Ir ao conteúdo

Computador reiniciando por causa da memoria

marcelaumbr

Posts recomendados

Postado

Bem é o seguinte, eu tenho 2 pentes de memoria DDR

1 PC2100 256mb DDR

1 PC3200 512mb DDR

vi que o overclock do primeiro está correto. 266mhz

o overclock do segundo também deve estar 266mhz como padrão, isto poderia estar causando a reinicializacao do computador de vez em quando?

para mudar o over é so ir na bios?

abraço

Postado

pode sim... pra fazer OC é recomendado 2 pendentes de mesma frequencia...

como são de frequencias diferente.. e quando você sobe a frequencia da memo você sobre das duas ..

A instabilidade pode vir da memo com menor frequencia

Postado

sim, mas quando eu coloco a memoria com maior frequencia...no caso PC3200 400mhz, acho que por causa do overclock que está 266mhz, o computador reinicia.

acho que o overclock esta ajustado para o pente inicial de 256mb DDR 266 mhz.

sera que se eu colocar apenas o pente de 512MB DDR400, e ajustar o overclock para 400 mhz, o computador iria parar de reiniciar?

Postado

Bom acho que você se expressou mal... A memória PC2100 possui CLOCK de 266 mhz e a PC3200 possui CLOCK de 400mhz. Overcolck é quando você aumenta a frequência nominal das memórias. A PC3200 abaixou o clock para se igualar com a da 2100. Teste somente 2 PC3200 pra ver se funciona normal usando CLOCK de 400 mhz. Aliás qual a sua placa mãe?

Postado

Asus p4v8x-x

O memoria de 400mhz nao funcionaria em clock 266mhz...né?

eu gostaria de usar somente a 400mhz então, mas para isso teria de colocar clock 400mhz como clock "padrão", para que nao ocorra reinicializacao?

e outra pergunta , se for este o caso, como faço para colocar o clock 400mhz? é só ir na BIOS?

obrigado!

Postado

ah entendi, mas olha que estranho então...

estou com esses 2 pentes, PC2100 + PC3200 totalizando 768 de memoria.

a reinicializaçao é rara, ocorrendo de vez em quando.

quado tiro a PC2100, deixo apenas a PC3200, ocorre com mais frequencia.

ja limpei os contatos com borracha branca.

ja troquei a fonte, que fez com que a reinicializacao ficasse rara, antes ocorria com muita frequencia.

o que deve estar ocorrendo?

Postado

Na bios estava o seguinte:

Timmnings AUTO

SDRAM burst lenght 4QW

SDRAM command rate 2T

alguem sabe qual o problema?

Bem faller

a config esta assim

Timming AUTO

SDRAM burst lenght 4qw

SDRAM command rate 2T...

quanto tempo é bom eu deixar o teste rodando?

farei o memtest86 novamente e deixarei o resultado.

obrigado

Postado

pode ser que a sua memo DDR400(3200) não consiga trabalhar nas latencias da 266 (2100), pois quando você setar em auto o micro vai configurar a frequencia pela mais baixa mas normalmente ele configura TUDO pela a de menor frequencia inclusive as latencias que podem ser muito baixas p/ DDR400 trabalhar.

Postado

hmm farrapo....pois então

esta no auto.

tiro a PC2100 e deixo apenas a PC3200

e os erros acontecem novamente.

vou passar o memtest86.

a temperatura do meu processador é de 50º normalmente e em pico chega a 61º

a placa-mãe é de 38º

talvez por meu gabinete ser baixo com 3 "espaços" o pc esquente mais, mas por via das duvidas tanto a temperatura do processador quanto a memoria sao suspeitas, pois a fonte eu troquei por uma ST-350BKV que aguenta tranquilamente minhas configuracoes.

obrigado

abraços

Postado

cara faz assim você baixa o CPUZ ai deixa 1 mem e liga... ai vai lá no menu e procura SPD do lado do menu memoria lá vai estar a frequencia e as latencias exemplo:

133MHz = 2,0 - 2 - 2 - 6

166MHz = 2,5 - 3 - 3 - 7

200MHz = 3,0 - 3 - 3 - 8

Pegue uma frequencia q tenha = nos dois pentes vai na bios seta a frequencia, e as latencias você seta a que tiver maior latencia na frequencia escolhida!!

Posta ai os resultados!!!

Postado

ah esqueci de falar mas meio obvio faça isso com a 2 mem, se você achar já q o seu pc liga um pouco o cpuz deixa mudar o slot ai você nem precisa tirar as mem.

Postado

Bem, fiz o teste de memoria por um longo tempo e olha o que encontrei

Results: 1

Pass: 127

Teste: Stride6

Cache: On

Adress: 0143f688

Expected: 00000000

Actual: 00000020

Foi encontrado 1 erro no teste de memoria.

Durante quase 10 horas de teste.

alguem tem ideia?

obrigado.

a temperatura do processador quando reiniciou estava a 62º...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!