Ir ao conteúdo

[Dúvida]Diminuir latência de memória kingston

fabiojansen

Posts recomendados

Postado

Bom gente, segue minha dúvida.

Possuo 4 pentes de 1gb de memória kingston ddr2 800 modelo:

Kingston KTC1G-UDIMM

Com as seguintes latências :(5-5-5-18 @ 400 MHz)

Gostaria de saber se tem como diminuir a latência dela , acho que para 4-4-4-15 que foi o que andei vendo por ai. Será se vale a pena fazer isso e ela aguenta o tranco? Como fazer para diminuir essa latência?

A informação sobre ela que o everest me da é:

DIMM1: Kingston KTC1G-UDIMM 1 GB DDR2-800 DDR2 SDRAM (5-5-5-18 @ 400 MHz) (4-4-4-12 @ 266 MHz) (3-3-3-9 @ 200 MHz)

Vale lembrar que na bios, tive que setar ela pra 667 por causa do meu overclock.

Espero ter sido claro e que alguem possa me ajudar

Fábio Jansen

Postado

olha...valer a pena vale sim...nas minhas kinsgton 667 aqui eu baixei a latência de 5-5-5-15 pra 4-4-4-12e ganhei 2.000mb/s a mais na taxa de leitura...passando de 6500mb/s pra 8500mb/s...

é questão de você testar mesmo...tenta baixar as latências e faça testes para ver se não causa instabilidade...usa no Orthos pra fazer strees da CPU e das Memos...

os valores mais comuns de se baixar são o CL, tRCD, tRP, tRAS...que no seu caso são os 5-5-5-18 respectivamente...

esses valores você modifica na Bios da placa mãe...na minha M2N E SLI aqui isso se faz no DRAM Configuration...dae você muda os valores de (AUTO) para os valores específicos...

faz um teste de Benqmark de Memória e Cache (na aba Ferramentas) do Everest antes e depoisde baixar as latências...você vai se surpreender com o resultado...

abraço

Postado

Entendo uma coisa que tenho dúvida é: pra fazer isso eu tenho q mexer em algo da tensão dela?? sou meio louco, mais as vezes não é bom arriscar mexer nisso ne?? Vou testar abaixar pra 4-4-4-15 e ver se tem diferença mesmo..

obrigado pela ajuda

Postado

Bom, acabei de diminuir de 5-5-5-18 para 4-4-4-15 e aparentemente sem nenhum problema.

Fiz os testes no bench do everest e as duas unicas coisas que mudaram, foi:

Read: pulou de 8932mbps para 9291mbps

Copy: pulou de 9404 para 9732mbps

e latência

diminuiu de 47,8ns para 44,8ns

Seriam esses os resultados esperados??

Ta certo que não é uma coisa tão grande, mais acho que vale a pena ne? Vou fazer um teste com o orthos agora pra ver se fica estável

Postado

vocês 2 chegaram aumentar a tensão das memórias p/ diminuir as latencias, ou elas estão funcionando na tensão default??

aqui nas minhas titan, q funcionam a 5-5-5-18, da pra funcionar a 5-5-5-15, mas quando setei p/ 4-5-5-15 o micro não deu boot, ficou apitando e tive q resetar a bios.

abraços, T+.

Postado

não precisei aumentar o Vcore das minhas não...tá em 1.8V stock mesmo...as minhas são memos kingston 667 Value...

ahh esqueci de mencionar também q elas estão trabalhando em @356mhz 4-4-4-12 por conta do overclock leve do processador...ao invés dos @333mhz stock...legal q com memos 667 o multiplicador "quebrado" não abaixa o clock delas...

fabiojansen

é...nas suas memos não mudou muita coisa...tlvz depende de cada modelo...

mas em qual velocidade estão rodando as suas memos, já q você setou elas pra 667 por conta do over?

Postado
não precisei aumentar o Vcore das minhas não...tá em 1.8V stock mesmo...as minhas são memos kingston 667 Value...

ahh esqueci de mencionar também q elas estão trabalhando em @356mhz 4-4-4-12 por conta do overclock leve do processador...ao invés dos @333mhz stock...legal q com memos 667 o multiplicador "quebrado" não abaixa o clock delas...

fabiojansen

é...nas suas memos não mudou muita coisa...tlvz depende de cada modelo...

mas em qual velocidade estão rodando as suas memos, já q você setou elas pra 667 por conta do over?

Verdade, num mudou muito não. Ela ta setada em 667 e ta rodando a 813. O estranho é que com o mesmo overclock, antes eu tinha apenas 2gb, eu tinha setado elas a 800 e estavam rodando a 960. quando adicionei mais 2 pentes, identicos aos outros dois, tive que abaixar pra 667 porque senão n conseguia estabilidade. Estranho ne?

Postado

mas os 4 pentes tem a mesma frequencia da mesma marca??

Tipo mesmo da mesma marca eles não são iguais... isso com isso pode occorrer instabilidade ..

Postado
mas os 4 pentes tem a mesma frequencia da mesma marca??

Tipo mesmo da mesma marca eles não são iguais... isso com isso pode occorrer instabilidade ..

Sim, mesma marca, frequencia, chip, tudo igualzinho, só muda o numero de série.. hehehe

estranho ne??

Postado

cara os unicos pentes que são realmentes igualsi são os kits twins tipo da corsair kingston, patrot.. os que você compra avulso. não são realmente iguais

você tem que ver a latencia.. ah uma outra coisa aumenta a tensão da NB pode ser isso que não esteja segurando o OC

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!