Ir ao conteúdo

PC Esquentando mesmo aberto

Robson Byte

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com um problemão aqui no meu outro PC. Tudo começou quando eu instalei o Crysis MP Demo, logo que este saiu. Notei que quando estava no jogo, a ventoinha do processador rodava na sua capacidade máxima (ora, quando mais quente o processador, mais rápido a ventoinha "deve" girar). Normalmente roda a 1800 RPM, mas rodando o jogo o Everest mostrava 4300 RPM e a temperatura do processador em 55º. Resolvi comprar uma pasta de prata. A temperatura do processador ficou em 47º. Beleza. De um tempo pra cá notei que o gabinete estava quente demais e os coolers trabalhando a mil, daí a "vaca foi pro brejo": fonte fervendo, HD a 42º, VGA a 85º, Processador a 51º e Placa-Mãe a 45º, tudo em IDLE. Antes as temperaturas eram HD a 33º, VGA 58º, Processador 47º em IDLE e 35º, 65º, 49º e 35º, respectivamente em FULL. Daí em diante tudo o que eu ia fazer no PC, como converter vídeos, extrair arquivos, jogar, entre outras atividades que exigem do PC a temperatura subia muito e os coolers ficavam loucos. Resolvi fazer um teste: abri o gabinete, e tirei a fonte pra fora, pois desconfiava dela. Entrei no Crysis DEMO, pois julguei a aplicação que melhor mostrava o desempenho do PC que eu tinha em mãos e batata! HD fritando, Placa-mãe fritando, processador fritando e VGA fritando, menos a fonte. Então descobri que a fonte estava esquentando devido ao calor gerado dentro do gabinete. Descartei a fonte. Até agora não consegui descobrir o que está acontecendo. O estranho é que antes não estava assim e de uma hora para outra ficou desse jeito que eu descrevi. A configuração do PC é:

Fonte ATX: Satéllite "400W";

HD: Samsumg 80 GB ATA 100 7200RPM;

VGA: nVidia GeForce 7600GS AGP 256MB;

Placa-Mãe: Gigabyte GA-8VM800M-775;

Processador: Pentium HT 630 3.0GHz 2MB

Postado

cara pode ser que esteja tudo "fritando" por estarem puxando muita energia da fonte, energia essa que dificilmente ela possa dar. Se tiver como tenta pegar uma fonte "de marca" emprestada e testa teu micro e ve como fica.

Postado

é essa é uma boa ideia, mas se isso não resolver, tenta limpa o seu micro principalmente as ventuinhas da fonte e cooler,mas pelo jeito é a fonte mesmo...

Postado

Coloquei uma fonte Seventeam ST350-BKV de 350 Watts e deu uma melhorada de uns 2 a 3ºC por componente, porém de pois de um tempo (uns 5 min) HD e MB fica a 40º.

Postado

Coloca uma fonte ruim só pode dar nisso ...todo funcionamento do seu pc depende da fonte , é ela que vai alimentar todo o computador , é o "sangue" do seu pc , aí você coloca uma fonte genérica ou uma fonte ruim tipo essa bkv , só pode acontecer problemas ...

Compre uma fonte zalman de 460w que é bem melhor que essa seventeam bkv ...

Essa série bkv tem várias falhas de projeto ...nao compensa ficar com ela ...

Postado

Cara, limpa as ventoinhas, tira o pó, passa uma boa pasta térmica no die da CPU, e usa pelo menos uma 450W reais, tipo Huntkey que deve dar uma melhorada, mas se tu mora em Sampa, anda fazendo muuuuito calor mesmo, o que faz aumentar bem as temperaturas

• Membro VIP
Postado

gabinete aberto não é melhor do que ele fechado com as fans. eu sei disso porque estava usando ele aberto o meu gab. aberto e depois que instalei as fans e fechei ele, as temperaturas cairam absurdamente.

Postado
Coloca uma fonte ruim só pode dar nisso ...todo funcionamento do seu pc depende da fonte , é ela que vai alimentar todo o computador , é o "sangue" do seu pc , aí você coloca uma fonte genérica ou uma fonte ruim tipo essa bkv , só pode acontecer problemas ...

rou resumir para não gerar polemica: MINHA OPINÃO.

Tem erros de projeto (como a maioria das mobo Asus que você semrpe tem que modificar algo p/ funcionar direito), mas não deixa de ser uma ótima fonte. Os reais defeitos de projeto estão na entrada de energia (projeto AT) o que faz a mesma ter baixa eficiencia e não ter alguns "extras" como PFC e coisas sememelhantes mas o projeto de saída das linhas é de fonte top de linha.

Se você não acreditar em mim, pesquise aqui no forum (fonte e energia) ou em outros foruns. Não ha duvida que existem melhores mas dizer que a serie bkv da Seventeam é ruim discordo.

complementando minha opinião, mas se voce já tem a sua formada pode ignorar o que falei.

Postado

Pela configuração do PC que eu passei não vale a pena gastar numa fonte Zalman de 460w. Não é o da minha assinatura, como já havia falado é o meu outro PC que não vendi quando comprei o outro mais forte. Ressalto ainda que fora do PC a fonte fica fria (todas as que eu testei, ou seja, a Satéllite "400W" que veio com ele e a Seventeam 350W), mas mesmo assim as temperaturas ficam altas mesmo com TODAS as placas fora do gabinete. Moro em perto de Curitiba.

Postado

Gabinete aberto não funciona. É errado achar que vai ficar mais frio se abrir. É só você pegar algum programa que faça um relatório das mudanças de temperatura e testar com ele aberto e fechado. você vai ver que ele demora muito mais pra dissipar o calor estando aberto, porque o ar não tem um fluxo definido. Nada melhor que um gabinete tampado com um fluxo de ar entrando pela frente e saindo na traseira.

Na minha opinião o fato de estar esquentando não tem nada a ver com a fonte. você precisa ver se as ventoinhas estão sujas (TODAS, principalmente a da fonte!), já que você disse que antes funcionava bem mais frio.

Outra coisa... a ventilação do ambiente mudou recentemente? Se o ambiente ficar mais quente, as temperaturas dentro do gabinete sobem na mesma medida.

Postado

Vou dar umas revisadas em todas as ventoinhas, lembrando que a fonte é nova e sua ventoinha também. To achando que o ar que sai da GPU está muito quente, mas antes quando abria algum programa e o fechava as temperaturas não baixavam nada e agora ta abaixando um pouco. Valeu galera, vou tentar revisar as ventoinhas e dissipadores.

Postado

Estava dando uma checada na placa mãe com uma lupa e encontrei vários pontos oxidados. Não achei isso normal: estava nos pinos de memória, processador, PCI, AGP, etc. Logo deduzi que a placa mãe pode estar comprometida, por isso está deixando todos os componentes com temperatura alta. Será que essa dedução procede???

Postado

Olha, eu tive um problema muito semelhante ao que você relatou. Infelizmente perdi minha mobo (Intel 865 PERL). Os capacitores da área do regulador de tensão "estufaram" e as temperaturas começaram a ficar descontroladas. Como eu não sabia do que se tratava, abria o gabinete e quebrava a cabeça achando que era ventilação, mas não era...

Espero que não seja o seu caso. Mas não custa dar uma olhada...

Postado

tenta "lavar" a placa com isopropilico e escova de dentes (é o negocio tem que ser economico :D) e se der após esse banho, dá uma jateada nela toda com limpa contatos (poderia fazer logo com o limpa contatos, mas prefiro usar ele p/ "acabamento") deixa secar e ve se alterou as temps pois pode ser isso sim, e se continuar e você deixar oxidar corre risco de perder não so a mobo, mas outros componentes. depois enfia silica dentro do gabinete :D p/ evitar nova oxidação.

Postado
Olha, eu tive um problema muito semelhante ao que você relatou. Infelizmente perdi minha mobo (Intel 865 PERL). Os capacitores da área do regulador de tensão "estufaram" e as temperaturas começaram a ficar descontroladas. Como eu não sabia do que se tratava, abria o gabinete e quebrava a cabeça achando que era ventilação, mas não era...

Espero que não seja o seu caso. Mas não custa dar uma olhada...

Obrigado pela ajuda. Antes de você postar eu desconfiava que fosse culpa da oxidação. O estranho é que o PC esquentava bastante antes de eu identificar a oxidação. Segunda-feira vou testar os componentes em uma placa-mãe sadia na loja de informática de um amigo meu. Daí vou postar o resultado.

Postado

É possível inspecionar os capacitores visualmente, desde que se saiba onde olhar. O topo dos mesmos fica deformado. Desde essa época que eu só compro mobos que tiverem capacitores sólidos, japoneses. Acho que ficou o trauma... rsrs.

Boa sorte :)

Postado
É possível inspecionar os capacitores visualmente, desde que se saiba onde olhar. O topo dos mesmos fica deformado. Desde essa época que eu só compro mobos que tiverem capacitores sólidos, japoneses. Acho que ficou o trauma... rsrs.

Boa sorte :)

KKKKK, mas só tem um pro cara, é que quando uma mobo com capacitores assim sofre uma sobrecarga, em vez de ir para os capacitores e eles estourarem vai p/ resistores da mobo podendo ter um estrago maior na mobo.

• mês depois...
Postado

Testei todos os meus componentes em outra placa-mãe (uma ECS da vida) e tudo funcionou direitinho, sem superaquecer. Lembrando que a única coisa que eu mudei no PC foi a placa-mãe. To vendo que vou trocar de placa-mãe. Resolvido.

• 9 meses depois...
Postado

galera o meu processasdor esquenta muito ja limpei troquei pasta termica o cooler gira a 4200RPM cooler im box da intel

Nome da Placa Mãe ECS P4VMM2 / P4VXA / P4VXM Series

p4 prescoot 478 2.4ghz

512mb de ram diim

xfx 6200 256\64 bits

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...