentes... HD , Proc.,Placa de video , etc.

pra gente ver se não é problema de temperatura .

abraços..

MAgrão.

Postado

As temperaturas estão boas, não deve ser isso .

experimente colocar as memorias da seguinte forma :

coloque só a 512mb ddr 400 pc 3200 . e veja se vai dar tela azul .

depois coloque só as 2 de 256mbs . e veja se dá a tela azul.

O driver da placa de video você. desinstalou usando o Driiver cleaner ?

Postado
As temperaturas estão boas, não deve ser isso .

experimente colocar as memorias da seguinte forma :

coloque só a 512mb ddr 400 pc 3200 . e veja se vai dar tela azul .

depois coloque só as 2 de 256mbs . e veja se dá a tela azul.

O driver da placa de video você. desinstalou usando o Driiver cleaner ?

O duro que não é constante, pode ser que demore dias pra voltar a acontecer ou horas, estou deixando ligado o pc durante a noite pra abaixar filmes com o eMule e não dá nada, quando estou somente navegando dá essa droga de tela azul, mas até agora não deu mais o erro desde que postei o segundo erro.

Mas amanhã eu tiro os 2 módulos de 256mb.

Errrr... não usei, usei o painel de controle mesmo.

E instalei um driver forceware novamente, só que a versão 163.75 e não a versão 169.21

Postado
rapaz ... você tem uma pl mãe q me deu tanto problema ...

ela dava erro com tudo ...

tem até uma brincadeira com ela aqui ó :

http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=15530585131461539518&pid=4

AlbumZoom.aspx?uid=15530585131461539518&pid=4

LOL

Tenho essa placa à 3 anos e ela nunca me deixou na mão, vai de sorte mesmo.

Mas eu ainda acho que o problema está relacionado à placa de video ou memória e não à placa mãe.

Muito legal essa montagem, eu já conhecia ela.

Postado

Ontem aconteceu o erro novamente, ai resolvi abrir ele pra ver se estava tudo funcionando corretamente e pra fazer o teste que sugeriram, senti cheiro de queimado, vinha da fonte.

Troquei a fonte por uma nova, dessas chinesas mesmo.

Ai, fui ligar e começou a apitar, bip longo e continuo... bipppppp........bipppppppp.......bippppppp

Ai desliguei e tirei o modulo de 512 de 400, tornei a ligar, não apitou.Iniciou consegui entrar, entrei na internet e comecei a navegar, uns 10 minutos eu acho e pam....

DRVFLTIP

Desliguei e tirei os 2 modulos de 256 de 333 e coloquei a paenas o de 512 de 400

Estou com ele no momento, vou ver se acontece algo.

Postado

Até o exato momento não tive tela azul, mas precisei reiniciar o PC 2 vezes e quando voltou do reboot a resolução do video caiu de 1024x768 pra uma resolução que nem lembro qual era, pois nem tenho ela pra selecionar aqui, só sei que era bem baixa e ficou desse jeito, tudo grande e os icones todos juntos:

http://img212.imageshack.us/img212/4195/resoluobaixarp1.jpg

Quando era pra estar assim:

http://img241.imageshack.us/img241/4940/normalvk2.jpg

Que coisa heim, será que é video ou memoria afinal?

Postado

Ontem tornou a acontecer o erro novamente com tela azul:

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Ou seja, o teste com o módulo de 512 que o amigo sugeriu não teve bons resultados.

Vou tentar colocar os 2 modulos de 256 somente novamente e ver no que dá.

Será que não pode ser problema com a placa de video não?

Qualquer coisa tenho a placa antiga que eu usava, uma GeForce 4 de 128

Ahhh,,, mais uma coisa. refiz a instalação novamente com a minha cópia ghost, ou seja, tudo zerado o sistema, mas mesmo assim apareceu o erro novamente.

Editando pra não fazer novo post ^^

Acabei de colocar todos os módulos de memória de volta e troquei a placa de video que eu estava (Geforce fx 5500 256mb) pela anterior que eu usava Geforce 4 mx 440 128 mb), com os drivers que eu usava nela, para fazer um teste, pois já tive umas 3 tela azuis seguidas hoje.

Postado

Teste inválido, mesmo trocando a placa de video tive esse erro novamente:

DRVFLTIP

Dessa vez estava com os 3 módulos de memória novamente, no teste só com o módulo de 512 tive o erro do IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL, vou tirar ele novamente e deixar só os 2 de 256, se der novamente, não sei o que pode ser, pois se com o de 512 deu o erro, poderia ser ele o problema, mas se der com os outros 2 também....

O que mais posso tirar do pc pra fazer teste alé das memórias?

Placa de rede está fora de questão?O driver dela está desatualizado.

Postado

Novamente, erro

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Mesmo atualizando o driver da placa de rede.

Novo teste.

Tirei o módulo de 512 e deixei somente os 2 de 256 e coloquei de volta a placa de video de 256mb

Postado

Opa, já passei o memtest, mas valeu mesmo assim, deixei ele fazer os testes completos umas 5 vezes e não deu erro algum, por isso que tá estranho.

Nesse tópico que você passou diz pra deixar o memtest umas 4 horas, não demora tanto assim aqui não, as vezes dá rápido o erro, posso até deixar esse tempo, mas acho que não vai mudar nada.

Agora tô com os 2 módulos de 256, pois só com o módulo de 512 deu tela azul.

Se der erro novamente não sei o que pode ser.

Encontrei essas 2 referencias sobre o assunto e são muitos alternativas, não só memória, fica meio difícil achar o problema:

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Postado

Pois bem, exatamente às 19:10h aconteceu novamente o erro

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Com os 2 módulos de 256mb, ou seja como aconteceu o erro tanto com o módulo de 512 e com os 2 de 256, estou descartando a possibilidade de problema com memórias, correto?

Descarto também problema com placa de video pois troquei e aconteceu o mesmo erro, correto?

Troquei a fonte por uma nova e continuou o erro, correto?

NO momento só me sobrou a placa de rede off board que tenho aqui, acabei de desinstalar o driver e desinstalar a placa, estou usando a rede onboard da minha placa-mãe.

Se mesmo assim der o erro, só irá sobrar a placa-mãe, eu acho, ou o HD.

Está sempre dando o mesmo erro:

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

OU

DRVFLTIP

Não tem ninguém que saiba o que quer dizer esse monte de letra e número ai^^

Estão se esgotando minhas possibilidades e tentativas de resolver o problema, por sinal chato, pois eu estava baixando um arquivo grande, só que gerenciado pelo Firefox, e por isso, ao dar tela azul se perdeu.

Bom, vou aguardar pra ver se acontece novo erro, estou com o pc ligado desde o ultimo post e o erro só tornou à aconteceu às 19:10h.

Caso a gente não se veja mais hoje, um Feliz ano novo pra todos vocês e obrigado pela ajuda.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...